Como consequência do aquecimento global podemos afirmar que?

Aquecimento global: o que é, causas e efeitos!

  • O que é aquecimento global?
  • Causas do aquecimento global
  • Consequências do aquecimento global
    • Efeito estufa e aquecimento global
  • Aquecimento global: soluções
  • Polêmica do aquecimento global
  • Como esse tema pode aparecer no vestibular?
    • Solução
    • Solução

São vários os impactos ambientais causados pela poluição humana, desde os que se relacionam com as propriedades dos lençóis freáticos até aqueles que afetam a qualidade do ar respirado nos grandes centros urbanos. Todas essas consequências devem ser levadas muito a sério pela humanidade, entretanto, em meio a esses efeitos negativos no meio ambiente, há um que, sem dúvida, preocupa mais: o acelerado aquecimento global.

Essa atenção especial para o fenômeno do aquecimento global se deve pelo fato de ele ser um impacto extremamente agressivo, pois, confirmando as tendências para o futuro, há chances de o planeta Terra alcançar temperaturas nocivas para a vida. Cabe ressaltar que esse perigo ameaça tanto a vida humana quanto a animal, ou seja, os efeitos seriam irreparáveis.

CADASTRE-SE E GARANTA O STOODI AGORA!

Acesse gratuitamente por 14 DIAS mais de 6 mil videoaulas, 30 mil exercícios, resumos teóricos e materiais complementares pra download!

Desse modo, por ser um tema relevante para a sociedade, bem como assunto recorrente nos vestibulares, é importante você saber o que é aquecimento global, suas causas e consequências. Boa leitura!

Inicialmente, cabe destacar que o aquecimento global é um fenômeno natural, isto é, ele já ocorria no mundo muito antes de haver poluição em larga escala. Define-se como aquecimento global o aumento da temperatura média na atmosfera e nos oceanos.

Exemplificando, imagine que no ano de 2017 a média da temperatura mundial alcançou a marca de 20° C e, realizando essa mesma medição em 2018, encontrou-se um valor médio de 20,8° C. Dessa forma, podemos afirmar que o aquecimento global nesse período foi o responsável por elevar a temperatura média global em 0,8° C.

Causas do aquecimento global

É preciso diferenciar dois conceitos envolvidos nessa questão. As causas do aquecimento global são de ordem natural, já o que causa o aquecimento global acelerado é a ação humana. Em outras palavras, o acentuado nível de elevação da temperatura enfrentado atualmente pelo planeta Terra está diretamente relacionado com o crescimento da poluição no mundo.

Sendo ainda mais preciso, a emissão exagerada de gases poluentes na atmosfera (principalmente o CO2, CH4 e N2O) é o que, ultimamente, intensifica esse fenômeno.

Como consequência do aquecimento global podemos afirmar que?

Consequências do aquecimento global

Como citado, os efeitos do aquecimento global afetam tanto a vida humana quanto a animal, sendo as principais consequências:

  • elevação do nível do mar (devido ao derretimento de geleiras) a níveis perigosos, ameaçando assim a literalmente afundar cidades inteiras (Banguecoque, Amsterdã e Veneza são exemplos de cidades em risco);
  • morte gradual da vida marinha, uma vez que, ao elevar a temperatura dos oceanos, alteram-se as condições ideais para a sobrevivência de peixes e outros animais aquáticos, o que refletiria negativamente no metabolismo desses seres vivos;
  • intensificação das secas em algumas regiões que já sofrem com esse problema;
  • alteração do regime das chuvas;
  • perda da fertilidade do solo em determinadas regiões;
  • intensificação de doenças como malária e febre amarela.

Efeito estufa e aquecimento global

Efeito estufa é o processo de retenção de calor (oriundo do aquecimento solar) da atmosfera por meio de uma camada de gases. É também um fenômeno natural: inclusive dependemos dele para a sobrevivência, já que é fundamental no controle da temperatura ideal para a vida na Terra.

O problema novamente está na sua intensificação, explicada pelo seguinte esquema:

Aumento da poluição -> emissão de mais gases estufa -> maior concentração de gases na atmosfera que conseguem reter o calor -> elevação do efeito estufa -> intensificação do aquecimento global.

Aquecimento global: soluções

Existem soluções para o aquecimento global e o ponto central está ligado com a redução do volume de gases nocivos despejados na atmosfera. As taxas de emissão dos gases como o dióxido de carbono, metano e óxido nitroso precisam ser reduzidas drasticamente e em um curto espaço de tempo.

