Apresentar duas ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção de alimentos

Falar de qualidade de alimentos é um assunto complexo, pois envolve diferentes conceitos e principalmente, interpretações diferentes, de estabelecimento para estabelecimento, de pessoa para pessoa.

Ter o Controle de Qualidade do seu negócio bem estabelecido é essencial para que sua empresa mantenha o padrão de qualidade de seus produtos e satisfaça as necessidades de seus clientes.

Fique tranquilo! Neste texto, vamos esclarecer suas dúvidas sobre esse assunto para você. 

Neste texto você verá:

O foco deste texto será sobre o Controle da Qualidade no setor alimentício, principalmente no setor de Frutas, Legumes e Verduras (FLV).

Bem, como comentamos no início deste texto, qualidade de alimentos é um assunto complexo, mas vamos deixar ele claro para você.

Apresentar duas ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção de alimentos

O que é Qualidade

Qualidade é um conjunto de características inerentes a um objeto que satisfaz certos requisitos.

Mas esse termo pode ter outros significados. Quando associado às transformações sofridas por produtos, é considerado uma medida de excelência e pode se referir a um estado de ausência de defeitos. Já segundo a ISO 9000, a qualidade é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes e pelo impacto gerado nas partes interessadas pertinentes.

Logo, a definição de qualidade é algo que pode mudar de empreendimento para empreendimento. 

Por exemplo, Joãozinho já sabe que seus clientes não gostam de comprar frutas verdes, preferem comprar frutas que já estão maduras. Já no comércio da Rita, seus clientes preferem comprar as frutas mais verdes para que amadureçam em casa.

Logo, o padrão de qualidade do Joãozinho e da Rita são diferentes, mesmo que os dois vendam os mesmos produtos.

Entendido que Qualidade não é a mesma para todos os empreendimentos, vamos ver o que é Controle de Qualidade.

O que é Controle de Qualidade

É a parte da gestão da qualidade focada no atendimento dos requisitos da qualidade, segundo a ISO 9000, que descreve os fundamentos de sistemas de gestão da qualidade e estabelece a terminologia para esses sistemas.

Requisito da qualidade é a expectativa esperada de certo aspecto do respectivo produto. Esses requisitos precisam ser aplicáveis e mensuráveis.

Vamos supor que, no seu hortifrúti, seus clientes demandem maçãs mais volumosas, ou seja, com calibre grande, tendo em média 10 cm.

Logo, um dos requisitos da qualidade analisados para essa fruta será o calibre. E esse calibre tem que estar em média com 10 cm para que essa maçã esteja dentro do seu padrão de qualidade. Percebeu como esse requisito é aplicável e mensurável?

Agora, vamos para o passo a passo de como estabelecer um bom Controle de Qualidade.

Como fazer o Controle de Qualidade

1º - Definir o que é Qualidade para o seu negócio

Isso mesmo, para poder controlar algo primeiro você precisa saber o quê controlar, o quê você terá que analisar. E para isso você tem que ter clareza do que é qualidade para o seu negócio.

Consequentemente, você precisa saber qual é o Padrão de Qualidade exigido pelos seus clientes.

O objetivo final de qualquer estabelecimento é vender, certo? (Não estou falando do propósito da empresa, estou falando que no final, todos temos que vender). E para vender, precisamos agradar o nosso cliente. Algo no nosso produto foi valioso para ele, logo, ele comprou.

Por isso, você deve saber com o que o seu cliente se importa. O que ele acha valioso ao ponto de querer levar para casa junto a ele. Como no exemplo acima do João e da Rita, é preciso saber quais são os atributos de qualidade de um alimento que seus clientes valorizam.

Com isso estabelecido, tcharãn, você tem pronto o seu Padrão de Qualidade!

Vamos para o próximo passo.

2º - Entender quais vão ser os requisitos avaliados para cada produto

Saiba, para cada um de seus produtos, quais requisitos terão que ser avaliados para estarem dentro do Padrão de Qualidade do seu estabelecimento.

Por exemplo, qual é o tamanho da manga que será vendido no seu hortifrúti, ou qual o grau de maturação que o abacaxi precisa para estar à venda.

3º - Fazer checklists e POP’s para cada um dos produtos

A realização de checklists e de Procedimentos Operacionais Padrão (POP’s) é essencial para um bom Controle de Qualidade, pois são com esses documentos que conseguiremos avaliar se está tudo dentro dos padrões e requisitos já estabelecidos. Os checklists serão utilizados lá na etapa de Inspeção da Qualidade.

Para você entender melhor o que é analisado em um POP e em um Checklist de Qualidade, confira esses conteúdos:

-Checklist para conferência de recebimento de mercadorias e armazenamento

-POP para Inspeção de Qualidade

4º - Acompanhar resultados

Com os dados que você coletou no seu checklist, você terá clareza de quais são seus pontos de melhoria.

Por exemplo; se você comprar os produtos de seu hortifrúti de cinco fornecedores diferentes, você poderá analisar qual deles entrega uma mercadoria conforme seus critérios. Assim, você pode estabelecer planos de ação, como, mudar de fornecedor, ou estabelecer acordos de qualidade com eles.

