Como aumentar a velocidade de uma reação?

Graduação em Química (Centro Universitário Franciscano, UNIFRA, 2014)

Ouça este artigo:

A cinética química estuda a velocidade que as reações ocorrem e os fatores que podem modificá-la. A teoria que rege o estudo da cinética é a teoria das Colisões. Essa teoria explica que para que uma reação inicie ela precisa de energia a qual é adquirida através de colisões entre átomos ou moléculas em um sistema. Essas colisões precisam ser efetivas e para serem efetivas devem ser frontais. Quanto mais concentrado for o meio mais colisões ocorrerão e consequentemente mais energia será obtida, e o inverso também é válido. A quantidade de energia necessária para que uma reação inicie é chamada de energia de ativação. A energia de ativação é definida quimicamente como o mínimo de energia necessária para iniciar uma reação.

Abaixo apresentamos um gráfico de uma reação química:

Como aumentar a velocidade de uma reação?

No gráfico percebemos que a energia de ativação é o caminho dos reagentes até o ponto mais alto do gráfico, que é o complexo ativado. Este ponto da reação é o mais energético e é o momento reacional onde reagentes e produtos coexistem. Após esse ponto ocorre a formação dos produtos. Devemos entender que quanto maior for o caminho dos reagentes até a formação do complexo ativado (a energia de ativação) mais tempo a reação leva para ocorrer. Alguns fatores que podem influenciar a velocidade de uma reação são: a temperatura, a pressão, a concentração, a superfície de contato e por fim, o catalisador e o inibidor.

  • Temperatura: Um aumento na temperatura favorece o aumento na velocidade da reação.
  • Pressão: Um aumento na pressão aumenta a velocidade reacional.
  • Concentração: Um aumento na concentração faz com que aumente a velocidade da reação devido ao aumento de colisões entre os reagentes.
  • Superfície de contato: possui efeito quando um reagente é sólido e o outro é líquido. Quanto menor for o tamanho da partícula sólida mais rápida será a reação química.
  • Catalisador: é uma substância que altera a velocidade de uma reação química (aumenta) sem interferir na formação dos produtos ou mesmo ser consumido na reação.
  • Inibidor: Funciona como o catalisador mas tem o efeito de inibir a velocidade de uma reação, ou seja, torná-la mais lenta.

Os catalisadores são muito utilizados na indústria principalmente porque eles têm por função acelerar a reação sem alterar a formação, ou a quantidade formada de produtos. Quando se utiliza o catalisador a reação tem seu caminho reacional diminuído, ou seja, diminui a energia de ativação (linha vermelha no gráfico), fazendo com que a reação se torne mais rápida. Quando se utiliza o inibidor ocorre o contrário, o caminho reacional aumenta e a reação torna-se mais lenta. Nas reações endotérmicas, que são aquelas que absorvem energia, a energia de ativação é maior do que nas reações exotérmicas, que são aquelas que liberam energia. Um exemplo de catalisador biológico são as enzimas presentes em nosso organismo que fazem com que os processos corporais se tornem mais eficientes.

Texto originalmente publicado em https://www.infoescola.com/quimica/cinetica/

Exercícios e questões de vestibulares

Questão 01: (UDESC 2017/2)

A cinética química é a área da química que trata das velocidades das reações.

Analise os processos em relação à cinética química.

I. Quando o carvão está iniciando a sua queima, as pessoas ventilam o sistema para que a queima se propague mais rapidamente.
II. Um comprimido efervescente se dissolve mais rapidamente quando triturado.

Assinale a alternativa que contém os fatores que influenciam as velocidades das reações químicas nos processos descritos em I e II, respectivamente.

A)

concentração, superfície de contato.

B)

catalisador, concentração.

C)

temperatura, concentração.

D)

superfície de contato, catalisador.

E)

temperatura, catalisador.

Alguns fatores podem aumentar ou diminur a velocidade de uma reação química. São eles:

- temperatura
- superfície de contato
- pressão
- concentração
- presença de luz
- catalisador
- inibidores

Temperatura

A temperatura está ligada à agitação das moléculas. Quanto mais calor, mais agitadas ficam as moléculas.

