Como explicar o algoritmo do Instagram?

Rede social explica como funciona o algoritmo que seleciona o que é relevante

O Instagram parou de mostrar os posts em ordem cronológica em 2016 e passou a permitir que algoritmos escolham o que é importante para cada usuário. Na época, isso desagradou muita gente e, até hoje, há pedidos para que o app retorne ao feed antigo. No entanto, conforme explicou o Instagram, isso não vai acontecer, já que os resultados são bastante positivos: os usuários estão vendo mais postagens e gastando mais tempo na rede social de fotos e vídeos.

Na última semana, o Instagram reuniu a imprensa nos Estados Unidos para explicar como o aplicativo seleciona o que as pessoas veem no feed, ou seja, como o Instagram funciona.

Instagram usa algoritmo para mostrar o que é relevante — Foto: Carolina Oliveira/TechTudo

Antes da mudança do feed cronológico para o atual, os usuários estavam perdendo até 70% das postagens dos amigos. Esse número mudou depois que os algoritmos passaram a trabalhar. De acordo com a rede social, o conteúdo postado por cerca de 800 milhões de perfis é visualizado 90% das vezes.

Isso só é possível graças ao machine learning, quando o algoritmo consegue "aprender" conforme o uso. A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam o mesmo conjunto de perfis, eles tenham um feed personalizado.

O algoritmo leva em conta três fatores principais:

  • Interesse: quando o algoritmo faz uma análise em tempo real das postagens e prevê o que é mais importante baseado no histórico do usuário.
  • Novidade: o Instagram dá prioridade para as publicações mais recentes em detrimento das mais antigas.
  • Relacionamento: consiste em o quão próximo você é da pessoa que fez a publicação. Isso é medido com a quantidade de interações que são feitas, como curtidas e comentários.

Instagram não voltará ao feed cronológico — Foto: Carolina Ochsendorf/TechTudo

O algoritmo inclui também um conjunto de informações secundárias, como a frequência em que o usuário abre o aplicativo, a quantidade de perfis seguidos e o tempo passado no Instagram. Por exemplo, se você passa muito tempo com o app aberto e segue muitas pessoas, o algoritmo vai trabalhar para que você receba uma variedade maior de posts de perfis diferentes. Agora, se você abre o app apenas por período curto por dia, a tendência é ver apenas o que o algoritmo julgar mais importante.

Outras dúvidas sobre o feed

A rede social também esclareceu algumas dúvidas. Stories e vídeos ao vivo não têm qualquer influência no algoritmo. O Instagram não oculta nenhum conteúdo, ou seja, mesmo que o post não tenha muita interação, você vai vê-lo em algum momento se continuar rolando o feed. Também não há qualquer tipo de punição ou prioridade entre fotos e vídeos ou posts com muitas hashtags.

Com um número colossal de publicações por dia, a alternativa encontrada pelas redes sociais com muitos usuários é tentar achar uma forma de tornar o feed mais atrativo, dando preferência para o que é mais relevante. O Instagram afirmou que não tem qualquer intenção de voltar ao feed cronológico. O Facebook também segue a mesma linha.

Isso abre brecha para outras redes sociais. A Vero, por exemplo, nasceu com a intenção de não ter qualquer influência de algoritmos na organização do feed.

Como explicar o algoritmo do Instagram?

Como saber quem não aceitou seu pedido para seguir no Instagram

Saiba Mais

  • Como usar a lista de Melhores Amigos no Instagram

  • Como compartilhar playlists do Spotify no Instagram Stories

  • Instagram vai ganhar chamadas por vídeos; veja novidades de maio

  • Facebook
  • Instagram
  • Redes sociais
  • Vero

Com mais de 1 bilhão de usuários, o Instagram é hoje uma das principais redes sociais em todo o mundo. E se não bastasse todo esse número expressivo de pessoas reunidas em um único espaço, ele tem a maior taxa de engajamento em comparação aos outros canais online.

No entanto, nos últimos tempos a plataforma passou por algumas transformações na entrega do seu conteúdo e criou um algoritmo para que determinasse como acontece o alcance das publicações. É claro que isso afetou as marcas, que não sabem mais como obter envolvimento orgânico de maneira adequada.

Neste artigo, vamos explicar como funciona o algoritmo do Instagram, quais critérios são usados e o que é necessário para que uma organização use isso a seu favor. Acompanhe até o final e descubra!

