Como a detecção de vulnerabilidade ajuda?

Você sabe como identificar vulnerabilidades que colocam em risco a Segurança da Informação de sua empresa?

Já não é novidade para a TI que os riscos existem e são cada vez mais perigosos, uma vez que os cibercriminosos continuamente aperfeiçoam suas táticas.

A busca por brechas que viabilizem um ataque é diária e, para uma organização, identificar vulnerabilidades em redes e sistemas é o primeiro passo para uma gestão de segurança eficiente.

Continue a leitura para saber mais!

Como identificar vulnerabilidades: análise de vulnerabilidades

Não há como identificar vulnerabilidades sem que uma boa análise seja realizada.

Nesse contexto, essa análise de vulnerabilidades consiste em identificar e classificar as brechas de segurança capazes de colocar infraestrutura e dados em risco.

Cabe dizer que brechas decorrem de falhas que podem ser bastante comuns. As principais são:

  • Erro de programação e desenvolvimento;
  • Má configuração de aplicações de segurança como o firewall;
  • Ausência de controle dos usuários;
  • Ausência de política de segurança;
  • Ausência de controle de atualizações;
  • Falta de parcerias especializadas;
  • Pouco investimento em segurança.

Ainda, vale ressaltar que empresas com um nível de maturidade de gestão de TI mais elevado tendem a ser capazes de realizar a análise por conta própria. Ou seja, contando com sua equipe interna.

Porém, esse nem sempre é o caso e a busca por um parceiro terceirizado acaba sendo a melhor solução.

Como identificar vulnerabilidades: conheça os principais tipos de vulnerabilidades

Ainda, para o sucesso do processo é preciso conhecer quais os riscos que podem ser encontrados durante a análise. Sendo assim, para te ajudar a entender como identificar vulnerabilidades, vamos apresentar quais vulnerabilidades são essas. Veja:

Vulnerabilidades de Redes

Problemas com hardware ou software, como acessos de wi-fi pouco seguros ou falhas de arquitetura são exemplos de vulnerabilidades que deixam a rede corporativa exposta à ação de cibercriminosos.

Vulnerabilidades de Sistemas

Também existem vulnerabilidades que tornam uma empresa mais suscetível a ataques que visam o roubo ou o sequestro de informações sensíveis.

É o caso do uso de softwares piratas, desatualizados ou mal-estruturados, por exemplo. Isso porque, nessas condições, um software deixa de receber atualizações de segurança feitas pelos desenvolvedores, e se torna mais suscetível à ação dos criminosos.

Vulnerabilidades de Processos

Os cibercriminosos estão cada vez mais agressivos, mas sua ação costuma se iniciar por brechas pequenas. Assim, ter políticas de segurança da informação rígidas, aumentando o nível de controle sobre os processos ajuda a mitigar vulnerabilidades.

Vulnerabilidades de Pessoas

Por fim, é preciso mencionar o fator humano para que você entenda de vez como identificar vulnerabilidades.

Erros cometidos por funcionários e usuários internos podem facilitar a invasão do sistema, o consequente comprometimento das operações e até a perda de dados sensíveis.

Não falamos necessariamente de erros decorrentes de um comportamento mal-intencionado. Diferente disso, consideramos sobretudo, falhas que decorrem da falta de atenção ou de conhecimento sobre as boas práticas de segurança.

Como identificar vulnerabilidades: conheça os principais tipos de ataques cibernéticos

Outra estratégia para entender como identificar vulnerabilidades e conhecer os tipos de ataques cibernéticos.

Isso porque saber como um cibercriminoso age pode direcionar sua empresa para as brechas que essas pessoas procuram quando desenvolvem suas estratégias.

Atualmente, os principais tipos de ataques contra empresas e seus funcionários no Brasil e no mundo são:

  • Phishing;
  • Ransomware;
  • DDoS Attack;
  • Port Scanning Attack;
  • Cavalo de Troia;
  • Ataques de Força Bruta;

Como identificar vulnerabilidades: Pentest

Como você deve imaginar, a necessidade de descobrir como identificar vulnerabilidades de forma eficiente levou ao desenvolvimento de ferramentas como o Pentest.