Para alcançar essa redução, as seguintes medidas podem ser consideradas:

  • redução do consumo de combustíveis fósseis (gasolina, diesel e gás natural);
  • criação de novos modelos de desenvolvimento que não sejam embasados na emissão de poluentes na atmosfera;
  • investir em tecnologias para o desenvolvimento de mais fontes de energia limpa e renovável;
  • reaproveitamento dos gases metano oriundos de aterro sanitário.

Polêmica do aquecimento global

Recentemente, surgiu uma pequena parcela de cientistas que levantou uma polêmica sobre o aquecimento global. Farsa é como esse grupo caracteriza a discussão, pois começou a questionar se, de fato, há aquecimento global considerável devido à emissão de gases poluentes na atmosfera. Esse grupo de cientistas afirma que é exagerado o senso comum de que gases como CO2 e CH4 são grandes responsáveis por elevar a temperatura da Terra.

A polêmica se estende porque também não há um consenso científico em relação às quantidades exatas de calor que estão sendo acumuladas na superfície terrestre e nos oceanos, o que gera dúvidas se há redução da energia térmica ou apenas transferência de parte dela (da superfície terrestre para o oceano).

Entretanto, essa é uma questão acadêmica extremamente avançada e complexa, sendo que, para fins de vestibular e conhecimento escolar, o aumento do aquecimento global é real e tem muito potencial para elevar a temperatura média do Planeta Terra.

Como esse tema pode aparecer no vestibular?

Veja abaixo duas questões de vestibular que abordam essa temática.

1) Uma das medidas internacionais de combate ao aquecimento global mais divulgadas pela imprensa em todo o mundo foi o Protocolo de Kyoto, que teve como objetivo principal:

a) proliferar ações de aumento da vegetação existente no planeta.

b) diminuir as emissões de gases poluentes na atmosfera.

c) pressionar os países desenvolvidos a contribuir menos com a elevação das temperaturas.

d) conservar as algas marinhas, responsáveis pela disponibilidade do oxigênio na atmosfera.

Solução

Alternativa correta letra “b”, já que a finalidade desse famoso encontro foi o de reduzir as emissões de poluentes na atmosfera, por meio do estabelecimento de cotas de emissão por país.

2) O aquecimento global acarretará uma série de alterações no planeta ao longo do tempo. Analise as alternativas abaixo e marque aquela que não indica uma consequência desse grave aumento da temperatura do planeta.

a) Derretimento das calotas polares

b) Aumento da ocorrência de terremotos

c) Mudanças nos regimes de chuvas

d) Aumento dos níveis dos oceanos

Solução

Alternativa correta letra “b”, já que terremotos não estão relacionados com o aumento da temperatura média da Terra, mas sim com a movimentação do solo.

Nesse contexto, por ser tão relevante para o meio ambiente e assunto de vestibular, o tema aquecimento global precisa ser muito bem compreendido pelos estudantes. Vale lembrar também que todo mundo pode fazer a sua parte para contribuir com um mundo mais ecologicamente correto: práticas como economia de água, optar pela bicicleta e não ao carro e diminuição da produção de lixo são valiosas para o meio ambiente.

Quer estudar mais e contar com uma ótima preparação para conquistar a sua vaga na universidade? Então, acompanhe as dicas do Blog do Stoodi, acesse as nossas videoaulas e teste seu conhecimento com os exercícios disponíveis na plataforma!

Qual é a consequência do aquecimento global?

O aquecimento global tem consequências negativas para a vida de todas as espécies do planeta. As estações estão chegando fora de época, a vegetação e os solos secam mais cedo, o nível do mar está subindo e diversas espécies correm o risco de serem extintas, promovendo uma redução expressiva da biodiversidade.

Quanto ao aquecimento global pode se afirmar que?

O aquecimento global gera uma ameaça ao equilíbrio dos ecossistemas, modificando o regime das chuvas e secas, alterando o ciclo hidrológico, promovendo a escassez de água, tempestades e furacões, afetando diretamente a vida de vários seres.

Quais são as consequências do aquecimento global Brainly?

As consequências do aquecimento global são diversas, como por exemplo, o desequilíbrio da temperatura tendendo a aumentar, o aumento do nível do mar levando o desaparecimento de algumas ilhas, o derretimento das geleiras que causa um desequilíbrio no ecossistema local, entre outros.

O que é o aquecimento global e quais são as possíveis consequências desse fenômeno?

O aquecimento global refere-se ao aumento anormal da temperatura média do planeta registrado nas últimas décadas. Esse fenômeno é associado principalmente às ações antrópicas. O aquecimento global é um fenômeno que tem sido registrado nas últimas décadas e evidencia um aumento anormal da temperatura média da Terra.