Como fazer diferença entre datas no excel

Casa > C > Como Calcular Diferença Entre Duas Datas No Excel?

Calcular a diferença em dias

  1. Selecione a célula D2, que é a primeira célula em branco na coluna Duração.
  2. Digite =C2-B2 e pressione ENTER. O Excel exibe o resultado como o número de dias entre as duas datas (104).
  3. Selecione a célula D2.
  4. Para copiar a fórmula nas linhas restantes, arraste o. alça de preenchimento.

Consulte Mais informação

Como fazer comparação de datas no Excel?

Digite a data especificada 2015/3/10 em uma célula em branco, como a célula F2. 2. Selecione uma célula em branco que corresponde à primeira célula de data na coluna Data, como G2. Em seguida, copie e cole a fórmula = SE (A2> $ F $ 2, "SIM", "NÃO") na Barra de Fórmula e pressione o Entrar chave. Por conseguinte, como calcular o tempo decorrido entre duas datas no excel? Calcular os dias decorridos é tão fácil, você só precisa aplicar esta fórmula = B2-A2, A2 é a data de início, B2 é a data de término. Ponta: Para calcular o mês decorrido, você pode usar esta fórmula = DATEDIF (A2, B2, "m"), A2 é a data de início, B2 é a data de término.

Como calcular dias entre duas datas?

O cálculo de dias entre duas datas usa a data inicial como o primeiro dia e data final como último dia inclusive, somando assim a estes dois dias todos os dias entre essas duas datas. Como somar e subtrair datas no Excel? Escreva uma data na célula A1 e, na célula B1, escreva a fórmula =DATAM(15/4/2013;-5). Aqui, iremos especificar o valor da data de início ao introduzir uma data entre aspas. Também pode apenas referir-se a uma célula que contém um valor de data ou ao utilizar a fórmula =DATAM(A1;-5) para obter o mesmo resultado.

Então, como fazer formatação condicional no excel para datas?

Selecione Dados > Formatação Condicional > Destacar Célula > Data que Ocorra. Clique na coluna, depois escolha Editor > Formatação Condicional > Destacar Célula > Data que Ocorra. Clique na coluna, clique com o botão direito, depois escolha Formatação Condicional > Destacar Célula > Data que Ocorra. Também se pode perguntar como fazer soma de datas no excel? Veja como você faria isso, usando uma fórmula ou função para trabalhar com datas. Na célula A1, digite 2/8/13. Na célula B1, digite =A1-15. Na célula C1, digite =A1+30.

Como colocar contador de data no Excel?

Para contar números ou datas que atendem a uma única condição (como igual a, maior do que, menor ou igual a, ou menor ou igual a), use a função COUNTIF. Para contar números ou datas que se enquadram em um intervalo (como mais de 9.000 e ao mesmo tempo menor que 22500), você pode usar a função COUNTIFS. E outra pergunta, como calcular horas decorrido no excel? Adicionar tempos

  1. Na célula B2 digite 12:45 e na célula B3 digite 15:30.
  2. Digite =B2+B3 na célula B4 e depois pressione Enter.
  3. Para exibir o tempo além de 24 horas, selecione a célula B4.
  4. Na guia Página Inicial, no grupo Células, escolha Formatar e escolha Formatar Células.

Como calcular tempo de duração no Excel?

Para calcular a diferença de horas no Excel siga o seguinte passo-a-passo:

  1. Digite em uma célula a data inicial e a hora ou só a hora.
  2. Digite em outra célula a data final e a hora ou somente a hora.
  3. Digite em outra célula =A2-A1, sempre a maior menos a menor.

Você já precisou calcular diferença entre datas no Excel, seja em dias, semanas, meses ou anos e não soube como fazer o cálculo?

O Excel conta com uma função chamada DATADIF que é voltada para calcular a diferença entre duas datas e mostrar o resultado em dias, semanas, meses ou anos. Neste tutorial, você encontrará uma explicação simples da função DATADIF e alguns exemplos de fórmulas que demonstram como comparar datas e calcular a diferença entre elas. Confira!

Como fazer diferença entre datas no excel

Calculando a Diferença entre Datas com a função DATADIF

A DATADIF é uma das poucas funções não documentadas no Excel e, por estar “oculta”, você não a encontrará na guia Fórmula, nem obterá qualquer dica sobre quais argumentos inserir quando começar a digitar o nome da função na barra de fórmulas. É por isso que é importante conhecer a sintaxe completa dessa função para poder usá-la corretamente.

