Como as redes sociais afetam a vida das pessoas de maneira negativa?

Atualmente as pessoas passam mais tempo na internet do que se comunicando pessoalmente com outras pessoas. Refletir sobre os impactos das redes sociais na vida pessoal é importante para não se deixar levar pelo mundo virtual apenas e se isolar do mundo real.

O mundo virtual tomou conta da vida das pessoas. As redes sociais mais do que nunca fazem parte da rotina de muita gente, chegando mesmo a trazer problemas de relacionamento, comunicação e administração do tempo.

Não dá mais para viver sem a comunicação virtual, pois as informações estão nas mãos de todos de forma instantânea. Todos os dias surgem novos equipamentos e softwares que transformam a rotina de crianças, jovens, adultos e também dos idosos, que descobriram a internet como um meio de terem mais atividades e se comunicarem com seus familiares que moram em lugares distantes.

dois recursos muito utilizados para a comunicação de longa distancia!

Existem muitos fatores positivos na utilização das redes sociais, como por exemplo, a troca rápida de informações, a atualização em tempo real do que acontece em todos os setores (acadêmicos comerciais e empresariais). O Facebook possibilitou o reencontro de amigos, familiares e colegas da época de estudante. Através dessa rede social as pessoas curtem, comentam, postam e se divertem com as piadas, vídeos, charges e muitas outras formas de comunicação. O Skype consegue encurtar a distância entre familiares, amigos, namorados, sendo também atualmente utilizado pelas empresas para entrevistas de seleção de pessoas. O WhatsApp se transformou na maior comunidade virtual na qual se postam fotos, vídeos e mensagens de maneira instantânea, conectando diversas pessoas ao mesmo tempo.

de acordo com os resultados de pesquisas, no Brasil, apesar de todos os problemas enfrentados pela população, a internet vem ganhando espaço e já é utilizada por mais de 50% dos brasileiros acima de dez anos, ou seja, 85 milhões de pessoas. Um fato curioso é que os principais motivos para os brasileiros acessarem a internet nos smartphones são para acessar as redes sociais (30%).

A necessidade de se estar conectado tornou-se tão forte que as pessoas acordam, caminham, alimentam e muitas vezes, não dormem, fazendo uso das redes sociais como o Facebook, o WatsApp, entre outras. O acesso em nível mundial é tão intenso, que a cidade chinesa de Chongqing implantou uma faixa exclusiva para usuários de smartphones. A medida tem como objetivo evitar acidentes entre pedestres distraídos que usam o celular enquanto caminham. Da mesma forma que há um faixa para quem usa o celular, há uma faixa exclusiva na calçada para quem não está utilizando o dispositivo.

cidade chinesa de Chongqing

São diversos os aspectos positivos da comunicação virtual, porém, o uso excessivo ou indiscriminado da internet, juntamente com as redes sociais, podem trazer resultados negativos nas relações pessoais, na comunicação com o ambiente externo, além do mau desempenho profissional. O impacto negativo é tão grande que algumas posturas diante desse tipo de comunicação já são consideradas como as grandes “sabotadoras do tempo”, tendo em vista que qualquer ruído de notificação no smartphone tira imediatamente a concentração das pessoas nas atividades que possam estar realizando. Profissionais da área de Administração do Tempo, já sugerem que esse aviso de recebimento de alguma notificação seja desativado do aparelho, principalmente, quando se está trabalhando.

desativação do som da notificação

Outro fator que deve ser levado em consideração é o perigo da falta de socialização devido ao uso indiscriminado das redes sociais. Não dá mais para deixar de observar as pessoas em locais de diversão como bares, restaurantes ou praias, que preferem ficar manuseando os dispositivos móveis ao invés de conversarem entre si, respondendo muitas vezes de forma monossilábica às perguntas que são feitas ou até mesmo não vendo o que se passa ao seu redor.

falta de socialização

O Twitter é a rede social mais utilizada entre as grandes empresas do mundo. O relatório aponta que 80% das 100 primeiras empresas que estão na lista elaborada pela revista “Fortune”, que inclui nomes como Telefônica, Santander e Repsol, possuem pelo menos uma conta nesta rede.

Cada uma destas empresas, situadas entre as 100 primeiras na lista da “Fortune”, tem uma média de quase 15 mil seguidores no Twitter, um número que foi triplicado a partir de 2011.

Depois do Twitter, as redes sociais mais utilizadas pelas grandes companhias são YouTube e Facebook. Isso porque, 79% destas empresas possuem um canal próprio no site do YouTube, sendo que no último ano esse índice era situado em 57%.

