Como faço para ficar rico

Como ficar rico do dia para a noite é o sonho de muitas pessoas e ao mesmo tempo uma dúvida. Será que é possível? Se for, o que é preciso fazer? Existem algumas formas de ficar rico do dia para a noite e nem todas dependem da sorte, a maioria delas, na verdade, dependem de estratégia e um olhar analítico.

Isso porque, para conquistar um patrimônio sólido e rentável, é preciso saber investir com consciência. Ou seja, é preciso estudar os títulos disponíveis no mercado, analisar sua realidade financeira, traçar objetivos e ter muita disciplina para investir. 

Quer saber mais como ficar rico rápido? Então, acompanhe nosso artigo e descubra alguns bons motivos para investir e dicas de como você pode começar a fazer bons investimentos. Vamos lá?

O que é investir?

De maneira simples, investir é aplicar o seu dinheiro para que ele gere rendimentos no futuro. Isso é possível graças a ação dos juros compostos sobre a quantia aplicada, fazendo com que o montante aumente de maneira exponencial.

Esse comportamento é parecido com o de uma dívida, que aumenta ao longo dos anos. 

Veja como investir em ações internacionais online!

Por que investir?

A princípio a resposta dessa pergunta parece ser simples: para ficar rico. Afinal, quem não gostaria de conquistar a tão sonhada independência financeira e ter a oportunidade construir uma vida mais confortável e segura. Mas essa não é a única razão para começar a investir. 

Pensando a longo prazo, muitas pessoas investem para ter uma boa aposentadoria no futuro e garantir um alto padrão de vida durante a melhor idade. Também existem aqueles que desejam construir um patrimônio sólido para si próprio e sua família. 

Como faço para ficar rico
Aprenda a criar um planejamento financeiro.

Como se planejar?

Ficar rico do dia para noite é algo raro. Para construir um patrimônio e ter reservas financeiras no futuro, é preciso ter uma boa educação financeira para planejar seus investimentos com segurança e durante um bom tempo. O processo é trabalhoso, mas, sem dúvida, é algo que vale a pena.

Acompanhe nossas dicas de planejamento financeiro e comece a investir hoje mesmo. 

1. Analise sua renda e gastos mensais

O primeiro passo de como ficar rico investindo, é analisar a sua realidade financeira atual. Avalie o quanto você ganha mensalmente e se essa quantia é suficiente para arcar com suas despesas mensais. Coloque na ponta do lápis todos os seus rendimentos, desde salários até rendas extras como alugueis ou pensões, por exemplo.

Também faça um levantamento das suas despesas mensais e veja quais delas é possível poupar. Com esse orçamento em mãos, você tem uma noção de quanto dinheiro você tem disponível para começar a investir. Às vezes, pode ser necessário aumentar os seus rendimentos para formar sua reserva de emergência.

2. Estude as aplicações financeiras

Existem aplicações financeiras para diferentes bolsos e objetivos no mercado. É possível investir em no Tesouro Direto com apenas R$ 30,00 ou até mesmo em ações com alta rentabilidade. Mas para conseguir ficar rico, é importante conhecer o funcionamento de cada título. 

Em geral, as aplicações de renda fixa como Tesouro Direto, CDB e LCI, por exemplo, oferecem uma boa rentabilidade. São ideais para investidores conservadores que ainda estão formando o seu patrimônio. 

Também existem os investimentos de renda variável como ações e fundos. Neles, a rentabilidade é bastante alta, assim como os riscos. Geralmente, são indicados para quem tem experiência no mercado acionário e possui um perfil de investidor mais ousado. 

Portanto, avalie esses tipos de aplicações e descubra qual deles é o ideal para seus objetivos financeiros. Dessa forma, você não cai em armadilhas sobre como ficar rico da noite para o dia e faz investimentos conscientes. 

3. Entenda sobre tributação

Tão importante quanto saber sobre títulos e ações do mercado, é entender as tributações aplicadas em cada ativo. Em geral, o imposto de renda incide sobre os rendimentos dos fundos de longo ou curto prazo. A alíquota cobrada segue uma tabela regressiva que varia de acordo com o tempo de aplicação. 

A regra é que quanto maior for o tempo da aplicação menor será a alíquota do imposto. Portanto, verifique se o investimento é de curto ou longo prazo e o valor da tributação, antes de fazer qualquer aplicação. Além disso, se você investir por uma corretora, fique atento aos outros custos operacionais que poderão ser cobrados. 

4. Seja disciplinado

Investir com regularidade é o caminho para ficar rico de verdade, sem surpresas. A disciplina é um fator importante nesse caminho. Apenas com ela é possível criar o hábito de poupar todos os meses e fazer gastos conscientes, de acordo com os seus objetivos e realidade financeira.

Não há fórmula mágica para alcançar a disciplina financeira. É um hábito que a pessoa vai adquirindo aos poucos durante a longa jornada de investimentos. Mas para continuar disciplinado, vale a pena ter em mente um objetivo claro, dessa maneira você se motiva a poupar e investir mensalmente. 


Quais são as chances de ficar rico?

