Como as práticas pedagógicas podem melhorar a aprendizagem?

No atual cenário de constante desenvolvimento tecnológico e da Indústria 4.0 inovar tornou-se algo fundamental para quem quer se manter no mercado. No contexto da educação isso não é diferente. Vivemos em um mundo globalizado, em que todos têm acesso às informações em tempo real. Portanto, o alcance da aprendizagem foi expandido e novas práticas pedagógicas, disciplinas e metodologias têm se tornado essenciais.

Estamos na era digital e isso significa que a escola também deve se adaptar. No atual modelo, muitas instituições têm tido dificuldades para formar indivíduos com as competências que lhe permitam ter sucesso nesse novo ambiente e no futuro. Então, encontrar práticas que possam ajudar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e que envolvam conhecimentos tecnológicos e a criatividade podem ajudar e transformar sua escola em um ambiente inovador.

Pensando nisso, no post de hoje, separamos 7 práticas pedagógicas inovadoras que podem transformar o dia a dia da sua escola e te ajudar a formar os cidadãos do futuro. Está interessado? Então, boa leitura!

.

Atualmente os alunos possuem as informações na palma da mãos. Tudo está apenas à distância de um clique. Como utilizar as tecnologias e esse novo cenário na sala de aula de forma que o aluno sinta que está em um ambiente que realmente pode acrescentar conteúdo e trazer ensinamentos relevantes para a sua vida?

Não basta apenas levar computadores e outros dispositivos eletrônicos. Inovar nas práticas pedagógicas vai além disso. É preciso buscar novas formas de incluir a tecnologia na educação, ampliar a visão sobre as necessidades dos estudantes e trazer conteúdos que possam ser aprendidos com a mão na massa e traduzidos para a vida cotidiana.

.

1. Protagonismo do aluno

Colocar o estudante como um parceiro de aprendizagem do professor, fazendo com que ele não seja apenas alguém que receberá e acumulará aquele conhecimento. Portanto, colocar o aluno como protagonista significa trazer atividades educativas que o envolvam e o coloquem como construtor e condutor do seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

É investir na aprendizagem por meio da autoria, trabalhando os componentes do currículo por meio de projetos que sejam construídos pelos próprios alunos.

O canal Futura, em fevereiro de 2019, publicou uma reportagem bem interessante e completa sobre as práticas pedagógicas que colocam o protagonismo em jogo. Dê uma olhada:

.

2. Uso de tecnologias na sala de aula

Trazer as tecnologias para serem utilizadas como recursos pedagógicos dentro da sala de aula pode incentivar práticas inovadoras. Nesse sentido, elas servem como ferramentas de estímulo ao engajamento, à aprendizagem e à colaboração entre os alunos, podendo ser utilizadas de forma lúdica e criativa.

Vale destacar que a tecnologia deve ser utilizada na escola de forma a incentivar o pensamento crítico e a resolução de problemas, trabalhar a comunicação, trazer uma formação mais tecnológica e informacional, além de desenvolver competências sociais.

É importante também conversar com os alunos sobre seus desejos e os formatos que a tecnologia pode ser utilizada na escola, de forma a ampliar não apenas o seu entendimento, mas também o repertório dos professores sobre o seu uso na educação. 

.

3. Aprendizagem compartilhada

Outra interessante prática pedagógica é o estímulo ao trabalho em equipe, atuar entre pares, criando momentos diversos para que os alunos possam ensinar algo para seus colegas. Trazer a socialização, valorizando atividades educativas que gerem a interação, a colaboração e a criatividade em equipe.

Ao invés de incentivar o trabalho individual, promover espaços compartilhados pode ser uma boa ideia nesse caso. Isso porque permite também o envolvimento do professor, fortalecendo os vínculos e apoiando o trabalho do educador.

.

4. Aprendizagem ativa

É o famoso colocar a mão na massa. Aqui o importante é focar na possibilidade de os alunos desenvolverem projetos, resolverem problemas reais, criarem e testarem soluções concretas e, por meio delas, ganharem conhecimento.

