Aponte a relação entre a modernização das atividades agropecuárias, os avanços científicos e tecnológicos e o desemprego no campo

A modernização no campo e os avanços científicos promoveram a utilização de máquinas, novas técnicas de cultivo,correção do solo e manipulação genética como transgenia aumentaram a produtividade e ao mesmo tempo diminuiu a demanda de pessoas para realizarem a colheita. Logo,a maior mecanização gerou uma menor demanda de pessoas envolvidas e provocou o desemprego no campo.

Se puder curte e segue o perfil

A modernização no campo e os avanços científicos promoveram a utilização de máquinas, novas técnicas de cultivo,correção do solo e manipulação genética como transgenia aumentaram a produtividade e ao mesmo tempo diminuiu a demanda de pessoas para realizarem a colheita. Logo,a maior mecanização gerou uma menor demanda de pessoas envolvidas e provocou o desemprego no campo.

Se puder curte e segue o perfil

O espaço rural foi, de certa forma, uma das primeiras marcas do homem a partir da transformação do meio natural em espaço geográfico. A constituição da agricultura permitiu a constituição das primeiras civilizações, bem como o desenvolvimento do comércio e das cidades. Assim, podemos dizer que as sucessivas transformações técnicas do campo acarretam diferentes efeitos sobre o contexto de funcionamento das sociedades.

Entende-se por mecanização do campo o processo de modernização das práticas agropecuárias, como a inserção de maquinários nos sistemas produtivos e de alta tecnologia para ampliar a produtividade ou a promoção de novas formas de desenvolvimento. Ao longo da história, destacaram-se dois processos de modernização do meio agrário: a Revolução Agrícola, ocorrida em razão da Revolução Industrial, e a Revolução Verde, que ampliou os índices de produção a partir da segunda metade do século XX.

Convém, portanto, analisar os efeitos da mecanização do campo sobre o espaço geográfico e a composição da natureza e das sociedades. Afinal, a maior presença de maquinários altera a dinâmica de produção, interfere na presença de mão de obra no campo, modifica a relação entre campo e cidade e é capaz de alterar, até mesmo, o ritmo de expansão da urbanização.

Podemos dizer que, antes de acontecer o processo de industrialização em um território, o campo exerce um papel influente e preponderante sobre as cidades. No entanto, com a modernização das atividades produtivas e industriais, essa relação inverte-se, uma vez que o meio agrário depende do meio urbano para o fornecimento de equipamentos, máquinas, insumos, mão de obra qualificada, conhecimentos científicos e demanda de produtividade.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Além disso, a modernização do meio rural contribui para o aumento do desemprego estrutural na produção agropecuária, desencadeando a substituição gradual dos trabalhadores do campo pelos grandes maquinários. Esse processo, aliado à acentuada concentração de terras existente, principalmente na maioria dos países subdesenvolvidos e emergentes, intensifica o êxodo rural – a migração em massa da população rural para as cidades –, contribuindo, dessa forma, para o crescimento das grandes cidades por meio da expansão das periferias das metrópoles.

Outro impacto da modernização do meio agrário que vem gerando bastante críticas é a expansão das atividades agropecuárias, o que resulta em uma pressão sobre as áreas naturais e o consequente desmatamento, mesmo que a destruição das áreas naturais não seja gerada, inicialmente, pelas propriedades altamente mecanizadas. A grande questão é que a maior competitividade pelo uso da terra nas áreas agrícolas intensifica a migração de pequenos e médios produtores para as zonas de expansão no meio rural.

Por outro lado, existem pontos positivos na mecanização do campo, com destaque para o aumento da produtividade. Em linhas de produção consideradas mais primitivas, com o uso extensivo das terras, são necessárias maiores áreas para a produção de uma quantidade inferior àquela que se produz com alta tecnologia empregada. Esse foi um dos méritos da Revolução Verde, que, se não acabou com a fome no mundo, serviu para expandir e garantir a produção de alimentos em vários territórios. Além disso, com a produção mecanizada, os países conseguem melhorar sua balança comercial tanto pelo crescimento das exportações quanto pela menor necessidade de importar determinadas matérias-primas.

