Comece pelo porquê por quê como grandes líderes inspiram ação

O que você pensa ao ouvir nomes como Steve Jobs ou Martin Luther King? É verdade que há muitas diferenças entre eles, mas também um ponto em comum inegável. Ambos são considerados grandes líderes, capazes de inspirar colaboradores, fornecedores e clientes, ou conquistar multidões para suas ideias.

E como eles se destacaram entre tantos outros?

Pode parecer que ser reconhecido dessa forma seja questão de sorte, mas a gente conta um segredo para vocês: ser um profissional transformador depende apenas de uma mudança de mindset. Ou seja, mudar a maneira que você pensa e age.

Por exemplo: você já parou para analisar qual é o seu propósito como pessoa? E como profissional? Qual é o legado que você quer deixar no mundo? Como quer ser reconhecido no mercado de trabalho? Mais do que isso: por quê você quer deixar esse legado e o que te inspira?

Descubra seu propósito

Estamos acostumados a seguir padrões. Fazemos uma faculdade, buscamos uma vaga de emprego comum à área (aquela que todo mundo tenta), sem de fato questionar o que nos faz bem ou o porquê de estarmos fazendo aquilo. Sabemos o que fazemos e como fazemos, mas não por quê.

Inverter esse pensamento e sair do lugar comum é exatamente o que propõe o Golden Circle, ou “Círculo Dourado”. O conceito foi criado pelo escritor e especialista em liderança Simon Sinek. Encontrar o seu propósito é o ponto de partida para definir o caminho que você quer seguir. E, assim, ter clareza de quais passos precisa dar para alcançar seu objetivo.

Comece pelo porquê por quê como grandes líderes inspiram ação

Comece com o porquê

Simon pesquisou empresas e líderes (como Jobs e Luther King, claro) e descobriu que o que os diferencia dos outros é exatamente começar “de dentro para fora” do círculo. Primeiro eles entendem o que os move (“porquê”). Depois, defininem o que fazer e de que maneira - buscando estratégias mais efetivas.

Se você também está disposto a mudar o seu mindset e se transformar num profissional inspirador, vale a pena ver esse vídeo do Simon Sinek no TedxPuget Sound, em 2009 - uma das palestras mais assistidas do mundo!

Como tornar a sua empresa inspiradora?

Assim como suas ideias, sua empresa também pode ser inspiradora e, da mesma maneira, é possível usar o conceito de Golden Circle para aumentar o sucesso do seu negócio.

A gente já sabe que, cada vez mais, os consumidores estão atentos a empresas “humanas”, que se preocupam e defendem causas sociais ou ambientais, por exemplo. Por isso, tão importante quanto utilizar a metodologia para definir um pensamento ou uma atitude, é fundamental aplicá-la na hora de se comunicar com o seu público.

Como diria o próprio Simon, “as pessoas não compram o que você faz, elas compram porque você faz isso!”. E a afirmativa é verdadeira seja você uma startup, uma pequena ou grande empresa.

Tenha em mente:

  • Entenda o propósito da sua empresa;
  • Encontre pessoas que carreguem essa mesma paixão;
  • Mostre ao seu público que existe um objetivo muito maior por trás da sua marca do que apenas o seu lucro.

Assim, se todos os processos e os produtos do seu negócio estiverem alinhados com uma missão, seu crescimento e sucesso serão naturais, já que será muito mais fácil encontrar, conquistar e inspirar pessoas que busquem o mesmo. E o melhor: unidos e fazendo o que amam, será impossível conter seu impacto no mundo.

Que tal pegar seu caderninho WIS e começar a mudança agora mesmo?

No Resumo de Comece Pelo Porquê você entenderá que para despertar a admiração de outras pessoas, bem como para obter sucesso profissional, é preciso conhecer o seu propósito de vida. Ou seja, o seu “por quê”.

O senso comum busca compreender a mente e o comportamento de quem “se deu bem na vida”.

