Alimentos como carne quando guardados

Questão da prova azul do primeiro dia do Enem 2012 Segunda Aplicação

Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição. Para preservar tais alimentos é necessário controlar a presença desses microrganismos. Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCℓ).

Nessa situação, o uso do sal de cozinha preserva os alimentos por agir sobre os microrganismos,

  1. desidratando suas células.
  2. inibindo sua síntese proteica.
  3. inibindo sua respiração celular.
  4. bloqueando sua divisão celular.
  5. desnaturando seu material genético.

Gabarito da questão

Opção A

Questões correspondentes

0 0 84 0

Assunto

Como carne quando guardados de maneira inadequada Deterioram

Alimentos como carnes, quando guardados de maneira inadequada, deterioram-se rapidamente devido à ação de bactérias e fungos. Esses organismos se instalam e se multiplicam rapidamente por encontrarem aí condições favoráveis de temperatura, umidade e nutrição.

Como o sal de cozinha atua na preservação de alimentos?

Uma técnica antiga e ainda bastante difundida para preservação desse tipo de alimento é o uso do sal de cozinha (NaCℓ). desidratando suas células. inibindo sua síntese proteica. inibindo sua respiração celular.

Porque o sal não deixa a carne estragar?

A salga impede o desenvolvimento de micro-organismos e é especialmente indicada para carnes. Quando o sal absorve a umidade dos alimentos, cria uma condição favorável para evitar a proliferação de bactérias.

Como o sal age sobre os microrganismos?

No picles, o sal vai inibir o crescimento de microrganismos indesejáveis, favorecendo a seletividade das bactérias láticas, que vão transformar carboidratos em ácido lático e outras substâncias orgânicas sensorialmente desejáveis.