Como acabar com o excesso de suor no rosto?

Como acabar com o excesso de suor no rosto?

A sudorese, popularmente conhecida como transpiração, é um mecanismo natural do corpo humano que elimina o suor (líquido à base de sal) através das glândulas sudoríparas para regular a temperatura corporal. No entanto, a transpiração pode ser excessiva, condição chamada de hiperidrose.

Além do desconforto físico, a transpiração excessiva pode causar danos na autoestima e qualidade de vida do indivíduo, isso porque o excesso de transpiração pode transparecer aspecto de pouca higiene e diminuir o contato com outras pessoas, prejudicando a autoestima. Entre as situações de hiperidrose, o suor excessivo no rosto chama a atenção por interferir nas atividades profissionais e na vida social.

Causas do suor excessivo no rosto

O suor é eliminado pelos poros do corpo todo, mas alguns fatores podem contribuir para que a eliminação da substância seja feita em grandes quantidades na região do rosto.

A vida corrida, demandas de trabalho e diversas situações podem provocar altos níveis de estresse, elevando os níveis de cortisol no organismo, consequentemente alterando o funcionamento do organismo e gerando aumento da produção de suor.

Outro fator que contribui para o suor excessivo no rosto é a ansiedade. Ligada ou não ao estresse, a ansiedade também pode interferir no funcionamento do organismo em situações em que a tensão pode aumentar, como a realização de uma prova ou uma apresentação em público, por exemplo.

A predisposição genética e o uso de medicamentos para tratar algumas doenças são outros fatores que contribuem para o surgimento da hiperidrose facial.

Como Diagnosticar o Suor Excessivo no Rosto?

Apenas um médico dermatologista poderá diagnosticar o suor excessivo no rosto a partir da realização dos seguintes exames:

  • Teste do amido-iodo: Aplicação de uma solução de iodo para localizar onde a transpiração ocorre em excesso;
  • Teste de papel: Aplicação de um papel desenvolvido específico para medir a transpiração em vários locais do corpo;

Como tratar o suor Excessivo no Rosto?

O método de tratamento para o suor excessivo no rosto depende das condições identificadas no diagnóstico do médico especialista. Os tratamentos são:

  • Medicamentos: Dependendo das condições apresentadas no teste e no diagnóstico, o especialista pode indicar o uso de medicamentos antialérgicos que ajudam a impedir o estímulo das glândulas sudoríparas em formato de pomada, creme ou loção.
  • Iontoforese: Procedimento realizado através de aplicação de ondas elétricas para vaporizar e eliminar as glândulas sudoríparas. Este método é recomendado para eliminar o suor excessivo dos pés, mãos e axilas, com diversas sessões de aplicação.
  • Toxina Botulínica: Aplicação de toxina botulínica purificada para bloquear temporariamente as glândulas e nervos que estimulam a produção e eliminação de suor;
  • Cirurgia de hiperidrose: O Dr. Cláudio Lemos é médico cirurgião plástico com diversas especializações nacionais e internacionais, entre os procedimentos a cirurgia de hiperidrose (simpatectomia), um procedimento minimamente invasivo para tratar o suor excessivo no rosto quando os outros métodos falharam ou não são adequados.
    A partir da anestesia geral, a cirurgia de hiperidrose no rosto consiste na utilização de dois instrumentos endoscópicos para isolar a glândula responsável pela produção de suor na região afetada pelo excesso de transpiração. A duração do procedimento é cerca de 20 minutos e oferece recuperação rápida ao paciente. A cirurgia de hiperidrose oferece baixo risco à saúde do paciente.

A sudorese no rosto não configura uma uma complicação de saúde. Trata-se de uma resposta classificada como normal do organismo em períodos de calor intenso, durante a realização de atividades físicas ou mesmo em momentos de nervosismo, para equilibrar a temperatura corporal. 

Entretanto, quando a transpiração acontece de forma elevada, ela é chamada clinicamente de hiperidrose craniofacial, conhecida popularmente como hiperidrose no rosto ou na cabeça. Nesse caso, recomenda-se procurar ajuda médica para ter o devido diagnóstico e a indicação do tratamento mais eficaz.

Confira as possíveis causas

Quando a sudorese no rosto se manifesta de forma intensa, configurando uma hiperidrose, ela pode ter diversas causas relacionadas a outras doenças, como diabetes, por exemplo. Além disso, o uso de alguns medicamentos também está associado ao surgimento do problema. Confira outras possíveis causas:

  • Doenças infecciosas, como HIV ou tuberculose;
  • Mal de Parkinson; 
  • Doença pulmonar; 
  • Câncer,
  • Doença cardíaca.

