Até quando pode usar um produto vencido

Medicamentos vencidos podem somente perder parte da eficácia, mas alguns tipos, como os antibióticos e os de uso contínuo, não devem ser consumidos.

Manter em casa um pequeno estoque de medicamentos e um kit básico para curativos pode fazer toda a diferença em algumas situações. Imagine que a pessoa não consegue dormir por causa da dor de cabeça depois de um dia exaustivo de trabalho, ou que a azianão lhe dá sossego ou, ainda, que acordou no meio da noite ardendo em febre. Nessas horas, ter à mão um analgésico, um antitérmico ou um antiácido pode representar uma solução rápida para alívio da dor e do mal-estar.

Veja também: Aprenda a tomar medicamentos corretamente

Ninguém discorda de que pode ser útil ter em casa alguns remédios considerados de baixo risco para usar em situações de emergência. O inconveniente é que a farmácia caseira costuma ser um estímulo para a prática perigosa da automedicação. Ao primeiro sinal de dor, indisposição ou mal-estar, o mais comum é a pessoa recorrer a um medicamento conhecido, que está guardado faz tempo em sua farmácia particular,  mesmo que possa ser pouco indicado para aquele caso, ou esteja com o prazo de validade vencido, o que muita gente nem se lembra de levar em consideração no momento da crise.

Tomar um remédio com ação sintomática, de vez em quando, não representa nenhum problema. A questão muda de figura quando não são respeitadas as condições ideais para armazenamento, manuseio e transporte, nem o prazo de validade dos produtos. Da mesma forma, o uso contínuo e indiscriminado de medicamentos, aparentemente inofensivos, pode ser prejudicial à saúde, uma vez que pode mascarar o quadro, retardar o diagnóstico e comprometer o tratamento.

Como já dizia Paracelso, médico e alquimista que viveu entre 1493 e 1541, em pleno século 16, portanto, a diferença entre o remédio e o veneno está apenas na dose.

Prazo de validade dos medicamentos

De acordo com determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), órgão vinculado ao Ministério da Saúde, todos os fabricantes são obrigados a estampar nas embalagens, as datas de fabricação (mês e ano) e de validade (mês e ano), assim como o número do lote do medicamento, seja ele controlado ou de venda livre sem apresentação de receita médica.

Essa data-limite para utilização do produto é definida pela própria indústria farmacêutica, com base em testes específicos realizados sob rigoroso controle, para avaliar a estabilidade dos elementos ativos que constam da fórmula. Portanto, ela funciona como um fator de referência, que indica o fim do período de vida útil do medicamento. Ou seja, depois daquela data os laboratórios não mais garantem a capacidade de o produto preservar a potência, eficácia, e segurança.

Considerando que a potência de uma droga começa a cair lentamente assim que é fabricada, está estabelecido que, mantidas as condições ideais de transporte, manuseio, armazenamento e a integridade da embalagem, a data de expiração do prazo de validade de um fármaco é determinada pelo tempo que o princípio ativo leva para perder 10% de sua potência e eficácia original.

Está claro que isso não acontece de uma hora para outra. A efetividade de uma droga vai diminuindo lentamente com o tempo. No entanto, segundo estudos sobre a data de validade das drogas, realizados pelo Food and Drug Administration a pedido dos militares americanos (que eram obrigados a descartar e repor um caríssimo estoque de medicamentos todos os anos), muitos dos produtos investigados conservaram suas condições de uso para além da data de validade definida pelo fabricante. Esses dados foram comentados no site oficial da Harvard Medical School.

A pergunta é: O que pode acontecer se a pessoa tomar um medicamento vencido?

Nesse caso, é preciso considerar duas condições.

Primeira: é sabido que os medicamentos vão perdendo a estabilidade lentamente a partir da data de fabricação, mas que o processo pode levar anos.

