Assinale o que caracteriza exclusivamente a sociedade capitalista segundo Marx

Entenda como Karl Marx contribuiu para a compreensão do sistema capitalista e como seu pensamento influenciou os movimentos sociais do século XX.

Karl Marx buscou compreender a gênese do capitalismo industrial e a condição social dos trabalhadores nos países europeus no final do século XIX. Junto com Friedrich Engels, formulou a principal crítica científica ao sistema capitalista, de grande importância para os campos da sociologia, história, filosofia, economia e ciência política.

A teoria de Kark Marx

O pensamento de Karl Marx influenciou grande parte dos movimentos políticos do século XX. Assim, o marxismo se tornou ao mesmo tempo uma importante teoria da sociedade moderna e uma influente doutrina para movimentos sociais de contestação ao capitalismo e de promoção do comunismo ou do socialismo.

As principais obras de Marx são O Capital e o Manifesto Comunista, este escrito em parceria com Engels. Além dos livros mais conhecidos, Marx também escreveu outras obras de destaque para a sociologia e a ciência política, tais como O 18 Brumário de Luís Bonaparte e Contribuição à crítica da economia política.

Introdução ao pensamento de Marx

Veja agora com a professora Anna Amorim, do canal do Curso Enem Gratuito, uma introdução completa ao pensamento de Karl Marx.

Gostou do resumo? Muito show. Confira agora em detalhes o Materialismo Histórico.

O materialismo histórico

O ponto de partida do pensamento de Marx é o desenvolvimento histórico dos meios materiais de produção e reprodução das sociedades. Por isso, o seu método é conhecido como materialismo histórico, em oposição ao idealismo da filosofia alemã (que concebia a realidade como resultado do pensamento dos indivíduos).

Do ponto de vista do materialismo histórico marxista, o motor da história é a dialética, ou seja, o conflito entre as forças produtivas e as relações de produção. Por isso, podemos afirmar que para Marx a história das sociedades é a história da luta de classes.

Modos de produção, infraestrutura e superestrutura

Karl Marx divide a história em ciclos de modos de produção:

  1. O modo de produção primitivo, na pré-história, onde os bens materiais providos pela coleta e caça eram de todos da comunidade;
  2. O modo de produção asiático, presente nas civilizações antigas com base no escravismo;
  3. O modo de produção feudal, na idade média, com relações hierárquicas entre senhores e servos;
  4. O mode de produção capitalista, onde temos duas classes: os donos dos meios de produção (denominados por Marx de burgueses) e os proletários (trabalhadores).

As sociedades se organizam em relações de produção que correspondem a uma determinada etapa de desenvolvimento das suas forças produtivas materiais. O conjunto dessas relações de produção forma a estrutura econômica de determinada sociedade.

A estrutura econômica é a base real sobre a qual se ergue a superestrutura correspondente a expressões da consciência social. Para Marx, o modo de produção da vida material é que condiciona o processo da vida social, política, intelectual e espiritual.

Assinale o que caracteriza exclusivamente a sociedade capitalista segundo Marx
Ou seja, a estrutura econômica determina a superestrutura, e não o contrário. Veja na imagem acima. A infraestrutura ou estrutura econômica (os modos de produção) determina a superestrutura social (religião, direito, cultura, artes, ciência, etc.).

 O Manifesto Comunista

Marx defende que as revoluções ocorrem por causa das contradições da estrutura material, isto é, do conflito existente entre as classes.

No “Manifesto do Partido Comunista”, Marx e Engels chegam à conclusão de que os conflitos entre burgueses e proletários levarão à destruição do capitalismo e, consequentemente, conduzirão ao comunismo (sociedade sem classes).

Assinale o que caracteriza exclusivamente a sociedade capitalista segundo Marx
Marx e Engels, no “Manifesto Comunista”, incitam os trabalhadores à tomada de consciência de classe: “Proletários de todo o mundo, uni-vos!”.

