Aplicativo para espelhar celular na smart tv

Aprenda as diferentes formas de espelhar celular na TV usando Android e iPhone

Publicado 01/02/2021 e atualizado 20/07/2022 às 11:45 min. de leitura

Aplicativo para espelhar celular na smart tv

Se você ainda não sabe como espelhar celular na TV, nós podemos ajudar. Existem diversas formas de transmitir a tela do smartphone. A boa notícia é que essa é uma possibilidade até para quem não possui uma Smart TV. Além disso, é importante destacar que o procedimento é diferente em dispositivos Android e iPhones.

No caso dos celulares da Apple, para espelhar celular na TV é preciso que a televisão seja compatível com a tecnologia AirPlay. Outra opção é utilizar um cabo HDMI para conectar o telefone e a TV. Já nos Androids você vai precisar apenas estar conectado a mesma rede Wi-Fi.

Saiba como transmitir tela do celular para TV em poucos passos (Foto: Shutterstock)

A seguir, veja tudo que você precisa saber sobre como espelhar a tela do celular na TV. As opções incluem conexão por rede Wi-Fi, cabo HDMI, cabo USB, Chromecast e TV Box. Além disso, temos dicas de modelos de celular que conseguem transmitir de forma nativa.

Como mencionamos acima, vale ressaltar que o procedimento pode variar um pouco dependendo do modelo do seu smartphone e da sua televisão.

Como espelhar celular na TV via Wi-Fi usando Android

Como espelhar celular na TV via Wi-Fi usando Android

Se você tem dúvidas sobre como transmitir a tela do celular para TV, saiba que a forma mais prática de espelhar a imagem do Android é por meio de Wi-Fi. Nesse caso, o smartphone e a Smart TV devem estar conectados à mesma rede de internet sem fio (caso não saiba, veja como descobrir a senha Wi-Fi de uma rede). O procedimento é bem simples, visto que a maioria das TVs disponíveis no mercado atualmente oferecem tecnologia Miracast para espelhamento de tela.

Você deve acessar as configurações do seu celular e procurar a opção "Transmitir tela", que fica em "Conexão e Compartilhamento". Modelos mais atuais da Samsung, por exemplo, já contam o recurso "Smart View". Vale ressaltar que o recurso pode variar de nome dependendo da fabricante do seu aparelho. Então, é só ativar a ferramenta e selecionar para qual dispositivo você quer transmitir.

Aprenda como transmitir tela do celular para TV via Wi-Fi no Android (Foto: Shutterstock)

Após seguir esse passo a passo, o smartphone Android vai reconhecer todos os aparelhos conectados àquela rede. Isso inclui Smart TVs e media centers, que serão exibidos em lista. É provável que você também tenha que confirmar a ação na própria televisão.

Dica de ouro: se tiver uma rede 2G e 5G na internet da sua casa, se certifique que tanto o celular Android quanto a televisão estão conectados no mesmo Wi-Fi. De preferência, indicamos que ambos estejam na frequência 2G, já que nem todos os dispositivos suportam a 5G.

Outras formas para espelhar celular na TV usando Android

Na Google Play Store existem diversos tipos de aplicativos para espelhar celular na tv, basta pesquisar por "Espelhar celular na TV" que você vai encontrar algumas opções. Um dos apps mais conhecidos é o "Screen Mirroring" e o "Miracast Screen Sharing App".

A partir daí, basta seguir as configurações de cada aplicação para saber como transmitir tela do celular para TV.

É possível espelhar celular na TV com aplicativos para celular Android (Foto: Lukmanazis/Shutterstock)

Ao fazer o procedimento acima, o conteúdo do celular vai ser transmitido para a TV. Assim, as ações que você fizer no aparelho também vão refletir na televisão. No entanto, existe a possibilidade de compartilhar apenas o conteúdo de um aplicativo específico, como YouTube, Netflix ou Globoplay. Essas aplicações já têm função nativa para espelhar celular no TV.

Nesses casos, o celular fica livre, e você pode continuar mexendo nele mesmo durante o espelhamento. Para isso, basta abrir o aplicativo em questão e encontrar o ícone de transmissão. Ele aparece automaticamente sempre que tem um dispositivo disponível na rede Wi-Fi. Então, é só escolher para qual aparelho você deseja espelhar celular na TV.

Caso queira conhecer mais usabilidades de celulares Android, como modelos Samsung, confira este artigo sobre como resetar um smartphone, como identificar o IMEI e como limpar o cache do celular.

Aplicativos como Globoplay e celulares Android com "Smart View" conseguem transmitir celular na TV (Foto: Reprodução/Mosaico)

Como transmitir tela do celular para TV usando iPhone

Para aprender como espelhar Iphone na TV, é importante saber que o procedimento é um pouco diferente de celulares Android. Isso porque é preciso que o dispositivo em questão tenha suporte ao Apple AirPlay. No geral, as Smart TVs mais recentes, de marcas como Samsung e LG, já vêm com o recurso. A tecnologia também está presente na Apple TV.

Aplicativos como Netflix e celulares iPhone conseguem espelhar celular na TV (Foto: Reprodução/Mosaico)

Então, para espelhar celular na TV sendo o aparelho um iPhone, basta acessar a Central de Notificações e tocar na opção "Espelhar tela". Geralmente, esse ícone fica logo ao lado do bloqueio de orientação vertical, usado para evitar que o celular vire a tela quando o celular girar.

