Como acabar com piolhos e lêndeas

Para eliminar piolhos e lêndeas existem algumas medidas caseiras e naturais que podem ser experimentadas antes de usar remédios de farmácia.

Este tipo de tratamento inclui o uso de vinagre e óleos essenciais, e pode ser feito em adultos ou crianças. No entanto, se a infestação de piolhos não melhorar em 1 semana, é aconselhado ir ao médico, pois pode ser necessário o uso de shampoos de farmácia.

A seguir estão explicado os 5 passos essenciais para acabar com piolhos e lêndeas de forma natural:

1. Lavar a cabeça com vinagre 

O primeiro passo é lavar o cabelo com uma mistura de vinagre e água morna, que deve ser aplicada diretamente no couro cabeludo. O vinagre possui propriedades que ajudam a matar e eliminar piolhos e lêndeas.

Ingredientes

  • 1 copo de vinagre de sidra ou de maçã;
  • 1 copo de água morna.

Modo de preparo

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com shampoo de uso habitual.

2. Mistura de óleos essenciais

O segundo passo é aplicar diretamente no couro cabeludo uma mistura de óleos essenciais e deixar agir por cerca de 20 minutos, usando uma touca.

Ingredientes

  • 50 mL de óleo de coco;
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de melaleuca (tea tree);
  • 2 a 3 gotas de óleo essencial de erva-doce;
  • 50 mL de vinagre de maçã.

Modo de preparo

Basta misturar todos os ingredientes e aplicar diretamente sobre o couro cabeludo e deixar atuar durante 20 minutos, depois pode-se lavar o cabelo com shampoo que a pessoa esteja acostumada.

3. Pente fino comum ou eletrônico

O terceiro passo é passar um pente fino comum em todo cabelo, separando mecha por mecha, de forma a certificar-se de que todo cabelo é penteado dessa forma. Em vez do pente fino comum, pode-se utilizar um pente eletrônico, no cabelo seco, que é mais eficaz na eliminação e identificação dos piolhos. Veja mais como identificar as lêndeas e piolhos.

Esse pente emite um som contínuo enquanto está ligado e um som mais intenso e mais alto ao encontrar um piolho. Ele emite uma frequência de ultrassons que não são percebidos pela pessoa, mas que é suficiente para matar os piolhos. 

4. Lavar as roupas a alta temperatura

O piolho pode ser transmitido através de escovas, pentes, chapéus, travesseiros ou lençóis e, por isso, é muito importante lavar estes objetos com frequência, para evitar uma nova infestação ou mesmo a transmissão do parasita para outra pessoa.

Assim, todos os objetos que tenham estado em contato com o cabelo, como lençóis, cobertores, roupas, brinquedos de pelúcia, prendedores e arcos de cabelo, chapéus, bonés, tapetes, almofadas e a capa do sofá, devem ser lavados em água com temperatura superior a 60º, para eliminar os piolhos.

5. Repetir os passos 9 dias depois

O piolho tem um ciclo de vida de 9 dias e, por isso, os piolhos que eram lêndeas e que não foram eliminados com na primeira passagem, podem acabar se desenvolvendo em até 9 dias. Assim, repetir todos os passos após 9 dias garante que todos os piolhos são eliminados.

Confira estas e outras dicas no vídeo seguinte:

Como acabar com piolhos e lêndeas rapidamente?

Shampoo para piolho Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Como fazer para acabar com piolhos e lêndeas em um dia?

Misturar um copo de vinagre com um copo de água morna. Depois, espalhar esta mistura em todo o couro cabeludo e cobrir o cabelo com uma touca, deixando agir por aproximadamente 30 minutos. Por fim, pode-se lavar o cabelo normalmente com shampoo de uso habitual.

Qual o melhor remédio para matar piolho e lêndeas?

KWELL - permetrina 1%. Indicação: Tratamento contra a infestação por piolhos e lêndeas (ovos de piolhos).

O que fazer para tirar os piolhos?

Mais sobre o assunto.
Lavar o cabelo com chá de arruda. Um excelente remédio caseiro para tratar a infestação de piolhos e lêndeas é lavar o cabelo com chá de arruda, que elimina os insetos e acalma a coceira no couro cabeludo. ... .
Usar spray de citronela. ... .
Aplicar óleos no couro cabeludo. ... .
Borrifar álcool canforado..