No caso do Facebook, o número de empresas que possui pelo menos uma página nesta plataforma é de 74%. Apesar de sua recente implementação, a rede Google+ também já é utilizada por 48% das grandes corporações.

casos famosos de má interpretação nas redes sociais

Boatos causam problemas há séculos. O problema de antigamente é que não havia internet e outros meios acessíveis para as pessoas checarem os fatos em outras fontes. E, ironicamente, o problema atual é justamente a internet. “Hoje, com as redes sociais, uma notícia pode se espalhar muito rapidamente e se tornar a verdade sem ser a verdade”, aponta Duília de Mello, astrônoma brasileira.

casos famosos de notícias falsas na história

  1. Vida na Lua

Atualmente, os cientistas pesquisam a possibilidade de Europa, uma das luas de Júpiter, ter vida. Mas em 1835, muita gente acreditou que os alienígenas estavam mais próximos da Terra: no nosso próprio satélite natural.

A culpa disso foi uma série de seis artigos publicados no jornal americano The Sun. A descoberta foi falsamente atribuída ao astrônomo John Herschel. E segundo o hoaxes.org, que registra boatos famosos da história, ele não ficou nem um pouco feliz com isso. Em uma carta a sua tia, Caroline Herschel — que também era astrônoma –, o cientista disse: “eu foi importunado em todos os quarteirões com aquele boato ridículo sobre a Lua!”. Ainda de acordo com o site, as pessoas se dividiram entre animadas e incrédulas. O furor foi tanto que outros jornais da época começaram a reproduzir a notícia falsa. Eventualmente, o verdadeiro autor confessou a mentira: Richard Adams Locke, que na época, era repórter do The Sun.

2. O “bebê diabo”

Anos antes do chupa-cu integrar o nosso “folclore virtual”, a cidade de São Bernardo do Campo, em São Paulo, viu nascer o “bebê diabo”. Ou não.

A história saiu no Notícias Populares em 11 de maio de 1975. A capa do jornal prometia um “bebê com chifres, rabo e falando”. A edição se esgotou, e a redação produziu mais reportagens sobre o assunto nos meses seguintes.

Uma matéria da Folha de S.Paulo explica o que está por trás da história: o repórter Marco Antônio Montadon havia ido a um hospital no ABC Paulista para confirmar o nascimento de uma criança com prolongamento no cóccix e duas saliências na testa. Os problemas foram solucionados com uma cirurgia na própria maternidade. Por achar que o assunto não valia uma reportagem, o jornalista acabou fazendo uma crônica sobrenatural despretensiosa sobre o assunto — e foi esse texto que acabou sendo publicado.

3. A falsa morte de Britney Spears

Talvez você já tenha procurado por algum artista no Google e tenha se deparado com uma sugestão de pesquisa que completava como “[fulano] morreu” — apenas para dar um susto momentâneo, já que na grande maioria dos casos, nada aconteceu com o artista. Os fãs de Britney Spears passaram por uma situação semelhante em 2001, quando a BBC teria dito que a cantora pop havia falecido.

Na realidade, o site que divulgou a notícia não era o da BBC, e sim uma cópia bem convincente dele. Segundo o The Guardian, o texto ainda fazia referências à “Hit Me Baby One More Time”, uma das músicas mais famosas de Britney, evidenciando de que era tudo uma farsa.

casos em que a internet foi prejudicial para a população e famosos!

Como as redes sociais afetam negativamente a vida das pessoas?

Entre estes impactos temos a ansiedade, depressão, sensação de isolamento e de perda de acontecimentos, pressão, esgotamento e obsessão com o corpo. Além destes, temos também o cyberbullying que impacta negativamente a vida de muitos jovens através de práticas de agressão virtuais.

Como as redes sociais afetam a vida de uma pessoa de maneira positiva e negativa?

Um dos benefícios das mídias sociais é sua capacidade de amplificar as maneiras que os jovens têm para compartilhar, demonstrar atenção e comparar. Elas permitem que jovens se concentrem nas coisas que sempre foram importantes nessa fase: segredos, imagem, aparência e inseguranças.

Qual o poder negativo das redes sociais?

Entre os positivos, está a facilidade de comunicação e informação; porém há os pontos negativos que são a falta de privacidade, pois qualquer pessoa pode visitar o perfil de outra,o aumento de criminalidades,[sem vírgula]e o isolamento, que faz com pessoas só consigam se relacionar com outras virtualmente.