Cite atitudes que devemos ter para economizar água tratada e para preservar a água do planeta

  • WhatsApp
  • Facebook
  • Twitter
  • Pinterest
  • Linkedin
  • Copiar Link
Cite atitudes que devemos ter para economizar água tratada e para preservar a água do planeta

A forma mais econômica de aguar as plantas é usando um regador! (Foto: Thinkstock)

A sustentabilidade é um assunto muito importante e tem sido discutido cada vez mais. Para ajudá-lo a economizar cada vez mais água e contribuir para o meio ambiente, confira 10 atitudes que ajudam nessa missão:

1. Nos dias quentes faça a rega das plantas pela manhã ou à noite, para reduzir a perda de água por evaporação. A economia é de 48 garrafas de 2 litros por mês. No inverno, regue dia sim, dia não.

2. Para economizar água na hora de lavar a louça, limpe os restos de comida dos pratos e das panelas. Molhe tudo de uma vez e feche a torneira enquanto os ensaboa. Abra a torneira só para enxaguá-los. Acredite, o consumo de água cai de 117 litros para 20 litros!

3. Em residências ou condomínios, as piscinas que não estiverem sendo utilizadas precisam ficar cobertas. Assim, a perda por evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, isso representa uma economia mensal de 3.785 litros de água - quantidade suficiente para atender uma família de quatro pessoas por cerca de um ano e meio.

4. Nada de jogar óleo de cozinha sujo pelo ralo! Além de entupir seu encanamento e deixar aquele mau cheiro na cozinha, um litro de óleo descartado de forma errada polui 25 mil litros de água. Procure uma cooperativa e encaminhe o resíduo para reciclagem. Esse material pode ser transformado em sabão!

5. O lixo descartado de forma errada, como jogar um papel de bala pela janela ou no vaso sanitário, pode ir parar nos sistemas de abastecimento de água da cidade. O problema é que quanto mais suja estiver essa água, mais difícil (e caro!) fica para limpá-la para o uso da população.

6. Você sabe verificar quando o vaso sanitário está com vazamento? Essa é bem fácil: jogue pó de café nas laterais do vaso e observe. Se ele derreter ou desaparecer é sinal de que há vazamento na válvula ou caixa de descarga.

7. Dica para descobrir vazamento na instalação interna: 1º) Feche o registro do hidrômetro. 2º) Abra a torneira logo em seguida e espere toda a água escorrer. 3º) Coloque um copo cheio de água na boca da torneira e observe. Se a água do copo for sugada é sinal de que há vazamento no ramal que está ligado diretamente à rede.

8. Ao escovar os dentes por cinco minutos sem fechar a torneira, são consumidos 12 litros de água. Reduza o gasto para meio litro só molhando a escova e usando um copo do líquido para enxaguar a boca!

9. Muitos acabam demorando até 30 minutos para lavar o carro. Com uma mangueira não muito aberta, o gasto é de 216 litros de água. Com meia volta de abertura, o desperdício chega a 560 litros. Para reduzir, lave seu automóvel uma vez por mês com balde. Assim, o consumo cai para 40 litros.

10. Lavar roupa todo dia, que agonia! Ainda mais em tempos de economia de água. Deixe acumular o máximo de peças que puder e, só então, ligue a máquina de lavar. Se você tem tempo disponível, vale até lavar as peças na mão para evitar o desperdício. Outra dica é colocar um balde vazio perto do chuveiro quando estiver tomando banho. A água coletada ali pode servir para deixar as roupas mais sujas de molho antes da lavagem.

SÃO PAULO – Depois da crise hídrica ocorrida entre 2014 e 2016 em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (e que costuma ameaçar uma volta em todo inverno seco no Sudeste), economizar água não é mais somente uma iniciativa, mas uma necessidade e um ato de civilidade.

Campanhas para a economia estão sendo feitas por todos, e, por isso, separamos as melhores dicas para reduzir o consumo de água e tentar diminuir (e a sua conta também!).

Afinal, não se trata apenas de um gasto: água doce é um recurso hídrico cada vez mais escasso, e quanto mais hábitos de redução você já tiver adotado, mais fácil será para você e o planeta. Confira:

1. Tome banhos mais curtos
Se cada pessoa de São Paulo reduzissem em cinco minutos o tempo de banho diário, daria para economizar 26,8 bilhões de litros de água por mês.

