Como fazer chá de gengibre e canela

É uma óptima solução para relaxar num dia frio de inverno. Uma chávena de chá de gengibre torna o ambiente muito mais acolhedor. A aliar ao prazer da bebida o gengibre traz muitos benefícios relacionados com os seus altos teores de vitamina C, magnésio e outros minerais. É evidente que a raiz de gengibre é extremamente benéfica para a saúde. Fique a conhecer 7 benefícios do chá de gengibre.

1. Reduz as inflamações

O gengibre contém propriedades antiinflamatórias que o tornam um remédio caseiro ideal para problemas musculares e articulares.

Assim, para além de beber chá de gengibre, uma das situações que pode ser sugerida passa por usar este preparado em articulações inflamadas.

2. Combate problemas respiratórios

O chá de gengibre pode ajudar a aliviar o congestionamento associado às constipações mais comuns.

Experimente uma chávena de chá de gengibre para combater os sintomas respiratórios associados às alergias ambientais e vai ver que os resultados irão surpreender pela positiva.

3. Melhora a circulação sanguínea

As vitaminas, minerais e aminoácidos do chá de gengibre podem ajudar a restaurar e melhorar a circulação sanguínea.

Esta situação poderá ajudar a diminuir a ocorrência de problemas cardiovasculares. O gengibre pode impedir que a gordura se acumule nas artérias, ajudando a prevenir e minimizar problemas cardíacos.

4. Aumenta a imunidade

Nestes tempos difíceis, a única coisa que podemos fazer para nos mantermos seguros e saudáveis é cuidar da nossa imunidade.

Uma vez que continua a aguardar-se por medidas e terapêuticas completamente eficazes, encorajam-se as pessoas a manterem a sua imunidade alta e forte.

Nesta medida, o chá de gengibre pode fazer maravilhas. De acordo com alguns estudos científicos, o gengibre tem óleos voláteis, com propriedades anti-inflamatórias semelhantes às dos anti-inflamatórios não esteróides. Tal facto leva o gengibre a ser um excelente remédio para dores de cabeça, gripes e até mesmo dores menstruais.

Reforça-se também que, segundo algumas pesquisas, as pessoas que sofrem de osteoartrite afirmam que o consumo regular de chá de gengibre reduz a ingestão de medicamentos.

O gengibre também ajuda a estimular o sistema digestivo, que é das primeiras condições para manter a saúde e a forma.
O gengibre pode então contribuir bastante para minimizar os sintomas associados a algumas doenças. Portanto para além de adicionar sabor aos pratos, também traz inúmeros benefícios para a saúde.

5. Alivia as náuseas

Tomar uma chávena de chá de gengibre antes de viajar pode ajudar a prevenir as náuseas e vómitos nas pessoas mais susceptíveis.

No mesmo sentido, pode ser interessante beber uma chávena de chá aos primeiros indícios de náuseas, de modo a aliviar os sintomas.

6. Pode ajudar na perda de peso

Existem alguns estudos sobre os benefícios do gengibre quando se trata de tentar perder peso ou de combater a obesidade.

Uma revisão associada a alguns estudos destaca que o gengibre pode ter um impacto positivo na obesidade por intermédio de vários mecanismos diferentes. Nestes estão incluídos o controlo do apetite e o aumento da produção de calor.

7. Rico em antioxidantes

O gengibre é rico em antioxidantes e demonstrou ter efeitos que minimizam a proliferação de células tumorais. Nalgumas neoplasias particulares, nomeadamente cancro do pâncreas e do cólon, consumir chá de gengibre regularmente pode contribuir para um efeito preventivo.

Como fazer chá de gengibre e canela?

Como fazer chá de gengibre e canela

O chá de gengibre e canela possui inúmeras propriedades e ajuda a emagrecer. O aroma da canela torna este chá mais saboroso. Aprenda a receita.

Preparação 10 mins

Cozedura 10 mins

Total Time 20 mins

Refeição Chás

Cuisine Contemporânea

  • 500 ml de água
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de gengibre picado

  • Coloque a água numa panela e leve para ao lume.

  • Adicione o gengibre quando começar a ferver.

  • Junte a canela 5 minutos depois.

  • Deixe ferver durante mais 5 minutos.

  • Retire do lume e coe a bebida.

  • Beba imediatamente ou guarde para beber mais tarde.

  • Pode adicionar algumas gotas de sumo de uma fruta ácida para cortar um pouco o sabor do gengibre e da canela. Limão ou laranja são boas opções. Também pode ferver as cascas destas 2 frutas juntamente com os restantes ingredientes em vez de utilizar o sumo delas.
  • Outra forma de adicionar um aroma diferente é acrescentar um pouco de hibisco ao chá. 2 colheres de sopa são suficientes.
  • Também pode ferver um pau de canela em vez de utilizar canela em pó.
  • Este chá é também muito bom quando feito com cravinho da Índia. Bastam 5 cravinhos para proporcionar um ótimo aroma. Além do cravinho da Índia, também pode adicionar polpa de maracujá ou algumas folhas de hortelã.

Serving: 200mlCalorias: 1kcalHidratos de Carbono: 1gProteínas: 1gGorduras: 1gSódio: 6mgFibras: 1gAçúcar: 1gCálcio: 4mgManganês: 1mgMagnésio: 1mg

Keyword chá, chá de gengibre, chá de gengibre e canela

Qual os benefícios do chá de gengibre com canela?

Chá de gengibre com canela Tomar o chá de gengibre com canela ajuda a diminuir o acúmulo de gordura no organismo. Além disso, a canela também ajuda a regular o açúcar, diminuir o colesterol e os triglicerídeos, e a pressão arterial.

Qual o melhor horário para tomar chá de gengibre com canela?

Mantenha o chá na geladeira. Tome meio copo na parte da manhã, de preferência em jejum e continue tomando aos poucos até à noite antes de dormir. Faça uma nova receita a cada dia.

Quem não pode tomar chá de canela com gengibre?

Para evitar efeitos colaterais, o ideal é consultar um nutricionista para verificar a quantidade indicada de acordo com seu organismo. Grávidas podem? Tanto o gengibre quanto a canela não devem ser consumidos por gestantes, já que podem aumentar o risco de problemas para a mãe e para o bebê.

Como tomar o chá de gengibre com canela para emagrecer?

Como consumir: é aconselhado tomar o chá de gengibre 3 vezes por dia. Tomar o chá de gengibre adicionado de canela é uma forma de potencializar os efeitos emagrecedores da bebida, pois a canela reduz o acúmulo de gordura no organismo e diminui o apetite.