Sabemos que a parcela dos 1% mais ricos do mundo detêm mais do dobro da riqueza possuída por 6,9 bilhões de pessoas. Mas, por que a vida é assim?

De acordo com o autor Simon Sinek, escritor do livro “Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir”, a vida é assim porque nem todo mundo conhece o seu propósito. Isto é, a maioria de nós desconhece o verdadeiro motivo de estarmos aqui… vivendo nesse planeta.

Para Simon, pessoas com um forte senso de propósito são capazes de inspirar grandes multidões. Dessa forma, acabam se “dando bem na vida”, pois adquirem a admiração, o respeito e a confiança dos demais. E com esses pilares, fica fácil conseguir dinheiro, fama, etc.

Leia também: “Resumo de Força de Vontade Não Funciona – Benjamin Hardy“

Quem é Simon Sinek?

Palestrante motivacional, consultor e autor, o inglês Simon Sinek é referência no que se refere a desenvolvimento pessoal.

Autor de dois best sellers: “Comece Pelo Porquê: Como Grandes Líderes Inspiram Pessoas e Equipes a Agir” e “Os Líderes Comem por Último”, Simon estudou direito na City University de Londres, mas não terminou. Na verdade, após abandonar a faculdade, começou a se dedicar à publicidade. Além disso, Simon Sinek é licenciado em antropologia cultural pela Universidade de Brandeis, em Massachusetts.

Depois de passar algum tempo trabalhando em agências de publicidade em Nova York, abriu sua própria consultoria, a Sinek Partners.

Atualmente, Simone é mundialmente conhecido por ter criado o conceito Círculo Dourado (ou Golden Circle) e no Resumo de Comece Pelo Porquê você entenderá como o círculo funciona.

Simon Sinek acredita que algumas pessoas e organizações são mais admiradas e lucrativas, porque conseguem despertar a lealdade de familiares, amigos, clientes e funcionários.

No livro, Simon diz que pessoas prósperas e/ou que estão por trás de empresas bem-sucedidas, conseguem se destacar dos demais por se aterem ao seu propósito de vida.

Em síntese, quando você vive com os “pés em seu propósito”, você consegue inspirar outras pessoas e, dessa forma, você passa a ser alguém admirável.

Fato é que, ao escrever o livro, Simon Sinek deu o ponta pé inicial a um “movimento”, que tem ajudado muitas pessoas em todo o mundo a encontrar sentido em suas vidas pessoais e profissionais.

No livro, Simon cita algumas das personalidades mais importantes da história da humanidade, como por exemplo, Martin Luther King, ­Steve Jobs e os irmãos Wright. Para o autor, a história de vida dessas personalidades famosas, revelam como é possível atrair milhões de seguidores através de ideias fundamentadas em um grande propósito de vida.

No Resumo de Comece Pelo Porquê, você saberá como os grandes líderes e influenciadores de todo o mundo, pensam e agem e; como isso pode te inspirar e te ajudar a transformar o seu modo de viver.

Comece pelo porquê por quê como grandes líderes inspiram ação

Resumo de Comece Pelo Porquê

A narrativa se inicia nos fazendo pensar sobre os motivos de escolhermos determinada marca e não, sua concorrente.

A saber que existem muitos produtos e serviços que “fazem a mesma coisa”, por que optamos por um e não pelo outro?

Talvez você pense: “o preço”.

Mas o que dizer da Apple?

Se existem muitos dispositivos móveis que fazem a mesma coisa, porque milhares de pessoas em todo o mundo sonham em ter um aparelho da Apple?

Para Simon Sinek, a resposta está na maneira como ­Steve Jobs inspirou todas essas pessoas ao longo de sua carreira.

O grande diferencial de Jobs foi saber como explicar o porquê de seus clientes permanecerem com a Apple.

Em outras palavras, Jobs sempre soube que as pessoas poderiam escolher comprar aparelhos de outra marca, inclusive, mais baratos. Mas, ao terem acesso aos sonhos de Jobs e saberem exatamente o que ele fez para chegar até ali; elas simplesmente preferem optar por sua empresa.

