Como foi o processo de adequação da Rússia para uma economia de mercado?

822 palavras 4 páginas

Resumo de Geografia

Problemas da Rússia herdados da URSS

1. Crises econômicas (capitalismo)
2. Instabilidade política
3. Corrupção e inflação
4. Tráfico de drogas
5. Economia mafiosa
6. Perca de apoio econômico politico
7. Desemprego por conta da adequação da moeda Russa a moeda internacional
8. Queda da produção rural por conta da desativação de antigos sistemas socialistas
9. Precisa construir uma identidade nacional, pois é um Estado multinacional, composto de várias etnias e nacionalidades, onde alguns pleiteiam sua independência.
10. Boa parte dos problemas econômicos decorrem das dificuldades de reconverter o poderoso setor militar em indústrias que desenvolvam alta tecnologia no setor civil da economia.
11. Ausência de uma mentalidade (povo, governo, empresários) de economia de mercado, pois durante todo o século XX o país conviveu com uma economia centralizada e dirigida pelo Estado, sem investimentos particulares.
12. Notável envelhecimento e encolhimento da população, com taxas de mortalidade superior às de natalidade.

Tratado de Roma ( Unificação Europeia)

1. CEE ( Comunidade Econômica Europeia) ou MCE ( Mercado Comum Europeu)
2. União de antigos inimigos da guerra ( França e Alemanha)
3. Foi uma reunião entre políticos de países europeus que estabeleceram acordos de paz para uma nova relação de amizades com interesses.
4. Corporação Econômica:
Mercado comum europeu
Montanunion: Livre acesso aos países membros ao carvão e aço. (Ceca) com o objetivo de criar um mercado comum para carvão, ferro e o aço por meio de acordos relativos aos preços e às taxas de transporte entre esse país ( Esse acordo ajudou muito na reconstrução do continente europeu)

Euraton ( CEEA – Comunidade Europeia da Energia Atômica) : mercado interno europeu criado em uma conferência entre países europeus.

Benelux: facilitar e aumentar importações e exportações.
5. O Tratado de Roma proporcionou a queda das barreiras alfandegarias, harmonização dos padrões sociais e a


Relacionados

  • RESUMO DE GEOGRAFIA

    414 palavras | 2 páginas

    RESUMO DE GEOGRAFIA O ensino de geografia nas séries iniciais possui especificidades didáticas, pedagógicas e desafios no processo ensino-aprendizagem no universo dos educandos, por isso, objetivou-se refletir sobre os aspectos teóricos e metodológicos do ensino de geografia nas séries iniciais do ensino fundamental. Observou-se que há desafios e que o melhor seria que as aulas de geografia fossem ministradas por professores licenciados em geografia para que os educandos desenvolvam….

  • RESUMO GEOGRAFIA

    449 palavras | 2 páginas

    Resumo A geografia tem sua identidade associada a explorações e aventuras em lugares desconhecidos, no final do século XIX a geografia muda completamente o sentido, os novos mundos não eram mais….

  • Resumo de Geografia

    342 palavras | 2 páginas

    Resumo de Geografia Fases do Capitalismo – Comercial, Industrial e Financeiro >Capitalismo Comercial: Surgiu no início da Idade Moderna, por interesse econômico. Depois de um tempo vendendo mercadorias comuns, as pessoas passaram a comercializar produtos industrializados. O que levou ao... >Capitalismo Industrial: Que surgiu em meio a um processo de revoluções tecnológicas. Nesta época começaram a surgir novas técnicas de produção de mercadorias e o comércio já não era a principal economia….

  • resumo de geografia

    288 palavras | 2 páginas

    Resumo Geografia: Capitulo 1 (pág. 16 á 26) Formas de orientação- Bússola – nela é representada a rosa dos ventos onde indicasse os ponto cardeais e colaterais(norte, sul, leste, oeste, noroeste, nordeste, sudeste, sudoeste) Mapas GPS- porém só depois dos avanços tecnológicos Obs¹: Pode se orientar sem ter aparelho algum apenas com o sol, o nascer do sol sempre será no leste (oriente) e o por do sol sempre será a oeste (ocidente) Obs²: Norte também pode ser chamado de setentrional ou boreal….

