Como a tecnologia pode ser utilizada para a preservação dos povos indígenas?

Com soluções práticas, Instituto Yorenka Tasorentsi busca implementar uma abordagem consciente e sustentável para promover coexistência do ser humano com o meio ambiente

Inovação que vem da floresta: instituto une sabedoria tradicional e tecnologia para promover preservação da natureza @yorenka.tasorentsi / Instagram

Com sede no Acre, o Yorenka Tasorentsi é um instituto inovador que celebra a natureza e a sabedoria indígena. Para promover a preservação da floresta e o bem-estar da população local, são adotadas soluções práticas como reflorestamento, agricultura sustentável e manejo de animais silvestres – ações que podem servir de exemplo para toda a sociedade.

O instituto conta, ainda, com um museu de sabedoria indígena, um santuário para espécies ameaçadas de extinção, piscicultura sustentável, destilaria de óleo essencial, uma fazenda orgânica e um centro de artes e artesanato, buscando fazer com que a comunidade local tenho recursos para ser autossustentável e, quem sabe, faça desse um modelo replicável.

Saiba mais

Como a tecnologia pode ser utilizada para a preservação dos povos indígenas?

Como a tecnologia pode ser utilizada para a preservação dos povos indígenas?

Por lá, a natureza e os saberes tradicionais convivem lado a lado com a tecnologia, utilizada para o bem-estar dos animais e plantas na convivência com seres humanos. O instituto combina agrossilvicultura tradicional e inovadora para regenerar o ecossistema. Com o apoio da Comissão Pró-Índio do Acre, o Centro Yorenka Atame formou um grupo de agentes agroflorestais para desenvolver e colocar em prática métodos de conservação e desenvolvimento sustentável baseados no conhecimento tradicional.

Além disso, o instituto também destaca a convivência entre povos indígenas e outras parcelas da sociedade, pensando na preservação da floresta e do conhecimento dos povos tradicionais. O instituto fornece espaço e estrutura para conferências, treinamentos, retiros e outros tipos de reuniões comunitárias, voltadas à partilha de saberes e técnicas de incentivo à sustentabilidade.

O Yorenka Tasorentsi foi fundado Benki Piyãko: líder espiritual e político do povo Ashaninka dedica a sua vida à defesa do meio ambiente e dos direitos humanos. — Foto: @yorenka.tasorentsi / Instagram / Reprodução

Aliando inovação tecnológica, conservação da natureza e conhecimento tradicional, o Yorenka Tasorentsi também atua na preservação da cultura do povo Ashaninka. Um exemplo é o projeto Iraporo Pawa, um "museu vivo" que irá manter uma coleção de registros do conhecimento tradicional indígena e do patrimônio cultural através da divulgação presencial e online. Assim, as espécies vegetais nativas e animais selvagens, os objetos típicos, a música, histórias e idiomas da comunidade também poderão ser preservados – assim como a floresta que eles dedicam a vida para proteger.

Em vídeo institucional, Benko traz um recado sobre a necessidade de preservação da natureza e o papel da espiritualidade dentro das tradições indígenas no respeito à floresta.

Como a tecnologia pode ser utilizada para a preservação dos povos indígenas?

Como as tecnologias podem ser utilizadas para a preservação dos povos indígenas?

Conclui-se que a tecnologia pode ser usada no armazenamento do vocabulário indígena, contribuindo para sua preservação e também utilização em atividades de alfa- betização de índios.

Como os indígenas utilizam a tecnologia?

Os povos indígenas e a tecnologia. Os índios atualmente contam com computadores, câmeras, a internet e outras tecnologias para recuperar e divulgar suas tradições. … Os índios atualmente contam com computadores, câmeras, a internet e outras tecnologias para recuperar e divulgar suas tradições.

O que poderia ser feito para preservar a cultura indígena?

Preservar a cultura indígena é reconhecer a contribuição do índio na formação dos diversos aspectos da vida nacional. No vocabulário: catapora, peteca, siri, ipanema, paraíba, flor, dia e pipoca são alguns exemplos. Na culinária, o Brasil também deve muito aos índios: feijão, milho, mandioca, frutas.

Como a tecnologia influencia no resgate e preservação da cultura indígena?

A Tecnologia como Meio de Preservação da Cultura Indígena O crescimento da internet, por exemplo, enriqueceu o papel do usuário, dotando-o com o potencial e a capacidade de produtor e intermediário de conteúdos.

Quais as contribuições da cultura indígena para a arquitetura atual?

A arquitetura atual pode ser muito influenciada pela cultura indígena e elementos que podem ser vistos nas ocas e malocas. … O uso de plantas e elementos naturais na decoração é um elemento da arquitetura indígena que ainda é explorado (Foto: Portobello S.A.) Os índios também se preocupavam com o chão das malocas.

Qual a importância do uso da tecnologia para os povos indígenas no Brasil de hoje?

“A internet possibilita aos indígenas divulgar suas culturas e potencialidades de forma mais independente e autônoma, se fazendo conhecer e dialogando diretamente com a população nacional”, aponta Thiago Cavalcante, historiador e pesquisador do Laboratório de Arqueologia, Etnologia e Etno-História (Etnolab) da …

Como a tecnologia tem colaborado no cotidiano dos indígenas?

Eletrônicos antes considerados novidades para os índios, atualmente são ítens comuns no dia a dia da tribo. Andando pelas pequenas vias da aldeia Kumenê é possível perceber índios que trocaram as redes de dormir pelas redes virtuais, e o arco e flecha pelos mouses e computadores.

O que os índios perderam com a imposição da cultura europeia?

Resposta: os índios perderam suas terras e a liberdade para exercer sua cultura.

Como a tecnologias podem ser utilizadas para a preservação dos povos indígenas?

Muitos povos indígenas têm usado a rede para atingir um público grande, dentro e fora do país. Os recursos on line são usados para romper o isolamento em que muitas comunidades vivem, e também para vencer a barreira da falta de espaço que esses povos têm nas mídias tradicionais.

Qual a importância da tecnologia para os povos indígenas?

Essas tecnologias chegaram para as comunidades como ferramenta para a educação, pesquisa, divulgação de produtos e da sua identidade. Antes, os nativos só assistiam ao que os brancos faziam, mas agora os brancos começam a assistir à cultura dos indígenas.”

Como a tecnologia pode ajudar os indígenas a preservar suas terras e cultura?

Resposta: poderia ajudar quando entram e suas terras utilizando os aparelhos eletrônicos denunciando para a policia ou outro departamento.

Qual é o impacto do uso da tecnologia na vida dos indígenas?

Ainda segundo o professor, as ferramentas tecnológicas são de suma importância para o dia a dia dos povos indígenas. Afinal, elas possibilitam o acesso deles as redes sociais, educação (aulas EaD), além de servirem como plataforma de divulgação do conhecimento tradicional, através das redes sociais.