Como aumentar a produtividade da soja?

Clique no player abaixo e ouça nosso artigo!

Incentivo à produção de soja no Brasil

Como incentivar produtores rurais a produzirem mais soja em uma mesma área, além de suprir as demandas de uma população que cresce a cada instante e ainda garantindo uma produção sustentável, que respeite o meio ambiente? A resposta para essa questão é o que buscam os participantes do Desafio Nacional de Máxima Produtividade de Soja, criado pelo Comitê Estratégico Soja Brasil, o CESB. A entidade sem fins lucrativos, com profissionais e pesquisadores de diversas áreas, une o trabalho estratégico à utilização de conhecimentos para beneficiar a sojicultura nacional.

Acesse nossas plataformas e conheça a solução nutricional completa para soja

Quero comprar online

Pelo segundo ano consecutivo, o prêmio de produtividade foi para um parceiro da Yara Brasil. O produtor Ernest Milla, do Condomínio Milla, é conhecido pela tradição em inovação e tecnologia.

Como atingir alta produtividade?

Nesta edição, Ernest usou seus conhecimentos nas práticas do cultivo, combinado com nossos fertilizantes. Com uma nutrição completa e adequada à sua terra, o produtor venceu o desafio com 126,16 sacas por hectare.  Já no ano anterior, o vencedor foi Laércio Dala Vechia, outro grande parceiro da Yara, que, ao todo, colheu 118,8 sacas por hectare. Os bons resultados, conquistado por ambos, só foram possíveis devido às informações, conhecimento adquirido ao longo dos anos e uma terra bem nutrida.

A iniciativa do CESB, mostra que é possível superar os desafios da agricultura e fortalecer toda a cadeia da sojicultura no Brasil, produzindo mais, com sustentabilidade, responsabilidade e respeito à natureza.

Afinal, uma nutrição adequada do solo é essencial para que produções em grande escala aconteçam em espaços reduzidos. É com esse objetivo que trabalhamos diariamente, oferecendo soluções completas de fertilizantes com qualidade superior e, assim, garantindo nutrição equilibrada para proteger safras e aumentar produtividade.

Soluções digitais para uma recomendação assertiva

Com o nosso Sistema de Recomendações de Nutrição, por exemplo, conseguimos criar um plano nutricional específico e personalizado para cada talhão. Além, é claro dos programas nutricionais completos e específicos para cada cultura, que garantem aporte necessário de nutrientes do início ao fim da colheita, com fertilizantes próprios para cada etapa do ciclo.

A Yara também está presente na vida dos produtores de outras formas. Como, por exemplo, através das soluções digitais que usam tecnologia, como imagens de satélite, para auxiliar o agricultor com sua lavoura. E vamos além, com o acompanhamento próximo da nossa equipe agronômica especializada que, junto aos produtores, conseguem definir melhores caminhos para maior qualidade e produtividade de cada cultura.

O plantio de uma lavoura de soja requer planejamento, pois é neste momento que é determinado o início de um ciclo produtivo que pode variar de 120 a 140 dias.

Portanto, alguns fatores como temperatura e umidade do solo, correção do solo, época de semeadura, distribuição e profundidade das sementes, adubação, densidade de plantas por hectare e o monitoramento são essenciais para garantir uma excelente produtividade.

rendimentos de grãos

SEJA PROATIVO E ESPERE QUE O TEMPO COOPERE

Isso porque muito do rendimento da soja é baseado em condições ambientais.

Os altos rendimentos da soja obtidos por muitos agricultores são resultados de muito esforço e investimento em tecnologias como sementes, produtos químicos e tecnologias inteligentes de precisão que auxilia o produtor rural na tomada de decisões.

ESTRATÉGIAS:

1.pH É CRÍTICO

Não deixe os solos ficarem ácidos. O pH do solo é um fator importante para a soja.

O pH é uma medida direta da acidez do solo e consiste na concentração (atividade) de íons hidrogênio na solução do solo.

O pH ideal para garantir a disponibilidade e absorção de nutrientes pelas raízes é entre 5,8 a 6,2.

Solos ácidos ou muito alcalinos (pH > 7) terão baixa liberação de nutrientes.

Outro problema encontrado nas áreas com solos ácidos é a ocorrência de morte das bactérias da família Rhizobiaceae responsáveis pela nodulação das raízes que realizam a fixação biológica de nitrogênio (FBN) nas raízes.

Portanto, manter o pH do solo equilibrado, próximo a neutro, resulta em rendimentos de soja mais consistentes.

A partir da análise do solo, é possível calcular a quantidade de corretivo (calcário) necessário e determinar o tipo de calcário que deverá ser aplicado.