O que é o algoritmo do Instagram?

O Instagram inicialmente entregava os conteúdos em ordem cronológica, ou seja, se uma publicação era feita às 12h, todos os seus seguidores que entrassem no aplicativo nesse horário ou próximo dele veriam o post.

No entanto, desde 2016, a plataforma começou a ser orientada por um algoritmo que mostra os conteúdos conforme diversos fatores, para garantir que o que os usuários estão vendo é, de fato, relevante para eles.

Em poucas palavras, agora o feed é exclusivo para cada um. Assim se você segue a mesma conta que um amigo, mas interage diferente com os materiais postados, as previsões são distintas para cada perfil.

Afinal, como funciona o algoritmo do Instagram?

Parece complicado driblar esse robô desenvolvido pela rede social, mas vejamos como quais fatores influenciam o seu funcionamento no momento de distribuir um post entre os feeds.

Temporalidade

Embora a ordem cronológica tenha sido abandonada, o tempo de postagem ainda é relevante de alguma maneira. A rede considera que os usuários querem ver conteúdo recente, por isso, os posts ainda seguem uma lógica temporal.

Engajamento

As primeiras interações que um material recebe indica o seu potencial de engajar com mais pessoas na rede. Ou seja, quanto mais curtidas, comentários e salvamentos, maiores são as chances de aparecer para mais indivíduos.

Na prática, funciona assim: 10% dos seus seguidores recebem o conteúdo. Se não tiver engajamento nos primeiros minutos, o alcance é reduzido. Já se houver um bom envolvimento, é disseminado para mais pessoas, que se não se envolverem, o post diminui a exibição. Caso essa porcentagem engaje, é provável que o conteúdo se torne “bombado”, vá para o explorar e fique em relevância nas hashtags usadas.

Relacionamentos

Já percebeu que as publicações dos seus amigos mais próximos e das suas marcas favoritas aparecem mais do que de outras pessoas e empresas que você segue? O motivo é que o algoritmo analisa a afinidade entre os perfis para entender a sua experiência.

Essa observação feita é baseada nos comentários, mensagens trocadas, stories compartilhados e outras formas de interação de uma conta com a outra. Isso significa que quem você tem mais relacionamento dentro da plataforma terá prioridades na entrega dos conteúdos.

Como o algoritmo afeta as marcas?

Quem usa a rede social para fins profissionais deve ter percebido como essa forma de análise impacta o dia a dia. Afinal, esse é um dos canais mais importantes para aplicar estratégias de marketing e vendas.

Basicamente, a maior influência do algoritmo para as marcas, é que elas precisam se esforçar para ser relevantes na vida da sua audiência. Assim, com o tempo, elas conseguem um crescimento exponencial e com resultados sólidos.

Entendeu como funciona o algoritmo do Instagram? Não há mistérios e nem grandes desafios como algumas pessoas afirmam, pelo contrário, ele é extremamente coerente com a experiência de cada usuário. Agora que você sabe sobre o seu funcionamento, basta trabalhar em cima dessas informações.

Aprenda a engajar nessa rede social e melhore os seus resultados ainda mais!

Como entender o algoritmo do Instagram?

Como funciona o algoritmo do Instagram para Explorar Desta forma, são analisados os tipos de conteúdo que o usuário curtiu, salvou ou comentou em momentos anteriores e o que há de comum entre eles. Tudo isso, para adivinhar o quanto o usuário está interessado no conteúdo e qual a probabilidade interação com ele.

Como entender o algoritmo do Instagram 2022?

O algoritmo do Instagram usa machine learning para “aprender” exatamente que tipo de conteúdo cada usuário do Instagram tende a engajar mais. A ideia é que, com isso, mesmo que usuários diferentes sigam perfis parecidos, eles tenham um feed personalizado com o tipo de conteúdo que tendem a engajar mais.

O que o algoritmo do Instagram prioriza?

O algoritmo do Instagram decide, então, priorizar os posts com maior engajamento. Ou seja, quanto mais curtidas e comentários em uma publicação na sua página, maiores são as chances de ela ser exibida para outros usuários.

Como quebrar o algoritmo do Instagram?

Uma das principais maneiras de enganar o algoritmo do Instagram é encorajar o máximo de engajamentos possível. De acordo com o Instagram, os engajamentos mais importantes para a classificação do feed são comentários, curtidas, compartilhamentos e visualizações de vídeos.