Se você tem interesse em saber mais sobre relacionamento com fornecedores, temos esse manual de boas práticas que pode te ajudar:

-Manual de boas práticas para tornar a gestão de fornecedores mais eficiente

 

É analisando as respostas do checklist que você conseguirá ter uma visão geral sobre seu negócio e o atendimento dos requisitos.

5º - Ajustes e feedbacks

Chegamos ao último passo: ajustes e feedbacks. Esse passo é fundamental para a implementação da melhoria contínua. Um dos sete princípios da qualidade. Caso você tenha interesse em saber mais sobre os princípios da qualidade, confira este post que explicamos tudo sobre os conceitos da qualidade:

-Conceitos da qualidade: tudo o que você precisa saber

São com esses ajustes que você consegue ver quais são os pontos que serão necessárias adaptações para a constante melhoria do seu processo de Controle de Qualidade.

Controle de Qualidade no FLV

O Controle de Qualidade no setor de alimentos, principalmente com frutas, legumes e verduras, abrange todo o processo de produção, desde as sementes plantadas até a entrega para o cliente final. 

>>

Apresentar duas ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção de alimentos

Quem é o responsável por realizar o Controle de Qualidade

Você pode ter uma equipe que esteja focada na Gestão da Qualidade da sua empresa, ou, caso o seu negócio seja pequeno, pode ser apenas um fiscal que tenha disponibilidade e engajamento com a tarefa.

Podemos perceber que o Controle de Qualidade não é um processo rápido de se implementar. Mas, temos uma solução que pode te ajudar na eficiência dessa tarefa.

Automatize seu Controle de Qualidade e ganhe eficiência

Nós, da PariPassu, queremos ajudar a cadeia agroalimentar a melhorar a qualidade e segurança dos alimentos. Com isso, nasceu o CLICQ - checklist automatizado para gestão de processos de qualidade. 

Com ele, você tem acesso a todos os checklists criados para o Controle de Qualidade de seus produtos, assim como os planos de ação para cada uma das não conformidades encontradas. Automatizar todo esse processo diminuirá o tempo de análises e aumentará a eficiência do seu time. Confira mais sobre a ferramenta no vídeo abaixo:

 

Como o CLICQ vai melhorar seus processos

Com a utilização do CLICQ você automatiza o seu processo de Controle de Qualidade, trazendo vários benefícios para o seu negócio, como:

  • Acesso rápido à históricos de inspeção 

Utilizar o CLICQ significa ter acesso rápido aos checklists e histórico de inspeções, tendo os arquivos na palma da sua mão e livre-se das planilhas no papel!

  • Praticidade e agilidade

Ao finalizar os relatórios, você pode encaminhá-los de forma automática ao e-mail que preferir, anexar fotos, geolocalização e assinaturas digitais. Ainda, você tem relatórios e alertas automáticos!

  • Velocidade no processo

Reduza em até mais da metade do seu tempo de inspeção de qualidade, utilizando a ferramenta CLICQ. 

  • Personalização

O CLICQ é 100% adaptável às necessidades da sua empresa. Personalize os checklists como você preferir. Você pode escolher entre modelos prontos ou criar um novo e alterá-lo.

  • Criação de Plano de Ação e Workflow

Acompanhe a resolução das não conformidades por meio de um processo automatizado de plano de ação específico para sua empresa.

  • Garantia de padrão de qualidade 

Você garante que seu produto sempre terá a qualidade que você espera, tendo em mãos nota, histórico e classificação da inspeção.

Gostou da nossa solução? Marque uma conversa com um de nossos especialistas para ele te explicar como podemos ajudar você a realizar o seu Controle de Qualidade:

 


O que acha de entender ainda mais sobre qualidade e ficar craque sobre o Sistema de Gestão da Qualidade? Separamos um ebook e um curso da Academia PariPassu que você vai adorar:

-Guia de Gestão da Qualidade Na Prática

-Curso Inspecione Qualidade

Espero que você coloque logo em prática esses 5 passos para implementar o Controle de Qualidade no seu negócio. Qualquer dúvida estamos aqui, lado a lado. 💙

Quais as ferramentas fundamentais para o planejamento e controle de produção de alimentos?

As ferramentas que realizam o monitoramento de estoque e acompanhamento da produção são conhecidas, respectivamente, como MRP e PMP.

Quais são as ferramentas de controle de qualidade dos alimentos?

As 7 Ferramentas da qualidade são:.
Histograma. O Histograma é uma ferramenta estatística que permite a distribuição da frequência de determinados dados obtidos através de um gráfico de barras. ... .
Diagrama de Pareto. ... .
Diagrama de Ishikawa. ... .
Carta de controle. ... .
Fluxograma de processos. ... .
Diagrama de dispersão. ... .
Folha de verificação..

Quais são as ferramentas de controle da produção?

Controle de produção: Sistemas e funcionalidades.
APS: Planejamento Avançado da Produção. ... .
S&OP: Planejamento de Vendas e Operações. ... .
MPS: Plano Mestre de Produção. ... .
MRP II: Planejamento dos Recursos de Manufatura..

Quais são as principais ferramentas de gestão de qualidade para produção de um alimento seguro?

Sumário.
Ferramentas de Gestão de Qualidade..
Cartas ou gráficos de Controle..
Diagrama de Ishikawa..
Fluxograma..
Diagrama de Pareto..
Folhas de verificação..