Como acabar com aftas de uma vez por todas?

Conhecida popularmente como afta, a úlcera bucal é uma doença inflamatória comum que pode surgir em toda a mucosa bucal: gengiva, palato duro (céu da boca), beira dos lábios, interior de bochechas e até mesmo na garganta.

Apesar de ser muito conhecida, de acordo com Camila Gallo, dentista e professora de estomatologia da USP (Universidade de São Paulo), não se sabe exatamente qual é a sua causa, mas ela pode estar relacionada com fatores externos, como a alimentação.

Relacionadas

Gallo alerta que quando o paciente sabe quais alimentos precipitam o aparecimento da afta, a indicação é não comê-los. Os alimentos mais ácidos, como abacaxi e molho de tomate, são alguns dos que ajudam no surgimento da úlcera.

Ana Paula Negreiros, professora de patologia bucal de odontologia do Departamento de Clínica Odontológica da UFC (Universidade Federal do Ceará), aponta outras causas para afta de lesão. Como a mucosa da boca é bem fina, uma pizza mais quente ou uma batida de escova de dente pode causá-la.

O trauma causado por uma mordida, por exemplo, também aumenta o risco de aparecimento de afta, assim como quem usa aparelho ortodôntico, que costuma machucar a bochecha com o braquete.

O estresse também é outro fator que pode precipitar o surgimento de lesões. Mas como nem sempre é fácil estar sempre calmo e não descontar na bochecha, é necessário fazer o controle com um especialista.

Iniciando na infância e com um pico de piora na fase adulta, a afta não aparece muito na boca de idosos. Apesar de se curar completamente sozinha entre sete e 15 dias, em casos menos comuns, que os dentistas chamam de afta maior (medindo mais de 1 cm), podem levar até um mês para cicatrizar. A indicação é que se a úlcera não cicatrizar depois de duas semanas, um dentista deve ser procurado para avaliar, afinal existem outras doenças que têm aparência clínica semelhante à da afta.

E mesmo que ela se cure sozinha, na internet existem diversas indicações de remédios caseiros que podem auxiliar na cicatrizar ou até mesmo aliviar a dor. Mas quais realmente funcionam?

Como acabar com aftas de uma vez por todas?

Afta é uma lesão na mucosa bucal que geralmente dura de 1 a 2 semanas

Imagem: iStock

Remédios caseiros para cicatrizar

Usar remédios caseiros para cicatrização de feridas é polêmico. geralmente, os mais comuns são: bochecho com sal, bicarbonato e pedra hume; própolis; cravo-da-índia; gargarejo com vinagre de maçã e água morna; água oxigenada de baixa concentração (10 volumes). Entretanto, apesar de alguns médicos afirmarem que essas táticas ajudam na cauterização, outros são contra e recomendam o auxílio médico caso o ferimento não cicatrize sozinho.

Remédios caseiros que aliviam a dor

  • Chá de camomila: o bochecho com o chá de camomila frio pode ajudar no desconforto por conta de uma substância chamada de azuleno, que tem ação anti-inflamatória.
  • Cravinho-da-índia: também pode ajudar no alívio da dor da afta porque tem propriedades analgésicas.
  • Própolis: em razão da propriedade analgésica, a substância também ajuda no alívio da dor.
  • Mel: pode aliviar o incômodo causado pela afta quando aplicado diretamente na afta a cada 2h ou 3h. É necessário deixar agindo por alguns minutos, depois pode ser engolido --se a pessoa não tiver diabetes. O mel rosado também pode ser uma opção.
  • Óleo essencial de melaleuca: por trazer uma função antisséptica, ajuda na diminuição das bactérias e consequentemente na inflamação e na dor. Mas como tem uma ação mais baixa, não deve ser misturado com água.
  • Óleo de coco: aplicar o óleo diretamente na afta pode aliviar o desconforto ao criar uma barreira protetora. Caso a afta tenha sido criada por um trauma, enquanto a barreira estiver lá, você provavelmente não conseguirá morder a região machucada novamente.

O que pode atrapalhar no processo de cicatrização da afta?

Soluções que tenham álcool podem retardar o processo de cicatrização da afta. Se o propólis tiver uma base alcoólica, por exemplo, pode atrapalhar ao invés de ajudar.

Para Divaldo Lyra Jr., professor de farmácia da UFS (Universidade Federal de Sergipe) e Fernanda Valença, doutoranda do programa de pós graduação em Ciências Farmacêuticas da UFS, a alimentação pode ser o principal item que atrapalha a cicatrização da afta. Ele indica que as pessoas evitem o consumo de alimentos quentes, ácidos ou apimentados, para não irritar mais a lesão existente. Além disso, a higiene bucal adequada também se torna uma aliada na cicatrização e na prevenção de aftas futuras.

Antes de aplicar qualquer remédio caseiro por conta própria na afta, sempre consulte um especialista.

Como acabar com aftas na boca em 1 dia?

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Como acabar com aftas na boca em 1 dia caseiro?

Quais são os melhores remédios caseiros para afta?.
Aplicação de compressa com gelo. ... .
Bochecho de água com sal. ... .
Bochecho com água e bicarbonato de sódio. ... .
Passagem de água oxigenada. ... .
Bochecho ou ingestão de chás. ... .
Aplicação de mel. ... .
Fricção com cravo-da-índia. ... .
Ingestão de iogurte natural..

O que pode ser quando sai muita afta na boca?

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...