2. Feche o chuveiro sempre que possível
Além de demorar menos tempo no banho, evite deixar o chuveiro aberto enquanto se ensaboa e ligue-o apenas quando for se enxaguar. Assim, o consumo cai de uma média de 180 para 48 litros a cada banho.

3. Mantenha a torneira fechada
Ao escovar os dentes, lavar o rosto ou as mãos, mantenha a torneira fechada. A economia é de 12 litros em casas a 80 litros em apartamentos.

Fique atento também se a torneira não continua pingando água mesmo quando fechada. No período de um ano, ao menos 16 mil litros de água limpa são desperdiçados apenas pelo mau fechamento das torneiras.

4. Cuidado com os vazamentos
Por mês, 96 mil litros de água potável são desperdiçados por um buraco de dois milímetros em um cano. A quantidade de um dia é capaz de lavar todas as roupas em uma só lavagem na máquina de lavar.

5. Use a descarga com consciência
Se pressionada por seis segundos, cada descarga do vaso sanitário consome entre 6 e 10 litros de água. Utilize-a somente quando houver necessidade e não jogue lixo no vaso sanitário.

6. Limpe antes de lavar
Muitas pessoas exageram no consumo de água na hora de lavar louça, seja por deixar a torneira aberta ou porque a louça está muito suja. Para evitar, retire o excesso de sujeira dos pratos, copos, talheres e panelas a seco, antes de abrir a torneira e mantenha-a fechada.

Com a máquina de lavar louças, tenha atenção para liga-la apenas quando estiver cheia.

7. Lave a roupa com menos frequência e mais atenção
Ligue a máquina de lavar roupas apenas quando ela estiver completamente cheia; o consumo de uma máquina de cinco litros é de 135 litros a cada uso. Você também pode deixar a roupa acumular e lavar tudo de uma só vez.

8. Não utilize a mangueira
Seja para lavar o carro ou regar as plantas, não utilize a mangueira: se usada por 15 minutos, ela consome 180 litros de água. Para lavar o carro, prefira um pano úmido e balde e, para regar, um regador.

9. Use a vassoura para limpar a calçada
Não utilize a mangueira para lavar a calçada; além de desnecessário, o consumo de água é grande. Prefira uma vassoura ou água de reuso.

10. Cuide da água da piscina
Sempre que não utilizada, cubra a piscina – assim, a evaporação diminui em até 90%. Em uma piscina de tamanho médio, a perda chega a ser de 3.785 litros por mês, o suficiente para consumo de quatro pessoas por um ano.

11. Atente-se à caixa d’água
Não deixe a caixa transbordar e mantenha-a sempre fechada para evitar a evaporação. Junto do consumo moderado, as chances dela durar mais tempo são maiores.

12. Reaproveite a água
A água do banho e da máquina de lavar pode ser reutilizada para fazer as pequenas limpezas, como a da calçada ou do carro, e principalmente para dar a descarga.

13. Aposte em sistemas de reutilização
Os sistemas de reuso profissionais são caros, mas um investimento que, em longo prazo, gera economia no consumo de água e ainda mais na conta.

Para uma casa de 200 m², o sistema custa entre R$ 6 mil e R$ 10 mil que podem ser pagos em até quatro anos. Ele redireciona a água do chuveiro, máquina de lavar e pia usadas para outros usos.

Economizou? Faça render esse dinheiro extra: abra uma conta de investimentos na XP – é de graça!

Planeje seus gastos. Baixe de graça a planilha de controle financeiro com todos os cálculos para monitorar seus gastos mensais

Qual é a preservação da água?

A água exerce um papel indispensável à sobrevivência e ao desenvolvimento da vida, pois atende as necessidades básicas dos ecossistemas e da agroindústria. Considerada recurso natural renovável, é indispensável a todas as formas de vida.

Por que é importante preservar a água do nosso planeta?

Á água é um recurso natural, de extrema importância para nossa vida, pois é responsável por grande parte do funcionamento dos mecanismos do corpo humano e sua sobrevivência. Ela está presente em cerca de 65% em homens adultos e 60% em mulheres adultas.