Outra opção é encontrar o ícone de transmissão direto no aplicativo que você deseja transmitir. Se ainda assim não conseguir, por problemas como travamento, saiba o que fazer para resolvê-lo e conseguir espelhar a tela do seu aparelho.

Como conectar o celular na TV usando cabo HDMI

Por fim, também existe a possibilidade de espelhar celular na TV usando um cabo. Existem dois tipos de cabo para isso: o SlimPort e o MHL. O primeiro costuma ser mais caro, pois dispensa a necessidade de alimentação energética. Já no padrão MHL, o celular terá que ficar carregando enquanto a transmissão acontece.

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um cabo (Foto: Vitalii Stock / Shutterstock)

Além disso, você deve lembrar que o cabo deve ter entrada microUSB e saída HDMI para conectar à TV. No caso de smartphones com porta USB-C, será preciso comprar também um adaptador. Porém, atualmente já é até possível encontrar cabos com USB-C e saída HDMI.

Passo a passo: transmitir a tela do celular para a TV via cabo

  1. Primeiro, você deve conectar o cabo - seja ele HDMI ou USB - na sua televisão e no seu dispositivo.
  2. Com o controle remoto, selecione na sua TV a entrada correspondente.
  3. Em seguida, no seu dispositivo, selecione a opção de espelhamento de tela para começar a transferir o conteúdo entre os dispositivos.

Como transmitir a tela do celular na TV usando Chromecast ou TV Box

Saiba como espelhar celular na TV utilizando um Chromecast ou TV Box (Foto: Albert Garrido / Shutterstock)

Para aqueles que não tem uma Smart TV, uma boa forma de espelhar celular na TV é utilizando dispositivos como TV Box ou Chromecast. Esses são aparelhos que funcionam conectados através da entrada HDMI ou USB. Quando conectados à mesma rede Wi-Fi do dispositivo móvel, conseguem fazer a conexão entre eles. Dessa forma, podem transmitir a tela do celular para a TV.

Passo a passo: como espelhar a tela do celular na TV via Chromecast ou TV Box

  1. Primeiramente, confira se o celular e a TV estão conectados na mesma rede Wi-Fi.
  2. Depois disso, basta você abrir o conteúdo que quer transmitir no seu celular e selecionar a TV Box ou o Chromecast que deseja compartilhar.
  3. Tudo pronto para você transmitir celular na TV!

Se quiser saber mais, leia nosso review do Chromecast 4K. Ou então, se você tem interesse por modelos de TV Box, veja se o Mi TV Stick vale a pena, lendo a nossa análise de ficha técnica.

Modelos para espelhar o celular na TV de forma nativa

Como falamos, alguns smartphones apresentam um recurso nativo para espelhar celular na TV. Nesses casos, a função costuma vir no próprio sistema operacional e é comum em aparelhos de marcas como Xiaomi e Samsung, que oferecem interface personalizada para o Android. Entretanto, algumas TVs mais modernas possuem o AirPlay, integração direta com a Apple.

Veja ofertas de modelos para espelhar o celular na TV de forma nativa:

Durante o processo, caso não queira propagandas atrapalhando o seu espelhamento, é possível desativá-las utilizando antivírus, desativando notificações ou desinstalando aplicativos.

Ferramentas e listas do Buscapé

Quer economizar na compra do seu smartphone? É muito fácil! Instale a extensão para navegador do Buscapé. Com essa ferramenta, você tem acesso ao Cashback do Buscape para ganhar uma graninha de volta, comprando.

Você também pode conferir o Histórico de Preços e estudar a variação de preço do seus produtos de interesse. Por fim, você pode criar um Alerta de Preço, para ser notificado quando o valor chegar no que você está disposto a pagar.

Isso tudo, sem contar com as centenas de cupons de desconto e análises de especialistas que o Buscapé oferece para te ajudar na hora da compra!

Qual o melhor app para espelhar o celular na TV?

6 melhores apps de Mirror Cast (espelhamento de tela).
Google Home. ... .
Chrome Remote Desktop. ... .
Microsoft Remote Desktop. ... .
TeamViewer. ... .
VNC Viewer. ... .
ApowerMirror..

Como transmitir a tela do celular para a Smart TV?

Confira estes passos:.
com o celular e a TV conectados na mesma rede, no seu Android, abra o menu "Configurações";.
em seguida, aperte na opção "Conexão e Compartilhamento";.
agora, aperte em "Transmitir tela". Depois, escolha o modelo da sua TV e pronto, o conteúdo começará a ser exibido na televisão..

Qual o melhor app de espelhamento de tela?

Melhores Aplicativos Recomendados para Espelhar Sua Tela Android.
Screen stream mirroring..
Pushbullet..
HowLoud PRO..
Cubetto..
Unified Remote..

Como ativar o espelhamento em qualquer celular para TV?

Se você não achar o ícone na central de atalhos do Android, vá em “Configuração do sistema”, clique na aba “Tela” e em "Espelhar tela". Em alguns aparelhos essa opção pode ser encontrada no menu "Dispositivos conectados", dentro da aba "Preferências de conexão" (imagem abaixo).