Como fazer diferença entre datas no excel

Sintaxe:

A sintaxe da função DATADIF do Excel é a seguinte:

=DATADIF(data_inicial;data_final;unidade)

Todos os três argumentos são necessários:

  • data_inicial: representa a data inicial do período que você deseja calcular.
  • data_final: representa a data final do período.
  • unidade: representa a unidade de tempo a ser usada no cálculo da diferença entre duas datas. Ao fornecer diferentes unidades, você pode obter a função DATADIF para retornar a diferença de datas em dias, meses ou anos. No geral, estão disponíveis 6 unidades, descritas na tabela a seguir.

Como fazer diferença entre datas no excel

Importante: Em suas fórmulas, a data final sempre deve ser maior que a data inicial, caso contrário, a função DATADIF retornará o erro #NÚM!.

Como calcular a diferença de dias entre datas

Se você observou a tabela acima, então deve ter notado que existem 3 unidades diferentes para contar os dias entre as datas. Qual delas usar depende exatamente de quais são suas necessidades.

Exemplo 1: Calculando a diferença de datas em dias

Supondo que você tenha a data de início na célula A2 e a data de término na célula B2 e deseja que o Excel retorne a diferença de datas em dias. Uma fórmula simples de DATADIF poderá lhe atender:

=DATADIF(A1;A2;”d”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Se você estiver procurando por uma fórmula que possa retornar a diferença da data em dias como um número positivo ou negativo, basta subtrair uma data diretamente da outra:

Exemplo 2: Calculando a diferença de dias no Excel (ignorando anos)

Agora suponha que você tenha duas listas de datas que pertençam a anos diferentes e deseje calcular a diferença entre datas em dias, como se fossem do mesmo ano. Para fazer isso, basta utilizar a fórmula DATADIF com a unidade “YD”:

=DATADIF(A2;B2;”yd”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Se você quiser que a função DATADIF do Excel ignore não apenas anos, mas também meses, use a unidade “md”. Nesse caso, sua fórmula calculará os dias entre duas datas como se fossem do mesmo mês e do mesmo ano:

=DATADIF(A2;B2;”md”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Como fazer diferença entre datas no excel

Como você provavelmente já deve ter notado na tabela mostrada anteriormente, a função DATADIF não tem uma unidade especial para calcular a diferença de data em semanas. No entanto, existe uma solução fácil para isso.

Para descobrir quantas semanas há entre duas datas, você pode usar a função DATADIF com a unidade “D” para retornar a diferença em dias e dividir o resultado por 7.

Como fazer diferença entre datas no excel

Para obter o número de semanas inteiro entre as datas, recomenda-se inserir na fórmula DATADIF a função ARREDONDAR.PARA.BAIXO, que sempre arredonda o número para zero:

=ARREDONDAR.PARA.BAIXO((DATADIF(A2;B2;”d”)/7);0)

Como fazer diferença entre datas no excel

Como calcular a quantidade de meses entre duas datas no Excel

Do mesmo modo, também é possível usar a função DATADIF para calcular o número de meses entre duas datas. Dependendo da unidade que você fornecer, a fórmula retornará resultados diferentes.

Exemplo 1: Calcular meses entre duas datas (DATADIF)

Para contar o número de meses inteiros entre as datas, use a função DATADIF com a unidade “M”. Por exemplo, a fórmula abaixo compara as datas em A2 (data de início) e B2 (data de término) e retorna a diferença em meses:

=DATADIF(A2;B2;”m”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Exemplo 2: Calcular meses entre duas datas ignorando anos

Para contar o número de meses entre as datas como se fossem do mesmo ano, utilize a unidade “YM” na função DATADIF.

=DATADIF(A2;B2;”ym”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Como calcular anos entre duas datas no Excel

Por fim, se você precisa calcular a fiferença entre datas no Excel de modo que sejam expressadas em anos, a função DATADIF pode atender a sua necessidade também.

