Com base no que você estudou explique como a rede hidrográfica é aproveitada na europa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Com base no que você estudou explique como a rede hidrográfica é aproveitada na europa

Divisão Principal da Drenagem Europeia (linhas vermelhas) que dividem as bacias hidrográficas (regiões a cinza)

A hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais. As regiões mais elevadas do relevo europeu, como os Alpes, os Pirenéus e o Planalto Central da Rússia, funcionam como importantes centros dispersores de água.

De modo geral, as capitais europeias são banhadas por rios importantes, como é o caso dos rios Tamisa (Londres), Sena (Paris), Spree (Berlim) Danúbio (Viena, Bratislava, Budapeste, Belgrado) e Tejo (Lisboa). Os rios europeus são historicamente importantes como meio de transporte, o que facilitou o desenvolvimento do comércio e da indústria. Além dos rios, o norte do continente possui importantes lagos, em sua maior parte de origem glacial.

O continente apresenta igualmente uma complexa rede hidrográfica, com grandes rios como o Volga, na Rússia, e o Danúbio, que atravessa territórios (ou delimita fronteiras) da Alemanha, Áustria, República Tcheca, Croácia, Hungria, Sérvia, Romênia, Bulgária e Ucrânia. O rio Volga é o maior rio da Europa. Começa no Lago Ládoga e atravessa de cima a baixo o oeste da Rússia até ao "Mar das Caspas" como é conhecido.

Uma das particularidades da hidrografia do subcontinente da América do Norte é a abundância de lagos que se estabelecem na região. Os quais, muitos deles, tem sua formação a partir do derretimento de geleiras ou origem glacial que aconteceu há milhões de anos, como por exemplo, a região dos Grandes Lagos que abriga dentre outros o Superior, Michigan, Huron, Eriê e Ontário.

A região dos Grandes Lagos se estabelece entre os Estados Unidos e o Canadá, na fronteira norte-nordeste. No entanto, a riqueza hidrográfica do subcontinente não se restringe somente aos lagos, isso porque a América do Norte possui uma generosa quantidade de rios, dos quais se destacam o São Lourenço, Mississipi, Colorado, Colúmbia, Yukon e Mackenzie.

Em decorrência da quantidade de rios presentes no território da América Anglo-Saxônica, muitos deles oferecem condições viáveis para a implantação de hidrovias e também para a geração de energia elétrica por meio da instalação de usinas hidrelétricas ao longo de rios.

No transporte hidroviário, os mais usados são os lagos (Grandes Lagos) e rios que se encontra em áreas de planícies como São Lourenço e o Mississipi. Para geração de energia são explorados os lagos, mais precisamente, as cataratas do Niágara que se encontra entre os lagos Eriê e Ontário. Podemos destacar também os rios que percorrem áreas de planaltos que são propícios para produção de energia, com essa característica temos o Colúmbia e o Colorado, ambos nos Estados Unidos.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As bacias hidrográficas são áreas do território ou de uma região compostas por um rio principal e seus afluentes, que escoam para o mesmo curso d’água, abastecendo-o. Elas são separadas por estruturas do relevo, como morros, serras, picos e chapadas. As águas são direcionadas pela topografia do terreno. As formas do relevo levam cursos de água menores, como riachos, córregos e rios pequenos, a abastecerem os rios maiores. Geralmente, o nome da bacia hidrográfica leva o mesmo nome do rio principal.

As bacias possuem a seguinte estrutura: nascente, rio principal, divisores de águas, afluentes e foz. Esses elementos juntos drenam as águas da bacia para uma bacia maior ou para o oceano. As principais bacias hidrográficas do Brasil são as do Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e do São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território nacional.

Leia também: Quais as diferenças entre mar e oceano?

O que é uma bacia hidrográfica?

Bacia hidrográfica é um termo utilizado para caracterizar uma porção do território delimitada, drenada por umrio principal e seus afluentes. As águas da bacia hidrográfica escoam no mesmo sentido e vão em direção à porção mais baixa da área topográfica, seguindo o padrão do relevo.

Essas áreas são elementos naturais de extrema importância para o meio natural, pois são responsáveis pela manutenção dos biomas brasileiros e mundiais, além de dar base para o desenvolvimento das atividades econômicas ligadas ao setor primário da economia, como a pecuária e a agricultura.

O que separa uma bacia hidrográfica de outra são os divisores de água, que são estruturas do relevo, como morros, serras, chapadas ou picos, que definem o padrão de drenagem das águas da chuva ou nascentes, ou seja, determinam por meio da topografia para onde essas águas escoarão.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Elementos de uma bacia hidrográfica

As bacias hidrográficas possuem alguns elementos básicos, que também são chamados de estruturas da bacia. São eles: nascente, rio principal, divisor de águas, afluentes e foz ou exutório.