  • Resumo de Geografia

    574 palavras | 3 páginas

    E.E.E. P. Francisco das Chagas de Vasconcelos Gabriela Menezes nº: 10 Curso: Agroindústria 2ºAno Disciplina: Geografia Prof.: Stenio Resumo Dezembro – 2013 Santana do Acaraú – CE A dinâmica do tempo e do clima O conjunto de características do estado da atmosfera em determinado momento é chamado de tempo. Já o clima de um local ou região resulta dos tipos de tempo mais comuns que ocorrem aí durante anos seguidos. A radiação….

  • RESUMO DE GEOGRAFIA

    878 palavras | 4 páginas

    RESUMO DE GEOGRAFIA MOVIMENTOS DA TERRA ROTAÇÃO  em torno da Terra  24 horas  interfere : - circulação atmosférica - correntes marítimas  responsável por: - achatamento dos pólos - dias e noites *FUSOS HORÁRIOS: 24 fusos 1 fuso = 1 hora = 15 meridianos = 15º longitude oeste - / leste + Brasil = 4 fusos….

  • resumo geografia

    1138 palavras | 5 páginas

    Resumo – Geografia C 1. Importância das cidades no mundo atual As cidades favorecem as trocas, as circulação de bens e de dinheiro e a produção pois, fornecem mão de obra, capital e mercado aos empresários e aos inovadores, a todos os níveis da atividade económica. Também aceleram as transformações sociais. 2. Define suburbanização Suburbanização é o processo de invasão progressivo e sistemático das áreas circundantes às cidades pelas construções habitacionais, indústria e outras atividades….

  • Resumos de geografia

    1756 palavras | 8 páginas

    Resumos de Geografia: 1. 1. Relacionar a dinamização das actividades económicas com o desenvolvimento dos transportes. 2. 3. R: As redes e modos de transporte permitem o aumento da acessibilidade (reduzem a distância-tempo), intensificam as trocas comerciais, promovem o aumento da produção, flexibilizam a localização da indústria, promovem a terciarização da sociedade (desenvolvimento e expansão dos serviços e comércio), facilitam a divisão internacional do trabalho, criam empregos, contribuem….

  • Resumo Geografia

    7953 palavras | 32 páginas

    reSUMO DE GEOGRAFIA Revendo a Cartografia 1- Orientação : 2- Coordenadas Geográficas : Latitude e Longitude Latitude - Distância do equador a um lugar da Terra, quer no Hemisfério Norte (latitude norte) quer no hemisfério sul (latitude sul), medida em graus sobre o meridiano desse lugar. Longitude - Distância ao longo do do equador entre o meridiano 0 (o de Greenwich) e o meridiano do ligar considerado, medida em graus, minutos e segundos. Relação existente entre a distância gráfica….

  • Resumos de geografia

    1497 palavras | 6 páginas

    RESUMOS DE GEOGRAFRIA A) Conhecer a constituição das diferentes unidades territoriais portuguesas Unidades territoriais: Portugal Continental, Açores e Madeira Divisão administrativa: 18 distritos e duas regiões autónomas Divisão territorial para fins estatísticos: NUT I-Portugal continental, Açores e Madeira NUT II- 7 unidades das quais 5 no continente e 2 correspondentes as regiões autónomas : Alentejo, Algarve….

Outros Trabalhos Populares

O que a Rússia fez para consolidar sua economia de mercado?

A Economia da Rússia é profundamente marcada não tão somente pela herança da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), da qual herdou 62% do potencial produtivo, mas também pelas reformas neoliberais praticadas no país a partir da década de 1990.

Como foi o processo de transição da Rússia do sistema socialista para a economia de mercado?

Uma nova classe capitalista surgiu e se apropriou da maior parte da riqueza do país. Tudo isso levou a Rússia ao colapso econômico, simbolizado pela crise financeira de 1998. Estuda-se o parêntese heterodoxo do governo Primakov, entre 1998 e 1999, que reergueu a economia.

Em que momento a economia russa realmente passou para o controle do Estado?

Em março de 1921, Lênin adotou a implantação da NEP (Nova Política Econômica) a fim de reestruturar a economia e acabar com as desigualdades sociais, a fome e a miséria na Rússia.

Quais os problemas que a Rússia enfrentou para se adaptar a economia do mercado?

Quais os problemas que a Rússia enfrentou para se adaptar à economia de mercado após o fim da União Soviética? RESPOSTA: Converter os esforços da indústria militar para o setor civil, além da falta de experiência com a economia de mercado foram problemas enfrentados pela Rússia após o fim da União Soviética.

Toplist

Última postagem

Tag