Se aumenta a temperatura, aumenta a energia cinética das moléculas (movimento). Se as moléculas se movimentam mais, elas se chocam mais e com mais energia, diminuindo a energia de ativação e, em consequência, aumenta o número de colisões efetivas. Portanto, a velocidade da reação também aumenta.

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Por este motivo, aumentamos a chama do fogão para cozinhar e utilizamos a geladeira para evitar a deterioração dos alimentos.

Superfície de contato

A área de contato entre os reagentes também interfere na velocidade das reações químicas. Quanto maior a superfície de contato, maior o número de moléculas reagindo, maior o número de colisões eficazes e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Isso explica, por exemplo, porque devemos tomar um comprimido de aspirina inteiro ao invés de em pó. O comprimido em pó reage mais rapidamente, causando lesões no nosso estômago. Se ele for ingerido inteiro, levará mais tempo para reagir, evitando lesões.

Como aumentar a velocidade de uma reação?
   
Como aumentar a velocidade de uma reação?

Uma substância em pó reage mais rápido do que uma substância inteira porque possui maior superfície de contato. Veja outros exemplos:

- a carne é digerida mais facilmente quando mastigada do que inteira;
- gravetos queimam mais rápido do que um pedaço de madeira de mesma massa;
- palha de aço queima mais rápido do que um pedaço de ferro de mesma massa.

Pressão

Pressão é a razão entre força e área, ou seja, fazer força sobre uma determinada área. Com o aumento da pressão em um recipiente, diminui o volume e, desta forma, aumenta a concentração dos reagentes. As moléculas se chocam mais, aumentando o número de colísões e, portanto, aumenta a velocidade da reação.

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Fonte: brasilescola

Concentração

Concentração está relacionada à quantidade de soluto e de solvente de uma substância. Se aumenta a concentração de reagentes, aumenta o número de moléculas dos reagentes, aumentando o número de colísões e aumentando também a velocidade da reação. Está associada à Lei Cinética (Lei de Guldber-Waage).

Quando se aumenta a concentração de oxigênio numa queima, a combustão acontece mais rápido.

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Presença de luz

Algumas reações químicas ocorrem com maior velocidade quando estão na presença de luz. A luz influencia na velocidade das reações porque é uma energia em forma de onda eletromagnética que ajuda a quebrar a barreira da energia de ativação.

A água oxigenada, por exemplo, se decompõe mais facilmente quando está exposta à luz, por isso devemos deixá-la guardada em local escuro.

A fotossíntese realizada pelas plantas é um tipo de reação que é influenciada pela presença da luz. Outra reação onde é muito utilizada a luz é a decomposição do AgBr, que dá origem aos filmes fotográficos.

Como aumentar a velocidade de uma reação?
  
Como aumentar a velocidade de uma reação?

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Como aumentar a velocidade de uma reação?

Como referenciar: "Fatores que alteram a velocidade das reações químicas" em Só Química. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2022. Consultado em 23/11/2022 às 06:12. Disponível na Internet em http://www.soquimica.com.br/conteudos/em/cineticaquimica/p5.php

Como se pode aumentar a velocidade da reação?

Fatores que alteram a velocidade das reações.
Superfície de contato: Quanto maior a superfície de contato, maior é a velocidade da reação. ... .
Temperatura: Quanto maior a temperatura, maior será a velocidade da reação. ... .
Concentração: Quanto maior a concentração dos reagentes, maior é a velocidade da reação..

Como acelerar uma reação muito lenta?

Os catalisadores conseguem acelerar a reação química porque eles diminuem a energia de ativação, isto é, a energia mínima necessária para que as moléculas colidam de modo eficaz, produzindo o complexo ativado e os produtos. Quanto maior a energia de ativação, mais dificil será para a reação ocorrer.

Como controlar a velocidade das reações químicas?

A velocidade das reações químicas é alterada principalmente por variações na superfície de contato, na concentração dos reagentes, na temperatura e pelo uso de catalisadores. A velocidade das reações químicas é uma área estudada pela Cinética Química.

O que faz uma reação ser rápida?

Fatores que Influenciam na Velocidade das Reações Quando a concentração dos reagentes aumenta, a frequência de choques entre as moléculas também aumenta, acelerando a reação. Quanto maior a concentração dos reagentes, maior a velocidade da reação.