Como descobrir se está com sinusite?

Cabeça latejando, incomodando, uma tosse que não passa, principalmente à noite, uma febrinha que vem e que vai, aquela sensação de estar gripado sem estar com o nariz escorrendo.

Será que é sinusite? Pode ser!

Imediatamente surgem muitas outras dúvidas: afinal de contas, o que é a sinusite? Tem cura ou fica crônica, para sempre?
 
Vamos entender tudo isso e também por que nesta época do ano muitas pessoas recebem o diagnóstico de sinusite.
 
Olhe seu rosto de frente para o espelho. Imagine que você tem visão de raio X e por alguns segundos vai se enxergar por dentro. Atrás das bochechas, do nariz e da testa, no espaço que fica no meio das sobrancelhas. Estas regiões internas se chamam “seios da face”. Tem esse nome porque, anatomicamente, são regiões que contém umas “bolsas” cheias de ar. Tudo certo, isso é o normal.
 
Ocorre que em algumas ocasiões produzimos uma quantidade muito maior de secreção nas vias aéreas superiores: quando estamos gripados ou por mecanismos alérgicos, por exemplo. Principalmente nesta época do ano, com o ar muito poluído e seco. O pó em excesso “gruda” na mucosa respiratória e provoca aumento na produção de secreção. Por tudo isso temos mais coriza, mais pigarro e mais “catarro” nas vias respiratórias. Consequência: temos também mais tosse, que é a defesa do organismo para “expulsar” este excesso de secreção.
 
Só que nem sempre a tosse sozinha consegue fazer todo o trabalho de limpeza. E se houver muita secreção sobrando, vai se acumular em algum lugar. Onde? Exatamente nos seios da face. Quando isso acontece, os sintomas acima descritos aparecem e é hora de ir ao médico para que ele possa definir com precisão o diagnóstico.
 
Importante saber que na maior parte das vezes NÃO são necessários exames de imagem para o correto e preciso diagnóstico de sinusite. Com o exame clínico o médico pode identificar alguns sinais que, junto com a história clínica do paciente, fecham o diagnóstico.
 
A boa notícia é que há tratamento. As sinusites agudas tem cura completa. Outras podem recorrer, exatamente como tantas outras afecções de vias respiratórias como otites e amigdalites, por exemplo. E nenhuma delas dura para sempre!!!
 
Não fique com dores de cabeça que tem solução. Na dúvida, procure seu médico!

“A sinusite atacou!” Você deve ter ouvido essa frase quando alguém estava com o nariz entupido e reclamando de fortes dores de cabeça. Mas será que esse era realmente um quadro de sinusite? A dúvida é, sim, muito válida porque os sintomas de sinusite podem ser parecidos com os de outras doenças, muitas vezes sendo até os mesmos. Assim, entender o que é essa doença respiratória e como ela se apresenta te ajudará a identificar os sintomas de maneira mais fácil.

Neste texto, explicaremos de forma didática tudo que você precisa saber sobre a sinusite. Aqui você entenderá quais regiões do seu rosto doem quando essa doença ataca e quais são os demais sintomas que precisam ser notados para identificar a sinusite. Acompanhe aqui com a gente!

O que é a sinusite e onde dói?

De forma simplificada, a sinusite é a inflamação das mucosas que revestem os espaços ocos nos ossos da nossa face. Essa região é conhecida como seios da face e fica na área óssea do nariz, das maçãs dos rostos e dos olhos.

Atualmente, alguns médicos usam o termo rinossinusite. Isso significa que a inflamação acontece não só no revestimento dos seios da face, mas também na cavidade nasal. A nomenclatura tem sido usada porque são raros os casos em que a sinusite não está associada à rinite.

É por isso que as dores nessas regiões se enquadram como um dos sintomas de sinusite. Na imagem abaixo você pode entender melhor a região atingida, veja só:

Como descobrir se está com sinusite?

 

Quais são os sintomas de sinusite?

A inflamação que ocorre durante uma crise de sinusite pode ser causada por uma bactéria, um vírus ou outro agente alérgico. Assim, os sintomas de sinusite podem variar de acordo com a causa e também com o tempo de duração da crise.

A sinusite aguda dura até quatro semanas, enquanto a crônica pode durar mais de doze semanas. Veja quais são os sintomas comumente presentes em cada uma delas:

Sintomas de sinusite aguda

  • Fortes dores de cabeça, com pontada ou sensação de pressão;
  • Nariz entupido, com secreção amarela ou esverdeada;
  • Cansaço;
  • Tosse;
  • Dores musculares;
  • Febre;
  • Falta de apetite.

Sintomas de sinusite crônica

  • Sintomas iguais aos da sinusite aguda, porém ainda mais intensos;
  • Tosses intensas, principalmente à noite e ao deitar.

Atenção à enxaqueca!

A dor de cabeça da sinusite é facilmente confundida com a de quadros de enxaqueca, já que ambas são igualmente fortes. Mas na hora de diferenciar essas duas doenças, procure saber se há uma região dolorida do seu rosto (seios paranasais) e se existem outros sintomas da própria enxaqueca. Sensibilidade à luz, a sons e a movimentos, além de náuseas, tonturas e fadiga são sintomas bem característicos da enxaqueca que não aparecem na sinusite.

O que desencadeia a crise também pode (e deve) ser observado. Dê atenção a jejuns prolongados, falta de sono, estresse e ingestão de cafeína ou bebidas alcoólicas, que são “gatilhos” bastante comuns das crises.

Como descobrir se eu tenho sinusite?

Quais os sintomas de sinusite?.
Congestão nasal;.
Secreção nasal com cor verde ou amarela;.
Dor de cabeça;.
Sensação de pressão no rosto;.
Dor no maxilar superior, acima dos dentes;.
Diminuição no olfato;.
Sangramento nasal;.
Dificuldade em respirar;.

Qual o sintomas da sinusite atacada?

A sinusite aguda geralmente começa com sintomas semelhantes aos do resfriado, como coriza e nariz entupido e dor facial. Pode começar repentinamente e durar de 2 a 4 semanas. A sinusite subaguda geralmente dura de 4 a 12 semanas. Os sintomas de sinusite crônica duram 12 semanas ou mais.

O que é bom para acabar com a sinusite?

Algumas formas naturais para aliviar a sinusite são:.
Umidificar o ambiente. ... .
Fazer lavagem nasal com soro fisiológico. ... .
Usar uma solução salina caseira. ... .
Fazer nebulização. ... .
Inalar vapor de eucalipto. ... .
Aplicar compressas mornas. ... .
Beber mais água. ... .
Tomar chás mornos..

O que piora sinusite?

O ar mais seco e as temperaturas mais baixas facilitam a ocorrência de crises de sinusite, que é a inflamação ao redor das vias nasais. A doença pode ser causada por vírus e bactérias ou ser um problema crônico desencadeado por outros fatores de risco, como poluição e cigarro.