O Pentest ou Teste de Intrusão é justamente “uma modalidade de teste de segurança para redes corporativas e computadores que faz identificações detalhadas de falhas e vulnerabilidades“.

Existem diferentes tipos desse teste que variam de acordo com o objetivo de detecção e com as informações disponíveis em cada caso. O ponto comum é a premissa de realizar um “escaneamento” de cibersegurança e detectar riscos.

Uma das formas de realizar o Pentest é buscando uma parceria especializada e contratando um serviço de análise de vulnerabilidade.

A ideia é garantir acesso a um relatório completo de ameaças que direciona os gestores de TI na elaboração de um plano de mitigação de riscos e correção de falhas.

Como identificar vulnerabilidades: faça uma gestão de vulnerabilidades

A essa altura, você sabe como identificar vulnerabilidades; ou seja, tem as informações necessárias para entender quais caminhos seguir. Mas há mais a ser dito sobre isso.

Vulnerabilidades surgem com frequência. Enquanto uma brecha é detectada e corrigida, outras podem estar aparecendo e deixando sua empresa exposta à ação de cibercriminosos.

Assim, o processo de identificação e mitigação de riscos deve ser contínuo. Algo que nos leva a falar sobre a diferença entre análise e gestão de vulnerabilidades.

Como dito, a análise é o processo que identifica e classifica as brechas que podem colocar sua empresa em risco. Entretanto, a análise é uma medida pontual, enquanto a gestão resulta em uma ação contínua de identificação de falhas de segurança.

Assim, mais do que saber como identificar vulnerabilidades, é interessante que sua empresa entenda como criar e colocar em prática um ciclo que se baseia em:

Identificar possíveis riscos → Definir configurar e realizar varreduras no sistema → Interpretar os resultados das varreduras feitas → Identificar possíveis riscos e assim por diante.

Para que a gestão de vulnerabilidades seja colocada em prática, sua empresa tem algumas opções: 1) investir na rápida evolução do setor interno de TI para que essa demanda seja atendida; ou 2) contratar especialistas parceiros.

Quanto a isso, o que você precisa saber é que a Prolinx desenvolveu soluções exclusivas de análise e gestão de vulnerabilidades que podem atender bem a sua empresa.

Nosso serviço de análise foi criado para verificar os riscos atrelados a todos os elementos que mencionamos aqui: tecnologia, processos e pessoas. Já o Prosec, nosso serviço de gestão, foi pensado para garantir um monitoramento contínuo de Segurança da Informação.

Assim, sua empresa pode contar com nossos especialistas e todo seu conhecimento para identificar brechas e eventos de segurança, assim como definir ações prioritárias para elevar os níveis de proteção.

Gostou do conteúdo e quer garantir mais segurança contra vulnerabilidades? Saiba mais sobre o Prosec e conte com essa solução em sua empresa!

O que a identificação de vulnerabilidade permite?

Além disso, a análise de vulnerabilidade possibilita antecipar a identificação e correção de fragilidades para evitar possíveis ataques cibernéticos que comprometam a segurança do ambiente de TI.

Qual o objetivo da análise de vulnerabilidade?

A análise de vulnerabilidade tem por objetivo identificar e consertar sistematicamente as brechas e falhas do ambiente de rede e sistemas.

Como fazer análise de vulnerabilidade?

Como fazer a análise de vulnerabilidade?.
Identifique os ativos em tecnologia da informação. ... .
Utilize o scan de vulnerabilidades. ... .
Avalie as vulnerabilidades. ... .
Realize testes de invasão. ... .
Mantenha o controle contínuo do processo..

Qual ferramenta pode ser utilizada para realizar as varreduras de vulnerabilidades?

O scanner de vulnerabilidade é uma ferramenta preventiva e corretiva essencial para identificar brechas de segurança, mitigar riscos cibernéticos e proteger os ativos das empresas.

Toplist

Última postagem

Tag