Como ensinar grande e pequeno na Educação Infantil?

Para as crianças de 3 a 4 anos, ensinar maior, menor e médio pode ser um tanto confuso apenas com desenhos ou atividades no papel, por isso adoro utilizar os jogos. Descobri dois jogos muito interessantes, que farão com que as crianças assimilem rapidamente o conceito de tamanho.

Com relação aos jogos para aprender tamanhos, sugiro dois jogos diferentes, um usando pompons (ou círculos coloridos de papel) e papel contact ; e outro utilizando papel impresso e velcro.

1- No primeiro modelo, você deve abrir um pedaço de papel contact de boa qualidade (em um tamanho que caibam o desenho de 2 círculos com uma “ligação” no meio).Deixe a parte colante para a frente, e pregue na parede usando fita crepe nos 4 lados do papel, em toda a extensão das laterais. Escreva “Grande” e “Pequeno”na parte de cima de cada um dos dois círculos ( como na foto).

Como ensinar grande e pequeno na Educação Infantil?

2 -Depois pode-se entregar a criança pompons coloridos dos 3 tamanhos, onde ela deve colocar os diferentes tamanhos de pompons nos seus lugares corretos.

Como ensinar grande e pequeno na Educação Infantil?
Esta atividade foi encontrada no blog http://www.icanteachmychild.com/sticky-learning/ .

Caso vocês prefiram algo mais individualizado, recomendo a utilização de cartões com desenho de 3 árvores de tamanhos diferentes e suas respectivas maçãs, também nos 3 tamanhos. O objetivo é colocar a maçã correspondente na árvore correta ( Maçã grande na árvore grande e assim por diante ).

Como ensinar grande e pequeno na Educação Infantil?
Para fazer, procure no google um desenho de uma árvore; diminua um pouco para fazer a árvore menor e aumente um pouco para fazer a árvore maior; faça o mesmo com as maçãs. Cole 3 velcros em cada árvore e 1 velcro em cada maçã. Pegue uma cartolina e dobre ao meio e passe durex colorido nas laterais. Agora é só dar as crianças como atividade de matemática ou como o famoso ” Quiet book”, que falarei em outro post para vocês.

Esta última atividade foi encontrada no blog http://atendiendonecesidades.blogspot.com.es/2012/11/material-teacch-y-otras-ideas.html . Vocês vão encontrar muitas outras atividades interessantíssimas, todas confeccionadas com sucatas ou impressas em papel e coladas em cartolina.

Ps: Sempre que encontrar outras idéias com o mesmo tema estarei atualizando o post Ok?

Beijos a todos !

Plano de aula para educação infantil ensinando os conceitos de grande e pequeno.

Publicado em 18/12/2018 - 13:43

TEMA: Grande e Pequeno

ANO: Pré-escola

DURAÇÃO: 30 a 40 minutos

OBJETIVOS:

  • Através desse Plano de aula, os alunos poderão comparar objetos ou coisas e descrever seus tamanhos.

MATERIAL NECESSÁRIO:

  • Lápis;
  • Giz de cera;
  • Pedaço de papel de tamanhos variados (grandes e pequenos);
  • Pedaços de elástico;
  • Miçangas grandes e pequenas.

INTRODUÇÃO:

  • Coloque um par de sapatos que fiquem realmente grandes demais para você e forme um círculo ao redor com as crianças.
  • Diga a elas que você está tendo problemas em usar os sapatos porque eles continuam saindo do pé. Questione se elas sabem o problema que causa isso.
  • Quando um aluno falar “É porque eles são grandes demais”, peça que ele empreste o seus sapatos.
  • Em seguida, pergunte porque o sapato do colega não entra no seu pé. Assim que os alunos responderem “porque ele é muito pequeno”, elogie os pequenos e diga que eles estão certos.

DESENVOLVIMENTO:

  • Peça que cada criança diga algo que considere grande e algo que considere pequeno. Então diga-lhes que o grande e pequeno se refere ao tamanho das coisas.
  • Explique que a aula de hoje será sobre grande e pequeno.
  • No pedaço de papel grande, peça que as crianças desenhe coisas grandes (elefante, casa, carro, etc.).
  • No papel pequeno, peça aos alunos que desenhem coisas pequenas (borracha, arroz, alfinete, etc.).
  • Em seguida, peça para fazerem braceletes ou colares intercalando as miçangas grandes e pequenas.

FECHAMENTO:

  • Depois de concluída as atividades, reúna as crianças.
  • Pergunte o que aprenderam sobre grande e pequeno.
  • Termine com uma pergunta simples e divertida: “Como você acha que é ser uma formiga em um mundo tão grande?”.

AVALIAÇÃO:

Avalie os desenhos grandes e pequenos desenhados no papel, bem como a pulseira.

Conteúdos Relacionados:

  • Plano de aula sobre Água
  • Plano de aula sobre o ciclo das borboletas

Equipe do site Escola Educação.

Como trabalhar pequeno e grande na educação infantil?

Em uma das partes escreva GRANDE (inclusive com letras bem grandes) e na outra parte escreva pequeno (de maneira bem pequena mesmo). Peça para as crianças darem exemplos de objetos, animais e coisas que para elas são grandes e vá anotando na lousa na parte escrito GRANDE. Faça o mesmo na parte escrito pequeno.

Como explicar maior e menor na educação infantil?

Sugestões de Trabalho Organize as crianças em uma roda e disponibilize os brinquedos no centro da roda. Apresente às crianças dois brinquedos da mesma categoria, por exemplo duas bolas de tamanhos diferentes, e solicite que identifiquem qual o maior e qual o menor. Utilize também os blocos lógicos.

Qual o objetivo de trabalhar grande e pequeno na educação infantil?

O objetivo desta atividade educativa é auxiliar as crianças do maternal ou da pré-escola a desenvolverem noções de grandeza, ampliarem sua capacidade de observação, percepção visual, concentração e criatividade.

Como trabalhar os diferentes tamanhos na educação infantil?

Ao anotar, seja específico com metro e centímetros, explique para a criança que 10 milímetros = 1 centímetro; que 100 centímetros = 1 metro; e 1.000 metros = 1 quilômetro. Você pode usar as marcações da fita métrica para ser ainda mais lúdico.