Com base no que você estudou explique como a rede hidrográfica é aproveitada na europa
Estrutura de uma bacia hidrográfica

Veja a definição de cada elemento da bacia:

  • Nascente: local onde se inicia uma bacia hidrográfica. Geralmente é o ponto mais elevado do relevo e também onde se encontra a principal nascente do rio que dá nome à bacia.
  • Rio principal: rio de maior volume e extensão da bacia. Recebe águas dos rios menores que têm função de abastecê-lo.
  • Divisor de águas: estruturas do relevo que têm o papel de dividir as áreas das bacias. Normalmente são morros, serras, picos, montanhas ou outras estruturas elevadas do relevo.
  • Afluentes: consistem nos rios menores que deságuam no rio principal e têm a função de abastecer esse rio maior.
  • Foz: é o final da bacia e o local onde as águas encontram o oceano ou deságuam em uma bacia hidrográfica maior. É também conhecida cientificamente como exutório. Pode ser do tipo estuário ou delta.

Veja também: Planícies – formas de relevos situadas a poucos metros do nível do mar

Qual a função de uma bacia hidrográfica?

A função de uma bacia hidrográfica é determinada pelo uso que é feito de suas águas, ou seja, depende do lugar onde a bacia se encontra e, automaticamente, das atividades desenvolvidas na região. A função primária da água consiste no abastecimento, que é o uso das águas na cidade e no campo para consumo humano.

Porém, o uso mais comum da água no Brasil está na irrigação. Essa atividade consome a maior quantidade de água no território brasileiro, pois somos um dos países com a maior área plantada no mundo e direcionamos grande parte dos recursos hídricos para essa atividade econômica. A indústria consome também grande parcela de água no país. Atividades industriais como processamento, lavagem e produção de alimentos industrializados são as que mais gastam esse recurso.

Com base no que você estudou explique como a rede hidrográfica é aproveitada na europa
Sistema de irrigação de plantas na agricultura moderna.

Há destaque também para a produção de eletricidade hidráulica ou hidroeletricidade. O país é um dos principais produtores de energia elétrica hidráulica do mundo, e a produção demanda grandes áreas alagadas. Todas as doze regiões hidrográficas do Brasil possuem potencial, mas a região da Bacia da Amazônia merece destaque pelos seus 209.000 m³ de água, quase 60 vezes mais água que o segundo maior rio do mundo, o Rio Nilo.

Tipos de bacias hidrográficas

Nem todas as bacias hidrográficas são iguais, diferenciando-se no tamanho, no perfil do relevo, na estrutura territorial e até mesmo nas suas funções. Os tipos de bacias hidrográficas são definidos pelo destino das águas dessa bacia. Existem vários padrões de drenagem das águas dos rios, que se direcionam a vários lugares.

Vamos identificar quais são os tipos de bacias hidrográficas e o perfil de drenagem dessas águas.

  • Exorreicas: aquelas bacias que as águas escoam diretamente para o mar; são as mais comuns no Brasil.
  • Endorreicas: aquelas bacias que as águas deságuam em lagos, lagoas ou em algum mar fechado.
  • Arreicas: aquelas bacias onde as águas não se direcionam a um lugar específico, perdendo-se no meio do caminho, podendo evaporar ou infiltrar no solo.
  • Criptorreicas: bacias que se direcionam ao interior da Terra, alimentando, assim, lagos, cavernas, grutas e rios subterrâneos.

Bacias hidrográficas do Brasil

Com base no que você estudou explique como a rede hidrográfica é aproveitada na europa
Mapa das regiões hidrográficas brasileiras

O Brasil é um país conhecido pelas suas riquezas naturais hídricas. O país possui, segundo o IBGE, 12 áreas ou regiões hidrográficas. As mais importantes são: Amazonas, Tocantins-Araguaia, Platina (Paraná, Paraguai e Uruguai) e São Francisco. Juntas elas englobam 80% do território brasileiro.

