Cite alguns países do Oriente Médio que são grandes exportadores mundiais de petróleo

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização internacional criada em 1960 na Conferência de Bagdad que visa coordenar e centralizar a política petrolífera dos seus estados-membros.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo foi criada com o intuito de restringir a oferta de petróleo no mercado internacional, impulsionando os preços. Tem sede em Viena, na Áustria, e goza atualmente da participação de 12 estados-membros: Angola, Argélia, Líbia, Nigéria, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Irão, Iraque, Kuwait, Qatar, Equador e Venezuela.

Cite alguns países do Oriente Médio que são grandes exportadores mundiais de petróleo

O Brasil aparece em 16° lugar na lista de 2020 de países com as maiores reservas de petróleo do mundo. Durante algum tempo, nosso país figurou no top 15, no entanto, foi superado por outras nações. No artigo a seguir listamos quais são os 15 países detentores das maiores reservas provadas de petróleo do planeta. 

Os critérios para que reservas sejam provadas incluem passar por análise geológica e estimativa comercial de desenvolvimento dos seus reservatórios. Os valores das reservas dependem da observação desses critérios técnicos e econômicos

Conheça os 15 países com as maiores reservas de petróleo do mundo

De acordo com o levantamento de 2020, o mundo conta com uma reserva total de 1.732 bilhões de barris. Sendo assim, as porcentagens de participação dos países da lista no montante de reservas provadas dizem respeito a esse total. Abaixo listamos os 15 países que detêm as maiores reservas de petróleo do planeta.

1° – Venezuela

A Venezuela, país vizinho do Brasil, é detentor de 18% do total de reservas provadas de petróleo e possui 303.8 bilhões de barris. Em 2021, foi anunciado que a produção diária de barris de petróleo da nação alcançou a marca de 1 milhão de unidades. 

2° – Arábia Saudita

Abrangendo a maior parte da Península Arábica, a Arábia Saudita é um país localizado no deserto. Com 17% do total de reservas provadas, o país possui 297.5 bilhões de barris. Ao longo de 2021, a produção e exportação da nação cresceu consideravelmente. 

3° – Canadá

País localizado na América do Norte, o Canadá é detentor de 10% do total de reservas provadas de petróleo e tem o montante de 168,1 bilhões de barris. O país é o maior fornecedor de petróleo do mundo para os Estados Unidos. 

4° – Irã

Um país localizado no Golfo Pérsico e que se caracteriza por ter lugares históricos que remontam ao tempo do Império Persa. Detém 9% das reservas provadas do mundo, 157,8 bilhões de barris de petróleo. O Irã tem investido consideravelmente na estrutura para aumentar a sua participação na exportação petroleira. 

5° – Iraque

O Iraque é um país localizado no Oriente Médio e se destaca por ter 8% de participação nas reservas petrolíferas provadas do mundo. Conta com 145,0 bilhões de barris. O petróleo é a principal fonte de renda do país. 

6° – Rússia

Maior país em extensão do mundo, a Rússia possui 6% de participação nas reservas totais de petróleo provadas do mundo. Possui 107.8 bilhões de barris. Grande parte da produção russa de petróleo é oriunda da parte oeste da Sibéria. Contudo, acredita-se que a parte leste é bastante promissora. 

7° – Kuwait

A herança cultural desse país árabe, situado no Golfo Pérsico, remonta à Antiguidade. Detém 6% do total das reservas mundiais provadas, possui 101,5 bilhões de barris. As reservas de petróleo são consideradas como propriedades do governo. 

8° – Emirados Árabes Unidos

Os Emirados Árabes Unidos são uma nação situada ao longo do Golfo Pérsico que possui 6% das reservas totais provadas de petróleo. É detentor de 97,8 bilhões de barris. O petróleo é a principal fonte de renda do país e, por esse motivo, há grande investimento para aumentar sua capacidade de exportação. 

9° – EUA

Estendendo-se por uma longa faixa de território na América do Norte, os Estados Unidos possuem 50 estados. A nação detém 4% das reservas totais provadas de petróleo, contando com 68,8 bilhões de barris.

No final de 2021, o país contrariou a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), liberando a reserva estratégica de petróleo e objetivando tornar-se mais competitivo no mercado. 

10° – Líbia

País do continente africano, localizado na região do Magrebe, possui 48,4 bilhões de barris das reservas provadas. Aparece na porcentagem de 16% dos demais países da lista de maiores produtores globais. Embora detenha grandes reservas de petróleo, é um país com dificuldades de organizar o setor. 

11° – Nigéria

Um país reconhecido por seus monumentos naturais e reservas de animais selvagens. Localizado no Golfo da Guiné, possui 36,9 bilhões de barris das reservas totais provadas do mundo. A economia nigeriana é amplamente dependente da exportação de petróleo. 

12° – Cazaquistão

O Cazaquistão é uma antiga república soviética, está localizado na Ásia Central. O país detém 30,0 bilhões de barris de petróleo do total das reservas mundiais provadas. A nação passa por conflitos internos iniciados por protestos referentes ao aumento dos preços dos combustíveis e culminou na demonstração da desaprovação popular do governo autoritário. 

13° – China

Um país bastante populoso da Ásia Oriental, a China possui 26,0 bilhões de barris de petróleo das reservas provadas do mundo. O país vem utilizando a estratégia de venda das reservas estratégicas para derrubar o preço do produto. 

14° – Catar

Um país peninsular, o Catar é um emirado absolutista que está sob o comando da Casa de Thani desde o século XIX. Detém 25,2 bilhões de barris da reserva total provada. O setor petrolífero é responsável por mais de 70% do rendimento total da nação. 

15° – Argélia

Esse é um país localizado na África do Norte, dentro do deserto do Saara. Possui 12,2 bilhões de barris de petróleo da reserva provada total. O petróleo é a principal fonte de receita do país. 

O Brasil aparece em 16° lugar nessa lista de 2020, sendo detentor de 11,9 bilhões de barris de petróleo da reserva provada total. 

Agora você já conhece os 15 países que possuem as maiores reservas de petróleo do mundo!

Quais são os países do Oriente Médio exportadores de petróleo?

Membros da Opep.
Arábia Saudita..
Kuwait..
Iraque..
Venezuela..

Quais países do Oriente Médio são os maiores produtores mundiais de petróleo?

Dentre os países do Oriente Médio, os maiores produtores de petróleo são Arábia Saudita, Irã, Iraque, Kuwait, Emirados Árabes Unidos, Catar e Bahrain.

Quais são os maiores exportadores de petróleo do mundo?

Os quatro primeiros na listagem são EUA, Arábia Saudita, Rússia e Canadá.

Quais são os principais países árabes exportadores de petróleo?

Os países-membros dessa organização são:.
Argélia..
Bahrein..
Egito..
Iraque..
Kuwait..
Líbia..
Catar..
Arábia Saudita..