Por isso, promova atividades educativas que estimulem a experimentação, a inovação, a criatividade, o exercício da cidadania e, mais que isso, o desenvolvimento integral de todos os alunos. É uma forma de estimular a aprendizagem por meio da ação.

Uma matéria da revista Educação conta sobre o quanto as práticas ativas podem interferir no aprendizado do aluno. 

.

5. Interdisciplinaridade

Uma boa prática pedagógica é o incentivo à realização de projetos que envolvam diferentes áreas do conhecimento. Nesse sentido, vale construir planejamentos interdisciplinares ou por área, que considere e correlacione os objetivos de aprendizagem dos componentes curriculares. 

O ideal aqui é incentivar que os alunos construam pontes entre os saberes e entendam qual a relação entre eles. Com isso, eles conseguem desenvolver uma perspectiva mais amplas sobre seu aprendizado e, consequentemente, desenvolvem o pensamento crítico.

.

6. Gamificação

Uma das grandes apostas de escolas inovadoras no Brasil, a gamificação incentiva o uso de jogos na aprendizagem. Isso permite planejar práticas pedagógicas que envolvam a utilização da lógica dos games e incorpore elementos como aventura, competição e premiação.

Além de engajar o aluno, essa técnica permite aumentar a participação, despertar o interesse do estudante e ainda incentiva a criatividade, a resolução de problemas e a autonomia.

Para entender um pouco mais, dê uma olhada nesse vídeo do canal Espresso 3 sobre a “Gamification” na educação:  

.

7. Aplicação de aprendizados na vida cotidiana

Também chamada de contextualização, essa prática tem o objetivo de valorizar os conhecimentos que os alunos já trazem consigo, além de possibilitar o entendimento e a aplicação daquilo que é visto em sala de aula em seu dia a dia.

É uma maneira de permitir aos alunos o desenvolvimento de um pensamento crítico e reflexivo.

.

Quer inovar a educação na sua escola?

A Mind Makers é pioneira no desenvolvimento do Pensamento Computacional e do Empreendedorismo Criativo, disciplinas que preparam crianças e jovens para os desafios do presente e do futuro.

Juntos, os conteúdos abordam todas as práticas pedagógicas citadas, gerando uma metodologia única e inovadora!

Se sua escola busca um grande diferencial competitivo, entre em contato e saiba como implantar as disciplinas.

Como as práticas pedagógicas podem oportunizar a melhoria da aprendizagem?

As práticas pedagógicas são instrumentos que podem ajudar as escolas a concretizarem seus objetivos de aprendizagem. Por exemplo, por meio delas, é possível manter alunos nativos digitais engajados com a escola ou para estabelecer uma dinâmica de sala de aula mais participativa e inclusiva.

O que fazer para melhorar a prática pedagógica na educação?

O que fazer para melhorar a prática pedagógica?.
Adote uma proposta colaborativa. Todo mundo sabe que a rotina de um professor não é nada fácil. ... .
Faça jogos ou outras práticas lúdicas. ... .
Coloque os alunos para resolver situações-problema. ... .
Entenda o perfil da turma. ... .
Capacite-se com cursos e leituras..

O que pode ser feito para melhorar a aprendizagem?

Aprendizagem dos alunos em 4 passos.
1 – Use tecnologias educacionais inovadoras. A escola deve possuir metodologias educacionais ambiciosas e inovadoras para dar ao aluno modelos mais estimulantes de educação. ... .
2 – Mude o método de ensino! ... .
3 – Invista na formação dos professores. ... .
4 – Desenvolva uma boa parceria com os pais..

O que é uma boa prática pedagógica?

Será prática pedagógica quando incorporar a reflexão contínua e coletiva, de forma a assegurar que a intencionalidade proposta é disponibilizada a todos; será pedagógica à medida que buscar a construção de práticas que garantam que os encaminhamentos propostos pelas intencionalidades possam ser realizados.

Toplist

Última postagem

Tag