Como a ginástica artística chega ao Brasil trazidos por quem Como foi o início?

Na verdade, Daiane, o esporte em que você arrebenta é chamado de diversas formas no mundo inteiro. “Ele sempre teve muitos nomes: ginástica em aparelhos, ginástica de aparelhos e solo, ginástica desportiva, ginástica olímpica…”, diz Nestor Soares Publio, ex-presidente da Federação Paulista de Ginástica e autor do livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica. Mas a […]

Por Guilherme Castellar Atualizado em 4 jul 2018, 20h09 - Publicado em 18 abr 2011, 18h50

Na verdade, Daiane, o esporte em que você arrebenta é chamado de diversas formas no mundo inteiro. “Ele sempre teve muitos nomes: ginástica em aparelhos, ginástica de aparelhos e solo, ginástica desportiva, ginástica olímpica…”, diz Nestor Soares Publio, ex-presidente da Federação Paulista de Ginástica e autor do livro Evolução Histórica da Ginástica Olímpica. Mas a essência de sua dúvida, Daiane, está na, digamos, oficialidade do nome, né?

Pois bem, tudo começou em 1881, com a criação da Federação Internacional de Ginástica (FIG) em Bruxelas, na Bélgica. A primeira língua oficial da entidade foi o francês, idioma em que o esporte acabou sendo batizado como gymnastique artistique, ou seja, “ginástica artística”. E assim ele passou a ser tratado nas Olimpíadas.

No Brasil, a modalidade chegou ainda no século 19, trazida por imigrantes alemães. Nessa época, ela tinha o nome genérico de “ginástica”. Em meados do século 20, o esporte começou a se tornar mais conhecido no país por influência dos Jogos Olímpicos. Aí foi inevitável ele se espalhar com o nome de “ginástica olímpica”, pois era justamente durante os Jogos que ganhava destaque. Em 1978, o nome popular acabou oficializado no estatuto da Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) e assim permanece até hoje. “Ele poderá ser mudado, mas isso exige a aprovação em assembléia-geral dos filiados da CBG, o que já foi tentado pelo menos em duas oportunidades”, afirma Nestor.

Apesar do insucesso até agora,a tendência é que a unificação da nomenclatura acabe mesmo ocorrendo. “Hoje, com mais pessoas tratando-a como ginástica artística, acho que seria mais fácil mudar o nome”, diz Eliane Martins, supervisora das seleções da CBG.

Mas não se preocupe com toda essa confusão, Daiane. Seja ginástica olímpica, seja artística, estaremos todos torcendo para você faturar uma medalha em Atenas!

São elas as representantes da nação durante os eventos internacionais. Apesar da chegada ao Brasil com a colonização alemã, em meados do século XIX, apenas em 1951 a modalidade filiou-se à FIG e mais de vinte anos após, foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica, chamada CBG.

Quando a ginástica chegou ao Brasil é trazida por quem?

A Ginástica Artística no Brasil Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn.

Em que ano a ginástica olímpica chegou ao Brasil e por quem foi trazida?

A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. Trazidos por imigrantes europeus, foi nos Estados da região do sul que ela teve início. Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville.

Como e quando chegou a ginástica no Brasil?

Ginástica no Brasil No Brasil, a ginástica olímpica chegou em 1824, trazida pelos alemães que colonizaram o Rio Grande Sul. ... A participação do Brasil em campeonatos internacionais tem início em 1951, quando foi disputado o I Jogos Desportivos Pan-Americanos, e em 1979 foi criada a Confederação Brasileira de Ginástica.

Quando e onde surgiu a ginástica artística?

A ginástica artística nasceu oficialmente em 1811, quando o alemão Friederich Ludwig Jahn criou, em Berlim, o primeiro clube dedicado ao esporte. ... O esporte teve suas no antigo Egito, onde artistas faziam acrobacias circenses para entreter o público.

Quem ganhou a primeira medalha de ouro para o Brasil?

Em 1920, o tenente Guilherme Paraense obteve a primeira medalha de ouro em Jogos Olímpicos para o Brasil.

Como a ginástica se originou?

A ginástica é um esporte que envolve a prática de uma série de movimentos que requer força, flexibilidade e coordenação motora. Desenvolveu-se na Grécia Antiga, a partir dos exercícios físicos feitos pelos soldados, incluindo habilidades para montar e desmontar um cavalo.

> GINÁSTICA LABORAL PREVENTIVA: busca trabalhar em duas frentes: os exercícios aeróbicos e os anaeróbicos. O objetivo é melhorar a resistência cardiovascular e respiratória com exercícios que aumentam a capacidade de transporte de oxigênio e energia pelo corpo, além disso, há queima de calorias.

Como a ginástica artística chegou ao Brasil?

No Brasil, a ginástica chegou no século XIX. Foi trazida pelos imigrantes europeus que estavam instalados no Sul do país. No ano de 1824, a colonização alemã gaúcha fundou uma Federação de Ginástica, chamada de Federação Riograndense de Ginástica.

Quando a ginástica chegou ao Brasil trazida por quem?

A Ginástica Artística no Brasil Veio da Alemanha a primeira referência da Ginástica Artística para os brasileiros. Os imigrantes alemães recém-chegados ao Rio Grande do Sul, em meados do século XIX, trouxeram os ensinamentos do professor Friedrich Ludwig Jahn.

Quem trouxe a ginástica olímpica para o Brasil?

A chegada da modalidade artística ao Brasil coincidiu com a vinda dos imigrantes alemães ao país, na primeira metade do século XIX, além das posteriores chegadas dos suecos e franceses, que influenciaram diretamente a prática no país, cada qual com sua peculiaridade.

Onde a ginástica artística teve início no Brasil?

A ginástica artística chega ao Brasil em finais do século XIX. Trazidos por imigrantes europeus, foi nos Estados da região do sul que ela teve início. Em 1858 foi fundada em Santa Catarina a Sociedade de Ginástica de Joinville.