2. GERENCIAR SOLOS ALCALINOS

Em solos alcalinos podem ocorrer deficiências de micronutrientes, o que pode ter um efeito crítico no rendimento.

Em alguns solos com altas concentrações de cálcio resultando em alto pH, pode ser melhor não utilizar a soja na rotação.

Ou, se você decidir plantar soja, encontre uma variedade que possa lidar com essa situação.

No Brasil, a maior parte dos solos das regiões produtoras de grãos tende a acidez.

3. EQUILIBRAR A FERTILIDADE

O potássio desempenha um papel importante no rendimento da soja porque está envolvido no manejo da água e na prevenção de doenças.

Devido a sua carga e ao raio iônico, o potássio é um elemento bastante móvel no solo, com alto risco de lixiviação e perda por escorrimento superficial em solos de Baixa ou Média Capacidade de Troca de Cátions (CTC).

Utilizar como adubação de cobertura, principalmente após a aplicação de herbicidas é uma alternativa para impulsionar o crescimento das plantas e garantir que será exportado para os grãos.

Fique de olho nos níveis de magnésio, especialmente se um campo estiver com alto teor de fósforo – por exemplo.

Se os níveis de magnésio do solo são baixos, tendemos a ver a deficiência de magnésio nas plantas de soja.

Você pode corrigir o solo aplicando calcário dolomítico para resolver o problema.
Como aumentar a produtividade da soja?

4. O NITROGÊNIO É DISPENSÁVEL

Pense cuidadosamente antes de aplicar fertilizante de nitrogênio à soja.

A aplicação de nitrogênio pode fazer com que a soja pareça boa, porque geralmente não produz seu próprio nitrogênio até o estádio V2 ou V3, mas geralmente tem pouco efeito sobre o rendimento e, às vezes, diminui.

Normalmente, ter excesso de nitrogênio disponível torna a soja preguiçosa em nodular e produzir seu próprio nitrogênio.

Você precisa ter atenção com a adubação de fósforo para o alongamento e crescimento celular e precisa de potássio para resistência a doenças.

Como aumentar a produtividade da soja?
Rendimento de Grãos na Soja

5. ADUBAÇÃO FOLIAR

Para certos solos que são deficientes em manganês, a adubação foliar pode prevenir deficiências em plantas de soja.

Atualmente, os agricultores incluíram a adubação foliar na cultura da soja, utilizando produtos de alta qualidade nas rotinas de aplicação (pulverização).

Sendo mais uma alternativa para aumentar o rendimento, pois os resultados são satisfatórios.

6. PROFUNDIDADE DAS SEMENTES

A profundidade ideal para efetuar o plantio é de 3 a 5 cm, tendo cuidado para posição semente e adubo, o qual deve ficar abaixo da semente, evitando o contato direto, pois a salinização do fertilizante prejudica a germinação e emergência das plântulas de soja.

A regulagem da sua plantadora deve ser realizada para fazer um bom trabalho porque provavelmente você obterá uma população de plantas mais uniforme, o que é importante para produzir bem.

Se você tiver que plantar em condições difíceis (solos úmidos, alta quantidade de palhada) e conseguir uma posição menos que ideal para a distribuição das sementes, não desista da plantação – a soja tem uma capacidade notável de compensar e você poderá regular a plantadora com maior número de plantas por metro, contabilizando as perdas.

7. FUNGICIDAS

Conheça o tipo e a quantidade de pressão da doença que você enfrenta em cada campo. Se um campo tem uma história de patógenos, como Phytophthora e Pythium, trate a semente com um fungicida antes do plantio.

8. INOCULE AS SEMENTES

Inocule as sementes com bactérias Rhizobium e pensando na safra do milho pode-se utilizar inoculantes com bactérias Azospirillum brasilense. A inoculação garante a fixação de nitrogênio melhorando o desenvolvimento das plantas e consequentemente o aumento do rendimento.

9. FIQUE À FRENTE DAS PRAGAS

Como o manejo de pragas é uma parte tão importante do alto rendimento da soja, monitore a sua lavoura e consulte um profissional para realizar avaliações.

Você ou o responsável técnico deve conhecer os estágios críticos do desenvolvimento da soja e da praga e os limites econômicos para o tratamento. Fique por dentro das doenças e administre-as com aplicação de fungicida, rotação e variedades.

Insetos como a falsa-medideira, a helicoverpa e o percevejo são apenas alguns exemplos dos problemas que limitam a produtividade.

A principal recomendação para o controle é realizar o Manejo Integrado de Pragas (MIP).

Esse manejo preconiza o monitoramento por meio de técnicas como a do pano de batida, com o objetivo de identificar corretamente a praga e a infestação na lavoura.

