Cite dois fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras

O crescimento populacional ou crescimento demográfico é um conceito que corresponde ao aumento da quantidade de pessoas existentes no globo terrestre.

Ao longo da história houve períodos em que o crescimento da população esteve baixo e outros em que ele aumentou consideravelmente.

Isso ocorreu segundo fatores como a qualidade de vida dos indivíduos, as guerras, as epidemias, os avanços da medicina, etc.

Muitas descobertas e avanços da área médica foram fundamentais para que os séculos XX e XXI registrassem um elevado crescimento populacional. Nesse momento, o planeta passou a ter 2,5 bilhões de habitantes e até hoje esse número só tem aumentado.

Atualmente, a população mundial é de 7,7 bilhões de pessoas e, segundo dados do relatório da ONU (2019), em 30 anos ela aumentará mais 2 bilhões.

Assim, em 2050 o planeta Terra contará com cerca de 9,7 bilhões de indivíduos e isso poderá trazer muitas consequências negativas ao planeta Terra e a vida de seus habitantes, tais como:

  • Aumento da poluição e consequentemente do aquecimento global;
  • Degradação de ecossistemas terrestres e aquáticos;
  • Perda de espécies animais e vegetais;
  • Aumento da pobreza e da desigualdade social;
  • Escassez de alimentos e de água potável.

Quais fatores influenciam o crescimento populacional?

Muitos fatores estão relacionados com o aumento da população de um país, tais como:

  • Melhoria na qualidade de vida da população que consequentemente leva ao aumento da expectativa de vida;
  • Avanços das áreas da medicina e da tecnologia;
  • Aumento da taxa de natalidade (número de nascimentos) e do crescimento vegetativo (crescimento natural);
  • Diminuição dos índices de mortalidade infantil.

O crescimento da população mundial

O crescimento populacional no mundo foi positivo nos últimos anos em alguns locais e, segundo dados do relatório da ONU (2019), é possível que em 2100 a população mundial chegue aos 11 bilhões de pessoas.

Atualmente, a taxa de crescimento demográfico está por volta de 1,2% ao ano, o que é baixo, contudo, o número de habitantes continua a subir.

É necessário ressaltar que em alguns países o número de habitantes não aumentou nas últimas décadas e possivelmente se manterá estável no futuro.

A projeção realizada pelo Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA) apresenta o aumento populacional dos continentes.

Dentre todos os continentes, o qual terá uma subida considerável na taxa populacional durante as próximas décadas será a África.

Cite dois fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras
Gráfico de projeção do crescimento populacional mundial por continentes

Nos outros continentes, a projeção se mostra mais estável com pequenos aumentos populacionais a partir de 2020 como a Ásia, a América do Norte e a América Latina e o Caribe (ALC). Já na Europa e na Oceania os números tendem a permanecer estáveis ou mesmo baixarem.

De modo a compreender melhor as taxas do crescimento populacional nos continentes entre os anos de 1950 e 2010, confira o gráfico abaixo:

Cite dois fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras

É importante referir que, de acordo com o Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA), a taxa de crescimento anual foi maior nos países menos desenvolvidos.

Dessa forma, nota-se uma descida considerável nos países mais desenvolvidos, sendo que a maioria deles estão no continente europeu.

Cite dois fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras

Sobre esse fator, o subsecretário-geral das Nações Unidas para Assuntos Econômicos e Sociais, Liu Zhenmin, afirma:

Muitas das populações que crescem mais rapidamente estão nos países mais pobres, onde o crescimento da população traz desafios adicionais ao esforço para erradicar a pobreza, alcançar uma maior igualdade, combater a fome e a malnutrição e fortalecer a cobertura e a qualidade dos sistemas de saúde e de educação para garantir que ninguém seja deixado para trás.

Entenda mais sobre a Densidade demográfica.

O crescimento da população brasileira

A evolução da população brasileira tem ocorrido de maneira natural nas últimas décadas.

Foi no século XX que houve uma explosão demográfica no Brasil, consequência da melhoria da qualidade e expectativa de vida da população. O pico demográfico aconteceu em 1960 e nas décadas seguintes esteve em declínio.

Segundo o IBGE, a projeção da quantidade de habitantes no Brasil em 2020 é de cerca de 210 milhões de pessoas.

Com isso, o Brasil ocupa o sexto lugar dos países mais populosos do mundo, ficando atrás da China (1 402 509 320), da Índia, (1 361 865 555), dos Estados Unidos (329 634 908), da Indonésia (266 911 900) e do Paquistão (220 892 311).

É provável que a taxa de crescimento populacional Brasil aumente nos últimos anos, no entanto, especialistas não preveem uma explosão demográfica.

Cite dois fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras
Gráfico de crescimento e projeção da população brasileira

Leia mais sobre a População brasileira.

Como calcular a taxa de crescimento de populacional?

O cálculo de crescimento populacional é baseado em dois dados:

  • Crescimento vegetativo (ou natural): corresponde a diferença entre a taxa de natalidade e a taxa de mortalidade, sendo calculado dessa forma: TN – TM = Total em %.
  • Crescimento absoluto: representa a variação do número de indivíduos em um determinado tempo, considerando os nascimentos, as mortes e o saldo migratório. O cálculo é feito da seguinte maneira: nascimentos – mortes + saldo migratório x 100 / população total = Total em %.

Leia também sobre alguns temas relacionados:

  • Crescimento vegetativo
  • Taxa de natalidade e mortalidade
  • Taxa de fecundidade

Referências Bibliográficas

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE
Organização das Nações Unidas (ONU - Brasil)
Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais das Nações Unidas (UN/DESA)

Quais os fatores que impulsionam o crescimento das cidades brasileiras?

Além da industrialização, também esteve associado a esse deslocamento campo-cidade, dois outros fatores, como a concentração fundiária e a mecanização do campo.

Quais fatores impulsionaram a industrialização e o crescimento das cidades brasileiras na Primeira República?

Vários fatores contribuíram para o processo de industrialização no Brasil no começo do século XX: a exportação de café gerou lucros que permitiram o investimento na indústria; os imigrantes estrangeiros traziam consigo as técnicas de fabricação de diversos produtos; a formação de uma classe média urbana consumidora.

Que fatores ajudam a explicar o crescimento da cidade a partir do século?

Resposta: Por conta da grande concentração da população nas cidades. A industrialização fez com que o crescimento demográfico se elevasse nas cidades. No meio urbano as pessoas tinham melhor qualidade de vida, alimentos, acesso à vacinação e a cura de doenças.

Quais são os fatores que contribuíram para o surgimento das primeiras cidades?

Resposta: A Divisão do Trabalho, as desigualdades sociais. Além do desenvolvimento da agricultura, com direção centralizada dos trabalhos coletivos de irrigação, outros fatores contribuíram para transformar as aldeias em cidades.