  • Bacia do Rio Amazonas: éa maior bacia do mundo, cobrindo quase 45% do território brasileiro. Abrange territórios de mais oito países além do Brasil. São eles: Suriname, Guiana, Guiana Francesa, Venezuela, Bolívia, Colômbia, Peru e Equador. Além disso, está em sete estados brasileiros: Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Amapá, Pará e Mato Grosso. O nome da bacia é o mesmo nome do maior rio presente nela, o Rio Amazonas, considerado o maior rio do mundo tanto em extensão territorial quanto em volume. Esse rio possui um enorme potencial para a geração de energia e abastecimento para o Brasil e mundo.
  • Bacia do Rio Paraná: é formada pelo Rio Paraná e seus afluentes, como os rios Tietê, Paranapanema e Iguaçu. Está presente nos estados de São Paulo, Paraná, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Santa Catarina e Distrito Federal. Ela é a segunda em potencial hidrelétrico do Brasil, e várias usinas hidrelétricas estão nessa região, entre eles a de Itaipu, atualmente a maior do mundo.
  • Bacia do Rio Tocantins-Araguaia: é a maior bacia hidrográfica totalmente brasileira e comporta dois grandes mananciais de água, o Rio Tocantins (rio principal) e o Rio Araguaia (principal afluente). Está presente em seis estados: Goiás, Tocantins, Pará, Maranhão, Mato Grosso e Distrito Federal. É a terceira em potencial hidrelétrico do país e abriga a usina de Tucuruí, uma das maiores do Brasil.
  • Bacia do Rio Uruguai: tem como principal rio o Uruguai, que marca a divisa entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Também separa Brasil e Argentina, bem como Argentina e Uruguai. A bacia tem um importante potencial de transporte.
  • Bacia do Rio São Francisco: é a principal bacia da região Nordeste do Brasil, sendo usada para abastecimento, transporte, agricultura e geração de energia. Consiste no único rio perene que atravessa essa região. O Rio São Francisco, além de importância econômica e social, carrega também forte valor cultural para o Nordeste brasileiro. Abrange sete estados: Bahia, Minas Gerais, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.
  • Bacia Atlântico Nordeste Ocidental: localizada em quase todo o território do Maranhão e uma pequena parcela do Pará, a bacia tem seu aproveitamento preponderante para o abastecimento urbano. Seu principal afluente é o Rio Pidaré e o Rio Balseiro, no Maranhão.
  • Bacia Atlântico Nordeste Oriental: localiza-se no semiárido brasileiro, sendo caracterizada por apresentar grandes períodos de estiagem. Essa é a região hidrográfica com a menor disponibilidade hídrica do Brasil. Abrange os estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Estão entre os principais rios da região o Rio Conceição (CE) e o Rio Piranhas (RN).
  • Bacia do Parnaíba: também localizada na região do semiárido, a bacia ocupa três estados brasileiros: Ceará, Piauí e Maranhão. Seu principal afluente é o Parnaíba e o uso central das águas é para a irrigação.
  • Bacia do Atlântico Leste: está presente nos estados da Bahia, Minas Gerais, Sergipe e Espírito Santo. Um dos principais rios é o São Matheus (ES). Suas águas são aproveitadas para a irrigação, abastecimento urbano e indústria.
  • Bacia do Atlântico Sudeste: está presente nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Essa é a região brasileira com maior índice de urbanização, portanto o uso da água é direcionado à atividade urbana, industrial e de produção agrícola, como a pecuária e irrigação. Destaque para o Rio Doce (ES) como sendo um dos principais
  • Bacia Atlântico Sul: abrange os estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.O uso das águas é direcionado à irrigação, abastecimento e pecuária. Destaque para o Rio Nhindiaquara (PR) como um dos principais rios da bacia.

Acesse também: Matriz energética brasileira – conjunto de fontes de energia utilizadas pelo Brasil

Exercícios resolvidos

Questão 1 – (Fundação Oswaldo Cruz) – A rede hidrográfica brasileira apresenta, dentre outras, as seguintes características:

A) grande potencial hidráulico, predomínio de rios perenes e predomínio de foz do tipo delta.

B) drenagem exorreica, predomínio de rios de planalto e predomínio de foz do tipo estuário.

C) predomínio de rios temporários, drenagem endorreica e grande potencial hidráulico.

D) regime de alimentação pluvial, baixo potencial hidráulico e predomínio de rios de planície.

E) drenagem endorreica, predomínio de rios perenes e regime de alimentação pluvial.

Resolução

Alternativa B. Prevalecem no Brasil os tipos de bacia exorreicas, ou seja, rios que têm sua drenagem ou escoamento direto para o mar, e foz em estuário, pois quase não temos no país foz em delta.

Questão 2 – (IFCE – com adaptações) – Sobre as características da hidrografia brasileira, são feitas as seguintes afirmações:

I. Considerando-se os rios de maior porte, só é encontrado regime temporário no sertão nordestino, onde o clima é semiárido, no restante do país, os grandes rios são perenes.

II. Predominam os rios de planalto em áreas de elevado índice pluviométrico. A existência de muitos desníveis no relevo e o grande volume de água possibilitam a produção de hidroeletricidade.

III. Na região amazônica, os rios são muito utilizados como vias de transporte, e o potencial hidrelétrico é amplamente aproveitado.

Está correto o que se afirma em:

A) I apenas.

B) I e II apenas.

C) I e III apenas.

D) II e III apenas.

E) I, II e III.

Resolução

Alternativa B. A região Norte tem muitas vias de transporte aquático, porém o potencial hidrelétrico não é amplamente utilizado como deveria.   

Como a rede hidrográfica é aproveitado na Europa?

Os rios europeus são utilizados para o abastecimento dos centros urbanos e para a geração de energia por meio da instalação de hidroelétricas, principalmente na região dos Alpes e Pireneus onde o relevo forma fortes quedas d'água.

Porque se pode dizer que essa rede hidrográfica é bastante utilizada pela população europeia?

A rede hidrográfica da Europa é bastante utilizada pela população Europeia porque permite uma bela dinâmica de mobilidade e comércio, gerando a integração não apenas nos países, mas em toda comunidade europeia.

O que é a hidrografia da Europa?

A hidrografia da Europa é marcada pela grande quantidade de rios. Apesar da existência de elevadas altitudes, o relevo europeu caracteriza-se por áreas com menos de 200m acima do nível do mar. Essas áreas representam 2/3 de seu território e, em grande parte, são constituídas por planícies fluviais.

Como é feito o aproveitamento das águas dos rios no Brasil?

Os rios possuem aproveitamento econômico diversificado, irrigando terras agrícolas, abastecendo reservatórios de água urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia elétrica.