Como deve ser a educação escolar?

Como deve ser a educação escolar?

O mundo mudou e mudou porque as relações sociais, organizacionais, pessoais, familiares, econômicas, educacionais e tecnológicas mudaram. Estamos vivendo na Sociedade do Conhecimento  onde há a exigência de um indivíduo crítico, criativo, reflexivo, íntegro e autônomo.  

E para formar estes indivíduos, que perfil de escolas precisamos? O que as escolas precisam praticar hoje para formar estes indivíduos,  “seres integrais”, felizes e transformadores das realidades em que vivem? O que a escola técnica pode fazer?

É preciso a implantação de uma “nova educação”, o que não é tão simples assim. Esta implantação  é possível de acontecer com o envolvimento e a crença nesta concepção de ensino por parte do corpo gestor, docente, discente, enfim de toda a comunidade escolar. Ela requer profundas modificações de formação e preparação dos professores e alunos, e nesta perspectiva há a necessidade por parte dos educadores de um novo jeito de ensinar / educar, proceder, aprender para poder mudar.

Pedagogia por projetos = mais motivação!!

Na Pedagogia por Projetos a relação ensino/aprendizagem é voltada para a construção do conhecimento de maneira dinâmica, contextualizada, compartilhada, que envolva efetivamente a participação dos educandos e educadores num processo mútuo de troca de experiências. Nessa postura a aprendizagem se torna prazerosa, pois ocorre a partir dos interesses dos envolvidos no processo da realidade em que estes estão inseridos, o que ocasiona motivação, satisfação em aprender. Inicialmente, para se propor um projeto este deve ser subsidiado por um tema. A escolha deste tema e dos conteúdos a serem trabalhados é de responsabilidade de todos e deve ser pensada de forma a contemplar a realidade do educando.

A proposta da pedagogia por projetos é respaldada pelo conjunto das leis educacionais – a Lei de Diretrizes e Bases (LDB 9394/96), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) que permitem ao educador grande autonomia na ação pedagógica, possibilitando à ele levar em conta, antes de tudo, as realidades de cada aluno, de sua escola e de sua região.

Um novo olhar na aprendizagem profissional

Para atender às exigências dessa sociedade que se apresenta hoje, a educação profissional também deve assumir uma nova postura, postura esta que eleve o educando da simples condição de submissão para uma condição de cidadão crítico capaz de opinar, questionar e construir com a mediação do Educador, a sua aprendizagem. Isso porque o ingresso no mundo do trabalho já não é mais determinado pela quantidade de conhecimentos que uma pessoa armazenou, mas sim pela capacidade de aplicá-los de modo pertinente. O profissional de hoje deve ser competente para explorar a articulação da linguagem e do pensamento, trabalhar em equipe, resolver problemas e ser capaz de mobilizar conhecimentos e aplicá-los com flexibilidade.

O ensino técnico que permite o desenvolvimento destas competências é aquele desenvolvido nos projetos de trabalho que caracterizam-se pela forma de abordar um determinado tema ou conhecimento, permitindo uma aproximação da identidade e das experiências dos alunos, e um vínculo dos conteúdos escolares entre si com os conhecimentos e saberes produzidos no contexto social e cultural, assim como com problemas que dele emergem. Dessa forma, eles ultrapassam os limites das áreas e conteúdos curriculares tradicionalmente trabalhados pela escola, uma vez que implicam no desenvolvimento de atividades práticas, de estratégias de pesquisa, de busca e uso de diferentes fontes de informação, de sua ordenação, análise, interpretação e representação. Implicam igualmente atividades individuais, de grupos/equipes e de turma(s) da escola, tendo em vista os diferentes conteúdos trabalhados (atitudinais, procedimentos, conceituais), as necessidades e os interesses dos alunos.

Conhecimento técnico e gestão

"Para o bem de todos, é cada vez maior o número de profissionais que busca conhecer conceitos, práticas e ferramentas gerenciais para aplicar em negócios." Prof. Paulo Machado - Clínica do Leite ESALQ/USP.

A busca por formação gerencial dos negócios tem aumentado, alavancando o crescimento. E a transmissão de conhecimento sobre gestão com certeza deve ser uma preocupação e um investimento das escolas profissionalizantes.

Educação para a vida!

Educação é um processo de vida, e não uma preparação para a vida. A escola deve representar a vida presente, tão real e vital para o aluno, como a que ele vive em casa, no bairro ou na cidade. Os desafios do novo século impõem à escola uma postura diferente, diante da formação de seus alunos. No contexto da reforma da educação, os Parâmetros Curriculares Nacionais, PCNs, orientam para uma metodologia de trabalho flexível, na qual aprender a selecionar informações é fator essencial para a organização do conhecimento. Além de consolidar a aprendizagem e de se afinar com as orientações educacionais vigentes no país, a proposta da prática pedagógica de ensino por projetos contribui de forma consistente para que o aluno desenvolva uma atitude positiva diante do mundo e, também, para que seja capaz de apreender princípios, conceitos e estratégias que podem ser utilizados por ele nas diversas situações de sua vida, para além do ambiente escolar.