O processo de modernização do campo corresponde à implantação de novas tecnologias e maquinários no processo de produção no meio rural. Isso significa que a evolução das técnicas e dos objetos técnicos provoca uma transformação no que se refere ao espaço geográfico agropecuário. É claro que desde a constituição da agricultura o homem foi gradativamente desenvolvendo novas ferramentas e procedimentos mais avançados, mas quando falamos em modernização, falamos em um processo recente que gerou impactos em larga escala.

Historicamente, a mecanização do campo foi tida como uma consequência direta das revoluções industriais, pois essas proporcionaram um avanço nos meios de produção, atingindo o meio agrário. Foi ao longo do século XX que tais transformações ocorreram de maneira mais intensa, proporcionadas tanto pelo desenvolvimento de maquinários quanto pelas novas técnicas de manipulação dos bens de cultivo, muitos deles atrelados à Revolução Verde.

Uma das principais vantagens do processo de modernização do campo foi o aumento significativo da produtividade, incluindo a geração e distribuição de alimentos pelo mundo, o que contrariou perspectivas pessimistas que acreditavam que o crescimento populacional superaria a disponibilidade de recursos. Outro ponto positivo foi a menor necessidade de utilização de agrotóxicos nas lavouras em razão da melhoria genética das plantas, embora eles ainda sejam utilizados em larga escala.

Dos pontos negativos do processo de mecanização do campo – ou as críticas geralmente direcionadas a tal ocorrência – destaca-se o desemprego estrutural gerado entre os trabalhadores rurais. Houve uma significativa substituição do homem pela máquina nos sistemas de cultivo, o que intensificou a prática do êxodo rural, apesar de a modernização agrícola não ter sido a única responsável por esse processo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Existem ainda as críticas direcionadas às transformações genéticas das plantas, outra faceta da modernização agrária. Muitos segmentos da sociedade enxergam de forma cética a produção de alimentos transgênicos ou, em alguns casos, o uso em demasia de produtos químicos, tais como os defensivos agrícolas e os agrotóxicos em geral. Tais críticas, inclusive, aumentaram a visibilidade das práticas da agricultura familiar, que em geral é menos mecanizada, e, principalmente, da agricultura orgânica, cujo princípio é a mínima utilização de produtos químicos no processo produtivo.

Por fim, destaca-se como desvantagem da modernização do campo o aumento das áreas de cultivo, com o consequente avanço sobre o meio natural. No Brasil, o avanço da fronteira agrícola ou agropecuária proporcionou o avanço do espaço geográfico sobre áreas naturais, ocasionando a diminuição do ambiente original de vários grupos de vegetação, notadamente o Cerrado e a Mata Atlântica.

Embora existam problemas e críticas, o processo de mecanização e modernização das atividades agrícolas foi uma importante forma de produzir-se mais e melhor no meio rural. O Brasil, por exemplo, é hoje uma grande potência agrícola, sendo o maior produtor mundial de café, cana-de-açúcar, laranja e outros, além de um dos maiores exportadores de soja. 


Por Me. Rodolfo Alves Pena

Qual é a relação entre a modernização das atividades agropecuárias os avanços científicos e tecnológicos e o desemprego no campo?

1 resposta(s) A modernização no campo e os avanços científicos promoveram a utilização de máquinas, novas técnicas de cultivo,correção do solo e manipulação genética como transgenia aumentaram a produtividade e ao mesmo tempo diminuiu a demanda de pessoas para realizarem a colheita.

Qual a relação da modernização das indústrias e do campo com o desemprego?

Além disso, a modernização do meio rural contribui para o aumento do desemprego estrutural na produção agropecuária, desencadeando a substituição gradual dos trabalhadores do campo pelos grandes maquinários.

Quais são as desvantagens do uso da modernização e tecnologia no campo?

Perda de biodiversidade; Erosão do solo; Poluição do solo causada pelo uso de fertilizantes; Redução da mão de obra rural.

Quais foram as consequências da modernização das atividades agrícolas?

Nesse sentido, vamos analisar alguns impactos causados pela modernização da agricultura como: êxodo rural, diferenças estruturais, processo de especialização, concentração fundiária, concentração de renda, exploração da mão-de-obra, problemas ambientais, entre outros.