Segunda: a data final do prazo de validade é estabelecida pela indústria farmacêutica como forma de atestar que o produto mantém as características de eficácia e segurança até aquele mês e ano, desde que tenha seguido à risca as orientações sobre a melhor forma de armazenar o produto. Depois dessa data, os fabricantes estão dispensados de continuar os testes sobre a estabilidade das substâncias que compõem o medicamento.

Se for um remédio de uso contínuo, um antibiótico para o tratamento de infecções, ou seja, drogas que perdendo a eficácia podem pôr a vida em perigo, o bom senso manda não arriscar.

Portanto, se a dor de cabeça está tirando sua alegria de viver e você decidiu tomar um analgésico com data de validade vencida há dois ou três dias, talvez a única consequência seja que você vai ter de esperar mais um pouco pelo efeito, uma vez que o medicamento já pode ter perdido parte de sua eficácia.

Agora, se for um remédio de uso contínuo, como os indicados para controle de doenças crônicas (por exemplo a hipertensão e o diabetes), um antibiótico para o tratamento de infecções, ou seja, drogas que perdendo a eficácia podem pôr a vida em perigo, o bom senso manda não arriscar. O melhor é providenciar um novo medicamento que esteja dentro do prazo de validade e não abusar da sorte.

Descarte de medicamentos vencidos

A farmácia caseira não pode ser um depósito aleatório de medicamentos armazenados sem nenhum critério e cuidado. Também não deve acumular sobras de remédios que não foram totalmente utilizados, nem frascos com restos de xaropes, colírios, gotas nasais ou para aplicar no ouvido (orelha), ou de suspensões e soluções injetáveis. Sob a forma líquida de apresentação, os medicamentos são sempre mais instáveis do que no estado sólido e têm prazo de validade encurtado, especialmente se a embalagem original tiver sido aberta ou violada.

Sempre vale repetir que remédios devem ser guardados fora do alcance das crianças e longe da umidade, do calor e da exposição solar. Além disso, é fundamental que, periodicamente, sejam descartados os produtos com prazo de validade vencido ou em desuso há muito tempo.

Nessa tarefa é preciso redobrar os cuidados. Nada de jogar os remédios no lixo comum da residência, no ralo da pia ou no vaso sanitário, porque os medicamentos possuem substâncias químicas que podem contaminar a água e o solo. Remédios vencidos e restos de medicamento que não serão mais utilizados devem ser levados até um ponto de coleta credenciado pela Anvisa, em geral, uma farmácia ou drogaria nas proximidades da residência. Esse processo de os medicamentos vencidos retornarem às farmácias a fim de que tenham a destinação final adequada é chamado de logística reversa.

Caso não exista um ponto de coleta na sua região, o recurso é entrar em contato com uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para saber como realizar o descarte seguro desses medicamentos sem prejuízo para o meio ambiente. 

Quanto tempo podemos consumir um produto vencido?

Se o pacote ainda estiver fechado, o conteúdo pode ser comido por até alguns meses depois da data. Uma embalagem já aberta, só depois de algumas semanas. Um iogurte aberto vai estragar mais rápido que uma embalagem ainda fechada, mas, em geral, é seguro comer o laticínio até uma semana depois da data de vencimento.

Faz mal usar produto vencido?

Usar um produto vencido pode ter um efeito reduzido ou até mesmo gerar um eczema de contato, além de poder irritar a conjuntiva, levando à coceira e vermelhidão, sintomas similares aos da conjuntivite.

Pode usar produto no mês de vencimento?

Dessa forma, se você usar um produto dentro do prazo de validade e tiver algum problema, o fabricante precisa lhe ressarcir quaisquer danos. Contudo, uma vez vencido, se você usar o produto será por sua conta e risco e o fabricante tem maior suporte legal para não se responsabilizar por você!

Como funciona o prazo de validade?

Saiba a importância de ter a data de validade correta Também conhecida como data de “consumir até”, é o prazo depois do qual a qualidade do produto expira. Os produtos nunca devem ser vendidos depois dessa data, já que sua ingestão ou consumo podem significar risco.