Como ensinar números de forma ludica?

Antes de aprender a calcular é necessário apresentar às crianças os números e trabalhar conceitos como mais, menos e mesma quantidade. O desenvolvimento deste senso numérico na idade pré-escolar é feito por meio das  vivências do dia a dia e envolvendo o corpo, a experimentação e objetos concretos.

Na educação infantil, as habilidades que mais tarde irão servir como base para o aprendizado da lógica do cálculo são estimuladas por meio de uma série de brincadeiras, atividades lúdicas e projetos interdisciplinares. 

Mas esses conhecimentos podem ser estimulados também em casa com a família em brincadeiras e tarefas criativas. Querem ver como? Abaixo, apresentamos três jogos com números que são bem fáceis e divertidos:

1- Match com baralho 

Material:  Neste jogo você precisará somente de um set de baralho. Se tiver daqueles em tamanho gigante, ainda melhor.

Como jogar:

  • Separe apenas as cartas com números de dois naipes escolhidos, deixando de fora do jogo o às, rainha, rei e valete.
  • Espalhe as cartas com os números virados para cima. 
  • Agora você e a criança precisam encontrar os pares. 
  • Quem achar o maior número de pares ganha o jogo.
  • Aproveite para fazer a criança contar a quantidade de símbolos e mostre a ela a relação da quantidade com o número.

2- Caça aos números 

Material: Post-its (de preferência grandes)

Como jogar:

  • Anote os números de um a dez nos post-its e espalhe-os pela casa.
  • Peça à criança para encontrá-los na sequência correta.
  • Quando encontrar o próximo número da sequência, ela deve trazer o papel a você. Se estiver fora da sequência, ela deve voltar a colocar o post-it onde encontrou. 

3- Soma de dados

Material

Dois dados

Duas folhas com números de um a doze dispostos em uma grade

Canetinha ou caneta

Como jogar: 

  • Um jogador de cada vez irá lançar dois dados juntos.
  • Ajude a criança a contar a quantidade de pontinhos em cada dado, de forma contínua. Ex: se tirou quatro em um dado e dois no outro, conte os pontinhos de um a seis com a criança. Fale: “você tirou um ‘quatro’ e um ‘dois’, vamos ver quanto vai dar?”
  • O jogador então marca na sua tabela o número correspondente à soma.
  • Quando for tirado um número que já foi marcado, nada deve ser feito.
  • De forma semelhante a um bingo, ganha quem preencher antes a tabela, ou seja, quem tirou a menor quantidade de números repetidos.  

O que os jogos trabalham:

Senso numérico

Quantidades

Conceito de mais/menos

Concentração

Atenção visual (match)

Conhecimento dos símbolos

Somas simples

Memória (jogo de post-its)

Como ensinar números de forma ludica?

Como trabalhar os números de forma ludica na educação infantil?

Mais uma atividade que estimula a interação com os números de forma natural é a amarelinha! Um jeito fácil de fazê-la é colando fitas adesivas bem firmes no chão, onde cada quadradinho tenha um número dentro. Depois, Ana sugere que os pais convidem seus filhos a falarem em voz alta os algarismos conforme pisam neles.

Como ensinar a escrita dos números educação infantil?

Deixe-as falarem sobre os números e a movimento correto de sua escrita. Faça uma brincadeira com as crianças. Cada criança deverá pensar em um número. Na sua vez, ela deverá representar esse número através de uma mímica escrevendo o movimento de sua grafia com o dedinho no ar, e o restante da turma deverá adivinhar.

Como trabalhar o número 1 de forma lúdica?

Sugestões de Trabalho

  1. Organize os alunos em uma roda e converse com eles sobre os números ao nosso redor e sua importância no dia a dia. ...
  2. No parque ou na sala de aula, faça o contorno do número 1 com fita crepe ou giz de lousa e peça aos alunos que andem sobre o seu contorno. ...
  3. Confeccione o número 1 em E.V.A.

Como organizar a aula de números para educação infantil?

  • Esta aula poderá ser organizada para 2 momentos, ou 2 dias, dependendo da rotina da sala. Predições: O professor deverá contar com antecedência uma historinha que relacione aos números (sequência) Ex: E O DENTE AINDA DOÍA  – Autora: Ana Terra Plano de Aula Números para Educação Infantil – Passo a passo

Como trabalhar os números em sala de aula?

  • Separamos inúmeras ideias para você trabalhar os números em sala de aula e também com seus filhos. A ideia é trazer os números e as operações matemáticas para o cotidiano das crianças, usando os objetos que temos à mão e também coisas muito simples, que você pode comprar por um preço bem barato ou até ter aí na sua casa. Veja algumas ideias abaixo:

Quais são os números utilizados nas aulas?

  • Após a organização o professor fará as intervenções cabíveis, caso necessite. Em seguida os alunos escreverão a sequência dos números no caderno. Eles poderão também representar com desenhos tudo o que viram nas aulas e escolher  o que mais gostaram. Recursos Utilizados: Números Móveis

Como utilizar a matematica na educação infantil?

  • Na educação infantil , sabemos que é essencial o uso da matematica educacao infantil no dia a dia em casa com diferentes instrumentos. Aliás podemos explorar com os pequenos diversas situações e estratégias com números ou seja, através de balança, relógio, calendário etc.