O Trabalho para Marx, Weber e Durkheim

A Sociologia do Enem cobra três autores em detaque: Karl Marx; Émile Durkheim; e Max Weber. Veja no resumo qual e o enfoque de cada um deles para explicar O Trabalho humano:

Gostou aí das comparações? Muito boa esta aula da professora Anna. Veja agora “O Capital”, que é a síntese do pensamento econômico de Karl Marx.

O Capital: a mercadoria e a mais-valia

Em “O Capital”, Marx e Engels se propõem a fazer um estudo detalhado e científico do capitalismo. Para isso, eles começam sua análise pela “célula básica” da sociedade capitalista: a mercadoria. Vamos seguir o raciocínio de Marx e Engels?

Cada mercadoria tem um valor, que é medido pela quantidade de trabalho humano. Ou seja, podemos determinar o valor de uma mercadoria pelo trabalho que deu para fazê-la: foi necessário 1 hora ou 12 horas de trabalho para produzir uma mercadoria, por exemplo.

Os autores diferenciam dois tipos de valores: valor de uso e valor de troca.

  • Valor de uso é quando a mercadoria satisfaz uma necessidade humana.
  • Valor de troca é quando ela é trocada por outra mercadoria.

Quando uma mercadoria é trocada por dinheiro, falamos que ela foi vendida. Quando uma mercadoria é vendida, ela tem um preço. Preço é a expressão monetária do valor de troca.

Burgueses x Trabalhadores

Na lógica de Marx, os burgueses são aqueles que detêm os meios de produção. Já os proletários são aqueles que nada mais têm além da sua força de trabalho. A força de trabalho também é uma mercadoria, a qual os proletários vendem para o burguês em troca de dinheiro (salário).

Porém, o valor de sua força de trabalho durante o tempo que está produzindo é muito maior do que o salário recebido. Por exemplo, todos os dias o trabalhador produz uma quantidade X de valor, mas recebe apenas um terço de X. Logo, os dois terços não-pagos ao trabalhador se transformam em riqueza para o burguês.

Esse trabalho excedente é o que Marx chama de mais-valia e constitui na expressão primordial da exploração da força de trabalho pelo capital.

A Mais-valia

Marx se pergunta: por que homens e mulheres não percebem a condição de exploração em que vivem? O autor chama de alienação quando o operário desconhece o funcionamento do modo de produção e não percebe que está sendo “roubada” parte do seu trabalho.

Nesse contexto, a ideologia seria o meio usado pelos dominantes para exercer tal dominação, fazendo com que esta não seja percebida como tal pelos dominados. Assim, Marx considera que a ideologia dominante é a da classe dominante.

Paródia sobre A Luta de Classes

Para concluir a sua revisão, antes de começar a fazer os exercícios, veja com o professor Felipe, do canal do Curso Enem Gratuito, uma paródia bem divertida para você nunca mais esquecer o que é A Luta de Classes:

Simulado de Karl Marx

Compartilhe:

O que caracteriza exclusivamente a sociedade capitalista Segundo Marx?

O entendimento que Marx faz do capitalismo se baseia na ideia de que toda sociedade se estrutura a partir do modo como os homens se organizam para produzir socialmente seus bens.

O que Marx fala sobre o capitalismo?

O capitalismo para Marx é um determinado modo de produção cujos meios estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade. Segundo Marx os modos de produção estão nas mãos dos capitalistas, que constituem uma classe distinta da sociedade.

Como a sociedade capitalista era vista por Karl Marx?

O grande filósofo, economista e revolucionário alemão do século 19 acreditava que o capitalismo era radicalmente instável. Ele tem uma tendência intrínseca de produzir avanços e fracassos cada vez maiores, e no longo prazo, ele estava destinado a se autodestruir. Marx saudava a autodestruição do capitalismo.

O que é a sociedade para Karl Marx?

Para Karl Marx ( 1818-1883) podemos entender a sociedade na sua totalidade, unindo as ações sociais e a estrutura determinante como elementos recíprocos. Contudo essa relação é construída pelas “ações individuais limitadas por condições históricas especificas” (SILVA et al, 2016; 48).