O papel do professor

O professor é o centro da construção da aprendizagem do aluno,  mas também pode ser aquele substituto afetivo dos pais e a quem o aluno quer imitar em suas atitudes e modo de ser. Os retornos dados pelo professor podem ser determinantes na vida de um aluno. Cada vez mais, o papel afetivo do professor chama a atenção no processo de formação para a vida e para o trabalho.

educador atual, já adulto e calejado pela vida, precisa emprestar o seu cérebro para os mais novos e aprofundar com eles em um exercício de reflexão sobre fatos, comportamentos, acontecimentos cotidianos, planos, metas, frustrações, sentimentos, escolhas, consequências, começos e recomeços. E isso requer tempo, e tempo de qualidade, investido na nobre missão de educar.

Trabalhando os valores e as relações

Em um mundo globalizado, de comunicação rápida, volume exagerado de informações e velocidade impressionante das mudanças, a escola precisa estar atentas às habilidades sociais e aos valores como respeito, conviver com as diferenças, interação, cidadania, estímulo da solidariedade, da cultura da paz e o exercício da empatia, favorecendo diretamente o crescimento das inteligências interpessoais (relações do aluno com outras pessoas)  e intrapessoais (relações do aluno com ele mesmo), essenciais na formação humana. Uma alternativa para o desenvolvimento de valores na escola é a realização de ações sociais e de educação socio-emocional. Treinar a empatia pode ser um grande diferencial!

Família e escola

A fórmula mágica da educação nesses novos tempos é LIMITE+ATENÇÃO+AFETO. 

Em casa e na escola, essa fórmula deve ser aplicada. O trabalho conjunto entre escola e família afirma os valores, gera segurança, alinha os propósitos e gera crescimento pessoal. É importante que haja entre a família e a escola uma parceria efetiva e forte que resista aos efeitos nocivos que os outros agentes possam exercer na educação dos filhos: a TV, a internet, os “maus amigos”.  

Aos educadores em geral, pais e professores, fica a dica para cuidar da linguagem e da comunicação que utilizam com as crianças e adolescentes, evitando o uso de comparações e afirmações pejorativas, esforçando-se para se conectar com as necessidades emocionais  deles e orientando-os com firmeza e amorosidade.

Diante desse mundo globalizado, uma nova forma de fazer educação deve fornecer subsídios não só para o desenvolvimento cognitivo do profissional, mas principalmente para o seu desenvolvimento psico-afetivo-social o que trará enorme ganho à sua carreira.

A Fundação Roge tem como proposta pedagógica o tripé: formação técnica / formação humana / formação gerencial.  Conheça este projeto educacional:

Como deve ser a educação escolar?

Como deve ser a educação escolar?

Carmem Lúcia Ferreira Alves

Graduada em Psicologia e em Gestão de Recursos Humanos, com extensão em Docência e com especializações em Gestão de Pessoas, em Orientação Profissional de Adolescentes, em Terapia Comunitária Sistêmica Integrativa, em Gestão Educacional e em Gestão de Empresas Produtoras de Leite pelo Sistema MDA. Apaixonada por Educação, atualmente exerce a função de Gestora Educacional e Diretora da Escola Técnica da FUNDAÇÃO ROGE, e considera que o aprendizado constante é a chave para o sucesso profissional e pessoal.

Como deve ser o ensino nas escolas?

Confira a seguir:.
Capacitação e valorização dos professores. ... .
Adoção de uma plataforma de ensino. ... .
Estímulo ao protagonismo dos alunos. ... .
Desenvolvimento das habilidades socioemocionais do aluno. ... .
Inserção da tecnologia na sala de aula. ... .
Uso de material didático contextualizado. ... .
Melhora do ambiente educativo..

Como deve ser a educação para todos?

OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.
TODA PESSOA TEM O DIREITO DE ACESSO À EDUCAÇÃO. ... .
TODA PESSOA APRENDE. ... .
O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE CADA PESSOA É SINGULAR. ... .
O CONVÍVIO NO AMBIENTE ESCOLAR COMUM BENEFICIA TODOS. ... .
A EDUCAÇÃO INCLUSIVA DIZ RESPEITO A TODOS..

O que vem a ser a educação escolar?

Educação escolar é aquela que acontece no âmbito formal, dentro da instituição escolar. A escola é uma importante instituição que auxilia no desenvolvimento social, aprimorando habilidades e competências dos indivíduos.

Qual deve ser o principal objetivo da educação?

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.