Como a atividade física contribui para o bem

Em todos os instantes da nossa vida o movimento está presente. Desenvolver alguma forma de atividade física é uma necessidade básica para o bem-estar físico e mental do ser humano e é essencial no combate ao sedentarismo e aos seus efeitos nocivos.

Hoje dia 6 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Atividade Física.

Cerca de 80% da população não pratica atividade física suficiente para cumprir as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS). Contudo, importa considerar que estas recomendações contemplam sobretudo a prática de exercício físico e desporto. É possível ter uma vida fisicamente ativa através de outras alterações no dia-a-dia que levem a realizar mais movimento – no trabalho, em casa e, sobretudo, nas deslocações. Entre as crianças com 10-11 anos, 64% são pouco ativas fisicamente. O valor da inatividade física sobe abruptamente para mais de 95% em jovens com 16-17 anos.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal de frequência de atividade física é que o seja no mínimo 3x por semana. Pode ser um desporto, uma caminhada, quanto maior a diversidade dos estímulos, maiores serão as possibilidades de atingir uma melhor performance e resultados.

As pessoas que têm um peso acima do seu valor considerado normal, deviam praticar atividade física três a cinco vezes por semana. Além disso, deviam manter uma alimentação saudável e ter um bom descanso. Outro fator muito importante é o consumo de água. Deve consumir-se cerca de 1,5 a 2 litros de água diariamente.

Já as crianças com menos de 12 anos devem praticar atividades físicas mais leves como: futebol, dança, saltar à corda, entre outros. As pessoas que têm algum problema nas articulações, devem evitar exercícios de alto impacto. Praticar natação, hidroginástica, ciclismo entre outras, é o mais indicado para essas pessoas.

Dez benefícios da atividade física para a saúde

1) Acelera o metabolismo

Estudos mostram que a prática da atividade física acelera o metabolismo. Isso permite uma queima de gordura mais rápida e consequentemente uma perda de peso mais eficaz.

2) Previne doenças cardiovasculares

Outro benefício da atividade física é a prevenção de doenças cardiovasculares. Associando a prática regular com a alimentação os efeitos serão potenciados.

A sua prática potencializa o aumento do transporte de oxigénio, diminui a frequência cardíaca basal e fortalece o coração fazendo que ele bombe a mesma quantidade de sangue batendo menos.

3) Ajuda no controle da Diabetes

Um dos principais motivos do desenvolvimento da diabetes é o sedentarismo.

A prática da atividade física ajuda o corpo a responder melhor à ação da insulina e consequentemente controle da glicose no sangue. A maioria dos benefícios da atividade física no tratamento do diabetes tipo 2, está relacionada com as respostas agudas e crónicas sobre a ação da insulina.

4) Combate o stress

Outro benefício da atividade física é o combate do stress e também a diminuição dos sintomas da TPM. Exercitar, induz a produção de endorfinas, uma substância natural que bloqueia a sensibilidade à dor e promove a sensação de relaxamento e prazer.

5) Melhora a auto-estima

Praticar atividade física, aumenta o fluxo de sangue no cérebro, crescem os níveis de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar, a chamada serotonina. Além disso, ajuda a diminuir a ansiedade, a falta de segurança, a dificuldade em lidar com as relações pessoais, a depressão e a sensação de deslocamento.

6) Auxilia no emagrecimento

Existem diversas atividades físicas que queimam bastantes calorias contribuindo para o emagrecimento. Praticar atividade física de forma intensa, vai acelerar o seu metabolismo promovendo uma maior queima de gordura.

É sempre bom lembrar que para se ter bons resultados, deve-se associar a atividade física a uma alimentação saudável e ao descanso.

7) Ajuda no controlo da tensão arterial

Apesar de ainda não ter cura, a tenção alta pode ser controlada e evitada com algumas mudanças de hábito.

A atividade física é um forte aliado para controlar a tensão. Fazer exercício físico, diminui o percentual de gordura, controla os níveis de colesterol e a diabetes, fortalece a estrutura óssea e muscular e melhora a condição cardiovascular do indivíduo. As pessoas hipertensas devem fazer uma avaliação médica antes de iniciar qualquer atividade física.

8) Aumenta a resistência muscular

As atividades físicas são benéficas para todo o organismo, permite o fortalecimento dos ossos, articulações e músculos, proporcionando mais resistência, flexibilidade, equilíbrio corporal e agilidade.

9) Fortalece os ossos

Os exercícios podem afetar positivamente o pico de massa óssea em crianças e adolescentes. Pode também ajudar a manter ou promover um pequeno aumento na densidade óssea em adultos e diminuir a constante perda de massa óssea em idosos.

10) Melhora o sono

Quem pratica atividade física, dorme mais rapidamente, consegue relaxar e descansar, tem um sono mais profundo, menos fragmentado e de qualidade, sente-se bem-disposto, concentra-se com maior facilidade possuindo melhor rendimento. Não é recomendado praticar exercícios próximo do horário de dormir devido ao excesso de adrenalina libertada.

Como a atividade física pode contribuir para o nosso bem

De acordo com a psicóloga, a prática do exercício físico é um recurso fundamental no tratamento da saúde mental, pois melhora a autoestima, proporciona sensação de calma e bem-estar, além de diminuir os riscos da depressão.

Qual a importância da atividade física e seus benefícios?

A importância da atividade física é fundamental em qualquer idade e é um dos meios de cuidar da saúde e ter uma melhor qualidade de vida. Além disso, a atividade física é um importante meio de prevenção para combater doenças crônicas como diabetes tipo 2 e hipertensão arterial¹.

Quais são os benefícios da prática de atividades físicas?

8 benefícios da atividade física regular.
Fortalece o sistema imunológico. ... .
Diminui a pressão arterial e melhora a circulação sanguínea. ... .
Controla a glicemia e complicações da diabetes. ... .
Evita a perda óssea. ... .
Emagrece e ajuda a controlar o peso. ... .
Melhora a insônia. ... .
Promove o bem-estar físico e mental. ... .
Melhora o humor..