Como é retratado pelo filme As condições do trabalho na fábrica?

Grátis

2 pág.

Como é retratado pelo filme As condições do trabalho na fábrica?

Como é retratado pelo filme As condições do trabalho na fábrica?

  • Denunciar


Pré-visualização | Página 1 de 1

FACULDADE OBJETIVO
DISCIPLINA – TGA
PROFª – MARA BENKE
ACADÊMICO (A): Geovana Carolina dos Santos - TURMA – PG 1֯ P
Roteiro para análise do filme “Tempos Modernos”
1) Contextualização. Qual o contexto social e econômico relatado no filme? Quais aspectos significativos mudaram e quais permanecem na estrutura econômica e social?
R: Sociedade desigual, ode a riqueza se concentra nas mãos de uma minoria, enquanto a maioria está trabalhando por um salário miserável. 
2) Crise econômica. O filme mostra a vida urbana dos Estados Unidos após a grande depressão econômica de 1929. Quais as consequências sociais provocada por tal crise?
R: Quebra da bolsa de valores, onde muitas pessoas tinham ações investidas e acabou falindo, pessoas ricas ficaram pobres do dia para noite
3) Impactos da Revolução Industrial. Quais impactos provocados pela Revolução Industrial são possíveis de serem observados no filme?
R: A maquino fatura nas fábricas, o descontentamento do trabalhador, o trabalhador exercer apenas uma função e não ter conhecimento de todo o processo de produção, o desemprego, a precariedade que os mais pobres viviam, a punição para greves e manifestações, a calamidade da população, o controle sobre o funcionário
4) A Tecnologia. Quais questões aparecem na cena da máquina de refeições?
R: De que o trabalhador tem que continuar suas tarefas sem pausa pra um maior lucro e também a maquino fatura por inteira da fábrica, está maquina serviria para o trabalhador ficar sempre ocupado 
5) Movimentos sociais. Por que houve uma prisão injusta de Chaplin por estar apenas segurando a bandeira do manifesto? Como estes movimentos sociais são vistos pela sociedade contemporânea?
R: Por Chaplin estar segurando a bandeira foi considerado o líder do manifesto, assim deveria ser preso, porque era considerado um crime. Na sociedade contemporânea esses movimentos são considerados necessários para exercer cidadania em defesa a direitos e novas formulações
6) Situação social. Por que Chaplin insiste em voltar para cadeia?
R: Chaplin resolve voltar porque lá tinha comida e ambiente adequado para morar e não ficaria na rua.
7) Prosperidade. Depois que encontra a jovem órfã, a vida do personagem ganha novo sentido. Qual a ideia de prosperidade que ele manifesta?
R: Manifesta o desejo de casar-se ter filhos casa e dinheiro.
8) Diferenças sociais. O emprego de Chaplin na loja de departamentos mostra claramente as diferenças sociais. Como isso é mostrado e que outras situações do filme também são abordam a mesma temática?
R: mostra a riqueza da loja que vende produtos de luxo para os de classe alta, já Chaplin não tinha onde morar comer e o que vestir.
9) Consumismo. De que forma o consumismo aparece no filme?
R: O filme retrata principalmente o trabalho continuo e monótono dos personagens, eles trabalham na linha de montagem sem parar. Mesmo com tanto esforço eles não sabem o que estão produzindo. Esse trabalho continuo demonstra que o consumismo é algo grave, este se caracteriza por um grande consumo sem necessidade, desta forma, se há grande consumo, há grande produção.
10) Organização do trabalho. Quem decide como o trabalho deve ser organizado?
R: O Chefe, pois a forma de trabalho é definida pelo Capitalista.
11) Condições de trabalho. Como é retratado pelo filme as condições de trabalho na fábrica?
R: Situações precárias, e onde eles trabalhavam muito mais do que recebiam ou descansavam 
12) Quais as condições de trabalho retratadas no filme?
R: trabalhavam todos juntos, aumentavam sempre a velocidade, tinham que dar lucros, recebiam pouco, realizam apenas uma função

No estudo da Revolução Industrial, vários historiadores salientam que tal experiência foi responsável por uma profunda transformação nas formas de se organizar as relações de trabalho. Em linhas gerais, procura-se destacar que a figura do artesão foi substituída pela do operário, que vendia a sua força de trabalho em troca de uma determinada compensação monetária.

Nessa nova configuração, o trabalhador fabril não tinha mais noção de quanto era o valor da riqueza produzida por sua força de trabalho. Segundo a teoria dos pensadores Karl Marx e Friendrich Engels, o operário recebia um salário que era insignificante se comparado ao valor da riqueza produzida por ele ao longo de um único mês de trabalho. Dessa forma, estava necessariamente submetido a uma lógica de exploração sistemática.

Para que tal desconhecimento fosse viável, segundo estes dois mesmos teóricos, a especialização do trabalho era um pressuposto indispensável. Sob tal vigência, o operário desconhecia o valor do seu trabalho no momento em que desempenhava uma função isolada do processo global de fabricação de um determinado bem material. Com isso, ele não sabia quantificar em dinheiro o valor que sua contribuição influía na concepção de uma mercadoria industrializada.

Para grifar esses desdobramentos em sala de aula, temos a obrigação de mostrar como esse novo tipo de trabalhador surgiu no mundo contemporâneo. Para isso, sugerimos que o professor faça uma breve exibição do filme “Tempos Modernos”, de 1936, em sala de aula. Não podendo gastar muito tempo com a exibição completa desta obra, sugerimos a rápida amostragem do momento em que Carlitos (personagem principal da trama) passa longas horas desempenhando uma mesma tarefa na linha de produção.

Reproduzindo essa cena, o professor pode mostrar que a inadaptabilidade de Chaplin ao ritmo da esteira simboliza a submissão do homem ao ritmo imposto pela máquina. Ao mesmo tempo, no momento em que ele sai do ambiente de trabalho reproduzindo o mesmo movimento realizado na esteira fabril, mostra como a especialização do trabalho impõe uma repetição que anula completamente o significado do trabalho em sua vida. Em outros termos, o homem se transforma em uma mera extensão da máquina.

Mesmo sendo bastante cômicas as situações encenadas em “Tempos Modernos”, podemos ver que o riso provocado no filme está atrelado a uma forte e consciente mensagem que desafiou a lógica do trabalho industrial. Ao repassar essa perspectiva em sala, o professor não só expõe os problemas advindos com a mais-valia, bem como comprova o importante lugar que as artes ocupam na reflexão de uma determinada época.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Por Rainer Sousa
Graduado em História

Como o trabalho é retratado no filme Tempos Modernos?

Resumo de Tempo Modernos Lá, o trabalho é cansativo e desinteressante, pois sua única função é rosquear parafusos. O homem não se adapta à atividade repetitiva e às exigências do chefe, sempre cobrando por produtividade e desempenho.

Qual o sistema de trabalho retratado pelo filme Tempos Modernos?

O filme é uma crítica ao sistema capitalista e ao modo de produção industrial.

Que imagem a empresa tinha dos seus funcionários?

5. Que imagem a empresa tinha dos funcionários? A empresa tinha a imagem do trabalhador como peças de produção, sem nenhuma proucupação com o ser-humano.

Qual é o sistema de trabalho é caracterizado é criticado no filme?

5) Qual o sistema de trabalho é caracterizado e criticado no filme? Resposta: A divisão do trabalho após a substituição quase total do homem por uma máquina, mais ágil e moderna, sendo assim a mudança do artesanato para o mecanizado. 6) Na sua concepção os personagens caminham para onde?