É importante destacar que o suor excessivo no rosto não está necessariamente ligado às doenças acima, mas pode haver uma relação entre as complicações. É possível, também, que as glândulas sudoríparas, espalhadas em diversas regiões do corpo, apresentem hiperfuncionalidade em razão das alterações hormonais.

Veja quais são as opções de tratamento

As opções de tratamento para a sudorese no rosto vão desde o uso de medicamentos anticolinérgicos até intervenções cirúrgicas. A orientação médica será feita de acordo com o diagnóstico, que aponta a complexidade do problema. Por isso, destaca-se a importância de se consultar com um profissional e não se medicar por conta própria.

1. Uso de medicamentos anticolinérgicos

Como acabar com o excesso de suor no rosto?

A droga anticolinérgica é um excelente remédio para suor excessivo no rosto. Ela apresenta um ótimo aproveitamento, uma vez que suaviza acetilcolina — uma substância química produzida pelo corpo humano que acentua a produção das glândulas sudoríparas.

Dessa maneira, a medida em que as glândulas sudoríparas trabalham menos, é possível observar uma queda no nível de transpiração no rosto e em diversas regiões do corpo, como mãos, pés, cabeça e região íntima, onde as glândulas se apresentam em maior quantidade.

2. Aplicação de toxina botulínica

Conhecida popularmente como botox, a toxina botulínica é uma opção mais avançada de tratamento para quem sofre com uma excessiva sudorese no rosto. A injeção bloqueia os nervos que estimulam a ação das glândulas sudoríparas e dura cerca de nove meses.

3. Intervenção cirúrgica

A intervenção cirúrgica é uma medida tomada quando o excesso de suor no rosto é considerado grave e afeta totalmente a produtividade diária do indivíduo. Além disso, trata-se de uma alternativa quando as opções de tratamento acima não são eficazes.

Nesse caso, a intervenção cirúrgica é feita para cortar os nervos que possibilitam o funcionamento das glândulas sudoríparas. Entretanto, há dois pontos de atenção que devem ser destacados. O primeiro deles é que a cirurgia pode causar um efeito contrário, isto é, quando o rosto para de suar, mas o excesso de transpiração surge em outras regiões do corpo.

O segundo ponto é que a intervenção é mais comum quando a sudorese excessiva se apresenta na região das axilas. O processo só é efeito quando há uma elevada produção de suor no rosto e todos os outros recursos se mostram ineficientes ou são esgotados.

4. Conheça as roupas funcionais que amenizam os efeitos do suor

Como acabar com o excesso de suor no rosto?

Infelizmente, o suor excessivo não é uma complicação que se manifesta somente no rosto. Muitas vezes, o problema aparece em outras regiões ou mesmo no corpo todo. Pensando em tornar o dia a dia do homem mais fácil e amenizar os efeitos da transpiração, a Insider cria roupas que podem ser usadas em diversas ocasiões com releitura tech, isto é, que possuem recursos antiodor e antissuor.

São camisetas camisetas internas, cuecas e blusas básicas para o dia a dia que te ajudam a evitar diversos constrangimentos, como a formação de manchas (a famosa pizza) na região das axilas, por exemplo. Clique para conhecer os produtos.


GOSTOU DO NOSSO POST?

Como acabar com o excesso de suor no rosto?
1

0

Como faço para parar de suar no rosto?

Com a rotina corrida, Rexona relembra algumas soluções que podem ajudar a combater o suor excessivo no rosto de maneira prática e simples:.
Atente para o uso de bonés e chapéus. ... .
Limpe o rosto com água fresca. ... .
Proteja-se do sol. ... .
Mantenha-se hidratado. ... .
Ambiente sempre ventilado. ... .
Mantenha a pele devidamente hidratada..

Porque eu suo muito no rosto?

A produção excessiva de suor no rosto, que recebe o nome de hiperidrose craniofacial, pode acontecer devido ao uso de medicamentos, estresse, calor excessivo ou, até mesmo, ser consequência de algumas doenças, como diabetes e alterações hormonais, por exemplo.

Qual o melhor remédio para suor excessivo?

Medicamentos. O glicopirrolato e a oxibutinina, dois medicamentos anticolinérgicos, são os mais utilizados contra a hiperidrose.