Comente as principais características da regionalização do Brasil de acordo com o meio técnico

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis. A regionalização divide o país em região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.

A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado. A partir da difusão histórica das técnicas, busca analisar os fluxos que ocorrem através da infraestrutura que dá suporte as redes de informação, mercadorias, capitais e pessoas.

Região Concentrada

A região Concentrada é formada pelos estados do Sudeste e do Sul (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), sendo caracterizada como a região de maior consolidação das técnicas, ciência e informação.

Além da maior concentração populacional e das maiores cidades, possui os maiores complexos industriais, os principais portos, aeroportos e rodoviais, infovias, shopping centers, redes de supermercados, bem como as principais universidades com as maiores produções científicas do país.

Esta região é marcada por uma densa rede urbana, devido a uma urbanização associada a um setor de comércio e serviços diversificados. A agricultura é moderna, com intensa utilização de tecnologia. A cidade de São Paulo constitui-se um polo nacional, estando onipresente em todo o território e centralizando o capitalismo nacional.

Região Amazônica

A região Amazônica é formada pelos estados do Amapá, Pará, Roraima, Amazonas, Acre e Rondônia. Possui baixas difusão de técnicas no espaço além de uma baixa densidade demográfica. Foi a última região a ampliar a mecanização na produção industrial e agrícola.

Nesta região, os sistemas de informação aparecem através de formas externas, como por exemplo os satélites do SIVAM (Sistema de Vigilância da Amazônia) e os radares do RADAM (Projeto Radar Amazônia). Possui enclaves modernos, representados por megaprojetos econômicos como o da Zona Franca de Manaus e o projeto Grande Carajás, contratastando o sistema de movimento rápido e moderno com o sistema de movimento lento predominante na região.

Região Centro-Oeste

A região Centro-Oeste, que diferentemente da classificação do IBGE inclui o estado do Tocantins, possui uma agroindústria moderna, mecanizada e competitiva, pautada na produção de soja e milho, porém, é subordinada aos interesses das firmas da região Concentrada.

Região Nordeste

A região Nordeste possui um espaço de rugosidades, que são as marcas de heranças do passado, oferecendo resistências a difusão do meio técnico-científico-informacional, que aparece de maneira pontual, por meio de infraestruturas e redes informacionais. Suas vias entretanto, servem mais aos migrantes do que a economia em si, já que a região constitui uma área de repulsão devido a razões históricas do uso do território nordestino.

REPENSANDO A REGIONALIZAÇÃO BRASILEIRA A PARTIR DA TEORIA DO
MEIO TÉCNICO-CIENTÍFICO-INFORMACIONAL

Os geógrafos Milton Santos e Maria Laura Silveira, elaboraram em 2001 uma proposta de divisão regional baseada na difusão diferencial dos meios técnicos-científicos-informacionais e nas heranças do passado, resultando no que se chamou de quatro Brasis. A regionalização divide o país em região Concentrada, Centro-Oeste, Nordeste e Amazônia.

A divisão regional leva em consideração os aspectos socioeconômicos e o meio geográfico, destacando a articulação do território brasileiro inserido como uma economia periférica no capitalismo globalizado. A partir da difusão histórica das técnicas, busca analisar os fluxos que ocorrem através da infraestrutura que dá suporte as redes de informação, mercadorias, capitais e pessoas.

Links para estudos:

Tudo Geo

InfoEnem

Navegação de artigos

Regiões brasileiras correspondem às divisões do território nacional com base em critérios, como aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos. O órgão responsável pela regionalização do Brasil é o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divide o país, atualmente, em cinco regiões:

  1. Norte

  2. Nordeste

  3. Centro-Oeste

  4. Sudeste

  5. Sul

O IBGE já realizou diversas regionalizações, a que vigora atualmente foi elaborada em 1970. Em 1988, com a Constituição Federal, houve alterações na divisão territorial do país com a criação do estado do Tocantins, que passou a integrar a região Norte. As unidades federativas foram agrupadas segundo as suas semelhanças, que podem ser físicas, econômicas, sociais e culturais.