Simon vai além e revela que existem apenas duas formas de  influenciar o comportamento das pessoas:

  1. Exercendo a manipulação (reduzindo preço, fazendo promoções etc);
  2. Inspirando todas elas.

Como você já deve saber, Steve Jobs sempre preferiu a segunda opção.

O que te Motiva?

Antes de tudo, é preciso saber claramente o porquê você faz o que faz.

Quando conseguimos transmitir clareza naquilo que fazemos e na razão de fazermos, as pessoas se sentem mais confiantes para acreditar em nós.

Portanto, isso vale tanto para a vida profissional, na venda de um produto, por exemplo, como vale em sua vida pessoal, durante a construção de um sonho que precisa ser compartilhado com a família e amigos.

Assim que você começa a agir com clareza, passa a motivar as outras pessoas e isso se torna um ciclo tendencioso “do bem”.

Comece pelo porquê por quê como grandes líderes inspiram ação

O Círculo de Ouro

Simon ficou famoso por ter criado o “Círculo de Ouro”.

Para o autor, o “Círculo de Ouro” representa a maneira como os líderes motivadores agem. Ou seja, um padrão que surge de modo natural (sem que percebam), mas que é capaz de influenciar pessoas.

A inspiração para tal conceito foi buscada na proporção áurea, uma relação matemática que, para muitos matemáticos, filósofos, artistas… oferece uma espécie de fórmula para que possamos encontrar a exata proporção para tudo o que existe no mundo.

Segundo Simon, esse conceito oferece aplicações práticas em várias áreas. Cuja fórmula, gera resultados previsíveis e replicáveis em ocasiões em que o mais comum seria supor resultados aleatórios ou baseados em sorte.

Nesse hiato, o Círculo de Ouro encontra previsibilidade e ordem nos comportamentos dos seres humanos. Onde seu conceito pode nos ajudar a entender as razões pelas quais fazemos o que fazemos.

Aqui no blog temos um resumo de Por que fazemos o que Fazemos, do Mario Sergio Cortella, que também fala um pouco sobre essa ideia. Vale a pena ler!

Em todo caso, o Círculo de Ouro é um gráfico com a forma de um alvo, que indica, do centro para fora: o porquê, o como e o quê.

Simon diz explica que, todas as pessoas entendem bem o que elas fazem, algumas pessoas sabem como fazem e pouquíssimas sabem bem o porquê fazem.

Sendo assim, é preciso conhecer claramente os seus porquês para começar seus discursos com eles.

Como grandes líderes inspiram ação resumo?

Ideias principais do TEDx “Como grandes líderes inspiram ação” Simon afirma que existe um padrão na forma que todos os grandes e inspiradores líderes e organizações do mundo pensam, agem e se comunicam. O que ele fez foi decodificar esse padrão, criando o chamado Círculo dourado.

Como os líderes inspiram?

Um líder inspira confiança e influencia comportamentos. Os liderados seguem as orientações do líder, não por imposição ou obrigação, mas por acreditar na sua capacidade de liderar. Há um envolvimento emocional entre líder e liderado. Algumas pessoas têm naturalmente facilidade de liderar.

Por que começar pelo Porquê?

Para Simon Sinek, a resposta está no forte senso de propósito que as inspira a darem o melhor de si para uma causa expressiva – o porquê. Ao publicar esse livro, o autor iniciou um movimento que tem ajudado milhões de pessoas a encontrar um sentido maior no próprio trabalho e, assim, inspirar colegas e clientes.

Como motivar pessoas e equipes a agir?

Faça perguntas, ouça às respostas, e, sempre que possível, implemente as soluções sugeridas pelos membros de sua equipe. Mesmo que seja algo pequeno, aceitar essas sugestões vai fazer com que sua equipe se sinta sempre motivada. Uma equipe feliz é uma equipe entusiasmada e positiva, e essa atitude é contagiante.