Além disso, o MIP permite utilizar um mix de produtos que engloba químicos e biológicos, com o intuito de aplicar o produto mais adequado e no momento certo.
Como aumentar a produtividade da soja?

10. NEMATÓIDES

Os nematóides de cisto de soja são a maior praga com a qual lidamos. Depois de tê-los, eles são quase impossíveis de eliminar.

A rotação de culturas usando gramíneas pode ajudar a minimizar as populações de nematóides.

Se você continuar deixando as populações de nematoides crescerem, sua produtividade será comprometida e você pode perde áreas de cultivo.

Nos plantios diretos, você pode ajudar a manter as populações sob controle aplicando um herbicida de extermínio no outono para controlar ervas daninhas perenes que servem como hospedeiros para nematóides.

Como aumentar a produtividade da soja?

11. RENDIMENTO DA ROTAÇÃO DE CULTURAS

A rotação de culturas quase sempre promove maiores rendimentos de soja.

É o fator de rendimento mais consistente de qualquer coisa que tenhamos estudado, em todos os tipos de solo.

12. CORRIGIR AS CAMADAS COMPACTADAS

A remoção de camadas compactadas utilizando implementos agrícolas como subsoladores pode ajudar no desenvolvimento das raízes da soja, e também ajudará o milho na segunda safra (safra de inverno).

13. MONITORAMENTO USANDO TECNOLOGIAS

A agricultura de precisão é uma ferramenta preciosa para implementar boas práticas no campo. A Agricultura de Precisão preconiza trabalhar com variabilidade.

Com isso, o produtor consegue uniformizar o manejo do solo.

Usando amostragem de solo, mapas de colheita, imagens de satélite, NDVI (em português: Índices de Vegetação da Diferença Normalizada) e condutividade elétrica, conseguimos identificar zonas de manejo, equilibrar os nutrientes dentro do solo e aumentar a produtividade.
Como aumentar a produtividade da soja?

14. NÃO DESPERDICE SEMENTES

Siga corretamente as recomendações agronômicas da variedade escolhida.

Como por exemplo, a população de sementes utilizada.

Observe as características físicas do solo da área de plantio e siga as recomendações de forma a obter o crescimento controlado e sem competição entre as plantas.

Há trabalhos indicando que populações mais baixas, 230 mil plantas/ha, proporcionaram o mesmo rendimento que populações mais elevadas, 380 mil plantas/ha, isto poderá induzir sua utilização para economizar no custo com sementes.

No entanto, isto poderá implicar em maiores gastos com herbicidas, para o controle de ervas daninhas que poderão apresentar maior infestação em função de maiores espaços existentes.

15. NÃO DEIXE O RENDIMENTO DE GRÃOS NO CAMPO

A colheita descuidada pode fazer com que o rendimento de grãos seja reduzido drasticamente.

Regulagens como por exemplo, o ajuste da velocidade da máquina colhedora, a folga côncava, a velocidade do cilindro, facas afiadas e a velocidade do ar da colheitadeira para as condições de cada campo reduz as perdas de grãos durante a colheita.

Como aumentar a produtividade da soja?

Como aumentar a produção de grãos?

Para isso, o produtor deve realizar um bom manejo do solo, adotar o sistema plantio direto em sua plenitude, utilizar a sucessão, rotação e a consorciação de culturas, além das janelas de cultivo entre culturas comerciais.

Como aumentar a produtividade da planta?

6 ESTRATÉGIAS PARA AUMENTAR SUA PRODUTIVIDADE NA LAVOURA.
FIQUE ATENTO À QUALIDADE DO SOLO E AO USO DE FERTILIZANTES..
CONTROLE PRAGAS E DOENÇAS..
FAÇA USO DE TÉCNICAS DE MANEJO MAIS SUSTENTÁVEIS..
UTILIZE AGRICULTURA DE PRECISÃO..
ABUSE NO SOFTWARE PARA ACOMPANHAMENTO AGRÍCOLA..

Qual é a maior produtividade de soja por hectare?

O Brasil atingiu o posto de maior produtor mundial do grão, com uma produção de 135,409 milhões de toneladas, em 38,502 milhões de hectares de área plantada. Assim, a produtividade ficou em 3.517 kg/ha (Fonte: CONAB em levantamento de 05/2021).

O que aplicar na soja?

O potássio é um nutriente muito importante na cultura da soja, sendo o segundo mais requerido pela lavoura. Diante disso, é importante que o agricultor faça o manejo correto da adubação com potássio na soja. Para isto, é preciso saber quando e quanto aplicar desse nutriente.