Leia também: Biomas brasileiros

Tópicos deste artigo

  • 1 - Regiões do Brasil: estados, capitais e siglas
  • 2 - Norte
  • 3 - Nordeste
  • 4 - Centro-Oeste
  • 5 - Sudeste
  • 6 - Sul
  • 7 - Curiosidades

Regiões do Brasil: estados, capitais e siglas


As regiões brasileiras correspondem ao agrupamento de estados com características semelhantes.

As regiões brasileiras representam o agrupamento de estados (unidades federativas) com características semelhantes.

Região Norte

Estados

Capitais

Acre

Rio Branco

Amapá

Macapá

Amazonas

Manaus

Pará

Belém

Rondônia

Porto Velho

Roraima

Boa Vista

Tocantins

Palmas

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Região Nordeste

Estados

Capitais

Alagoas

Maceió

Bahia

Salvador

Ceará

Fortaleza

Maranhão

São Luís

Paraíba

João Pessoa

Pernambuco

Recife

Piauí

Teresina

Rio Grande do Norte

Natal

Sergipe

Aracaju

Região Centro-Oeste

Estados

Capitais

Goiás

Goiânia

Mato Grosso

Cuiabá

Mato Grosso do Sul

Campo Grande

Região Sudeste

Estados

Capitais

Espírito Santo

Vitória

Minas Gerais

Belo Horizonte

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

São Paulo

São Paulo

Região Sul

Estados

Capitais

Paraná

Curitiba

Santa Catarina

Florianópolis

Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Norte


A Região Norte é a maior região em extensão territorial.

A Região Norte abrange sete estados, correspondendo a um pouco mais de 45% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 3.853.676,948 km2.

  • População: Segundo o IBGE, a região abriga cerca de 18.182.253 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de 4,72 habitantes por km2.

  • Economia: A região baseia-se nas atividades primárias como extrativismo mineral e vegetal, agricultura e pecuária, e também em atividades do setor secundário, nas indústrias.

  • Aspectos naturais: Nessa região encontra-se a maior floresta tropical do planeta, a Floresta Amazônica, bem como a maior bacia hidrográfica do mundo, a Bacia do Rio Amazonas. Predomina nela o clima equatorial úmido, com um regime de chuvas bem definido e umidade do ar elevada.

Nordeste


A Região Nordeste é a região com o maior número de estados.

A Região Nordeste abrange nove estados e corresponde a quase 18% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.544.291 km2.

  • População: O Nordeste brasileiro abriga cerca de 56.560.081 habitantes, sendo a segunda região mais populosa do Brasil. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 32 habitantes por km2.

  • Economia: O turismo é uma das atividades mais preponderantes na economia nordestina. São desenvolvidas na região atividades de extrativismo e agropecuária.

  • Aspectos naturais: Compreende os biomas Caatinga, Mata Atlântica e faixas de transição com o Cerrado. O clima predominante é o semiárido, mas em áreas de transição podemos encontrar o clima equatorial úmido e o clima tropical. Boa parte dessa região sofre com a falta de chuvas. A seca extrema é um dos obstáculos para o desenvolvimento da região.

Centro-Oeste


A Região Centro-Oeste é a região que faz limitação com todas as outras regiões.

A Região Centro-Oeste abrange três estados e corresponde a cerca de 19% do território brasileiro. Possui uma área de, aproximadamente, 1.606.403 km².

  • População: A região abriga um pouco mais de 16 milhões de habitantes. A densidade demográfica é de, aproximadamente, 10 habitantes por km2.

  • Economia: A economia baseia-se especialmente na agricultura e pecuária, sendo responsável pelos produtos que estão à frente das maiores exportações do país, como a soja. No Centro-Oeste brasileiro, também há intensa prática de extrativismo mineral e a maior reserva de nióbio do mundo. O turismo também é representativo, pois na região encontram-se lugares muito procurados pelos amantes da natureza, com a Chapada dos Veadeiros e a Chapada dos Guimarães.