Exemplo 1: Calculando anos entre duas datas

Para descobrir o número de anos entre duas datas, use a função DATADIF com a unidade “Y” conforme exemplo abaixo:

=DATADIF(A2,B2,”y”)

Como fazer diferença entre datas no excel

Observe que a fórmula DATADIF retorna 0 na linha 7, embora as datas sejam de anos diferentes. Isso ocorre porque o número de meses entre as datas inicial e final é menor do que 12.

Exemplo 2: Calculando anos entre duas datas (função ANO)

Uma maneira alternativa de calcular anos no Excel é usando a função ANO. Deste modo é possível extrair o ano de cada data e depois subtrair os anos um do outro:

=ANO(B2)-ANO(A2)

Na imagem abaixo você pode comparar os resultados retornados pelas funções DATADIF e ANO:

Como fazer diferença entre datas no excel

Na maioria dos casos, os resultados são idênticos, exceto que:

  • A função DATADIF calcula anos completos, enquanto a fórmula ANO simplesmente subtrai um ano do outro. A linha 7 ilustra a diferença.
  • A fórmula DATADIF retornará um erro se a data inicial for maior que a data final, enquanto a função ANO retornará um valor negativo.

Como calcular a diferença de datas em dias, meses e anos

Se você precisa calcular a quantidade de anos, meses e dias entre duas datas em uma única fórmula, será necessário concatenar três funções DATADIF:

=DATADIF(A2;B2;”y”) &” anos, “&DATADIF(A2;B2;”ym”) &” meses, ” &DATADIF(A2;B2;”md”) &” dias”

Como fazer diferença entre datas no excel

Se você preferir não mostrar valores zero, é possível fazer isso inserindo em cada função DATADIF a função SE da seguinte maneira:

=SE(DATADIF(A2;B2;”y”)=0;””; DATADIF(A2;B2;”y”) & ” anos “) & SE(DATADIF(A2;B2;”ym”)=0;””; DATADIF(A2;B2;”ym”)& ” meses “)& SE(DATADIF(A2;B2;”md”)=0;””;DATADIF(A2;B2;”md”)&” dias”)

Observe que a fórmula acima exibe apenas elementos diferentes de zero, conforme demonstrado na imagem abaixo:

Como fazer diferença entre datas no excel

Calculando a idade com a função DATADIF

Outro exemplo prático para uso da função DATADIF é o cálculo de idade. Em algumas circunstâncias pode ser que você precise calcular idades com base na data de nascimento de uma pessoa em relação à data atual. Para isso podemos usamos a função DATADIF junto com a função HOJE da seguinte maneira:

=DATADIF(B2;HOJE();”y”)&” anos, “&DATADIF(B2;HOJE();”YM”)&” meses “&DATADIF(B2;HOJE();”MD”)&” dias”

Como fazer diferença entre datas no excel

Confira também as seguintes dicas de Excel:

  • Função SOMARPRODUTO no Excel: Como usar?
  • Função ARRED no Excel: Para que serve?
  • Como Calcular a Média Ponderada no Excel

E então, o que achou da dica para Calcular Diferença entre Datas no Excel ? Deixe o seu comentário abaixo, gostaríamos muito de conhecer a sua opinião! Para conferir mais dicas de Excel, continue acompanhando o Excel Easy!

Como fazer diferença de datas no Excel?

Calcular a diferença em dias.
Selecione a célula D2, que é a primeira célula em branco na coluna Duração..
Digite =C2-B2 e pressione ENTER. O Excel exibe o resultado como o número de dias entre as duas datas (104)..
Selecione a célula D2..
Para copiar a fórmula nas linhas restantes, arraste o. alça de preenchimento..

Como calcular a diferença de dias entre duas datas?

Como descobrir a diferença entre datas? Para descobrir a diferença de dias entre datas é preciso definir as datas para então descobrir o intervalo. No site calculocorreto.com basta selecionar a duas datas para obter a diferença em dias, meses e anos.

Como calcular diferença entre datas no Excel 2010?

Vou lhe dar um exemplo: Na célula B1 temos a data inicial (01/02/1985) e na célula B2 informe a data atual (26/02/2015) ou utilize a função= Hoje(). Na célula B3 inserimos a seguinte função: =DATADIF(B1;B2;”Y”) & “ anos e ” & DATADIF(B1;B2;”YM”) & “ mês(es) e ” & DATADIF(B1;B2;”MD”) & “ dia(s).”