As chances de ficar rico dependem de como você gerencia e investe o seu dinheiro. Existem pessoas que passam anos da vida gastando dinheiro em loterias na esperança de um dia ganhar. No entanto, como todos sabem, não há nenhuma garantia de retorno com esse tipo de estratégia.

É mais inteligente identificar seus gastos, encontrar formas de economizar e utilizar pelo menos 30% da sua renda em investimentos. Porém, isso não é tudo. As maiores fontes de retorno e retorno rápido estão na renda variável, no entanto, é também o tipo de investimento mais arriscado, por isso, exige que o investidor estude muito para aplicar o seu dinheiro corretamente.

Investindo o máximo possível, nas aplicações corretas e mais rentáveis, você terá muitas chances de aumentar o seu patrimônio e ficar rico.

Como ficar rico a partir do zero?

O primeiro passo é investir em educação financeira. Ela vai permitir que você entenda os seus gastos e a sua realidade financeira, além de te instruir para traçar um plano para as suas finanças. Em seguira, aprenda a poupar o seu dinheiro. Gastos desnecessários levam a dívidas e impedem que o dinheiro seja aplicado. Ou seja, o dinheiro sai e o que entra não consegue cobrir seus gastos e proporcionar conforto no futuro.

O ideal é mapear tudo que você tem de gasto que não pode ser eliminado. As despesas fixas, como energia elétrica, água, supermercado etc., não podem ser eliminadas, mas podem ser reduzidas. Depois de fazer esse levantamento, veja tudo que é gasto extra e que você pode eliminar do seu orçamento.

Você não precisa se privar, como não ir mais ao cinema, mas é preciso usar o dinheiro com mais sabedoria e evitar que os gastos desnecessários façam parte da sua rotina.

Você vai precisar ter mais dinheiro entrando, por isso, uma fonte de renda extra pode ser uma boa alternativa. Assim, você consegue manter seu padrão de vida e ainda terá um dinheiro extra para usar nos investimentos. A fonte de renda também é uma ótima alternativa para quem não consegue economizar dinheiro. Por fim, use o dinheiro que sobrar para investir.

O que fazer para ficar rico rápido?

Não existe receita para ficar rico rápido. Na verdade, isso pode variar de acordo com cada investidor. É importante ter em mente que os investimentos oferecem retorno no médio e longo prazo, mas para ter um retorno rápido e alto, você terá que se arriscar mais – o que não é recomendado para quem não tem experiência.

Ir com cautela e investir aos poucos, em diferentes tipos de investimentos e mais conservadores é a recomendação para quem está começando. Caso contrário, você pode perder dinheiro, em vez de ganhar.

Como investir com a Remessa Online

Investir em ações no exterior é uma alternativa para quem deseja ter ganhos altos e em outra moeda. Para tanto, é preciso enviar dinheiro para a corretora no exterior de maneira prática e rápida. Nesses momentos, você pode contar com os serviços da Remessa Online. 

Pela plataforma online você faz transferências para sua conta de investimentos com a menor taxa do mercado. A Remessa Online usa o câmbio comercial na cotação da moeda e aplica a tarifa mais econômica do mercado, a partir de 1,3%. O dinheiro é enviado para a corretora em até 2 dias úteis. 

Para começar a investir com a Remessa Online é fácil. Basta criar o seu cadastro gratuito e informar os dados bancários da sua corretora no exterior e pronto! Também acompanhe o blog da Remessa Online para saber mais sobre investimentos nacionais e internacionais 

Andrea Cortes

Jornalista por formação, e de coração, deixou o Brasil para morar na Inglaterra. Produtora de conteúdo com destaque para as áreas de economia, finanças, empreendedorismo, turismo e desenvolvimento pessoal. Escritora, contadora de histórias, leitora e apaixonada por conhecimento.

O que fazer para ficar rico rápido?

Confira 7 formas de ficar rico.
Estipule metas e objetivos. ... .
Criar uma renda extra. ... .
Realizar investimentos que casem com seu perfil. ... .
Entender sobre juros e economia básica. ... .
Veja o dinheiro como um investimento. ... .
Ficar atento às oportunidades do mercado. ... .
Tenha boas alianças..

Como sair da pobreza e ficar rico?

19 dicas (sem mágica) de como ficar rico sendo pobre.
Economizar é o primeiro passo para quem quer ficar rico rápido. ... .
Ser mais consciente nas suas escolhas financeiras ajuda bastante. ... .
Investir de forma organizada é a cereja do bolo. ... .
Procurar soluções em educação financeira..

Como ser milionário em 60 minutos?

Esta obra aborda o conceito de Ser Milionário, que não está diretamente relacionado a possuir um patrimônio de milhões e sim de ter a conduta necessária para ficar milionário no futuro.

O que posso vender para ficar rico?

Milionário por conta própria: 5 maneiras eficazes de ficar rico.
Serviços Financeiros..
Tecnologia. ... .
Cuidados com a saúde. ... .
Fabricação. ... .
Imóveis e Construção. ... .
Comunicações. ... .
Educação. ... .
Agricultura e Mineração. ... .