  • Aspectos naturais: A região abrange o Planalto Central e também a área dos aquíferos, como o Aquífero Guarani. O clima predominante na região é o tropical sazonal, que possui duas estações bem definidas: inverno seco e verão chuvoso. Predominam na região os biomas Cerrado e Pantanal.

Sudeste


A Região Sudeste é a região brasileira mais desenvolvida.

A Região Sudeste abrange quatro estados e corresponde a, aproximadamente, um décimo do território nacional. Possui uma área com cerca de 924.620 km2.

  • População: O Sudeste brasileiro abriga cerca de 87.711.946 habitantes. Possui a maior densidade demográfica do país, com, aproximadamente, 92 habitantes por km2. É uma das regiões que mais atraem migrantes que buscam melhores oportunidades e qualidade de vida.

  • Economia: Possui o maior Produto Interno Bruto brasileiro, correspondente a 55,2% do PIB nacional. A economia baseia-se no setor industrial, financeiro e comercial, com destaque para as indústrias automobilísticas, siderúrgicas e petrolíferas. O turismo também é representativo. O estado do Rio de Janeiro atrai milhões de turistas durante todo o ano.

  • Aspectos naturais: Há predominância dos planaltos nessa região. Os climas predominantes são o tropical e o tropical de altitude. Abrange o bioma Mata Atlântica e há faixas de Cerrado e Caatinga.

Sul


A Região Sul é a que apresenta características mais diversas em relação às outras regiões brasileiras.

A Região Sul abrange três estados e é a que apresenta mais diferenças entre as demais regiões do país. Isso deve-se especialmente à sua colonização, feita principalmente por alemães e italianos.

  • População: O Sul do Brasil abriga, aproximadamente, 29.016.114 habitantes. A densidade demográfica é de cerca de 47 habitantes por km2. É a região que apresenta os melhores indicadores sociais.

  • Economia: Baseia-se no extrativismo vegetal, realizado na região da Mata das Araucárias, e também na agropecuária, com a criação de suínos e a produção de uva. Essa região possui o segundo maior PIB nacional.

  • Aspectos naturais: Devido à sua localização, abaixo da zona tropical, essa é a região que apresenta as estações do ano bem definidas. Os invernos apresentam baixas temperaturas, com ocorrência de geadas. A chuva é distribuída homogeneamente durante todo o ano.

Curiosidades

  • Qual a menor região brasileira em extensão territorial?

    Região Sul

  • Qual a maior região brasileira em extensão territorial?

    Região Norte

  • Qual região brasileira possui mais estados?

    Região Nordeste

  • Qual região brasileira possui menos estados?

    Região Sul

  • Qual região brasileira mais desenvolvida?

    Região Sudeste

  • Qual região mais populosa do Brasil?

    Região Sudeste

  • Qual região com a maior faixa litorânea?

    Região Nordeste

  • Qual a única região brasileira que não possui litoral?

    Região Centro-Oeste

  • Qual região mais fria do Brasil?

    Região Sul

Por Rafaela Sousa
Graduada em Geografia

Quais são as características da regionalização do Brasil?

O Brasil é dividido em cinco regiões atualmente. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o Brasil é dividido em cinco regiões. Regiões brasileiras correspondem às divisões do território nacional com base em critérios, como aspectos naturais, sociais, culturais e econômicos.

Quais são as principais características do meio técnico?

Resposta: O meio técnico representa a emergência do espaço mecanizado, com a introdução de objetos e sistemas que provocaram a inserção das tecnologias no meio produtivo. O meio técnico-científico-informacional corresponde à atual fase dos processos de transformação da natureza e de construção do espaço geográfico..

Quais são as principais regionalização do Brasil?

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação.

Quais são as características do meio técnico

O meio técnico-científico-informacional inicia-se na década de 1970; é caracterizado pela aplicação da ciência à técnica, por isto meio técnico científico; mas este meio, estas técnicas são impregnadas de informação e transmitem, acumulam informação, por isto meio técnico- científico-informacional.

Toplist

Última postagem

Tag