Acordar às 3 da manhã significado espiritual

Crendices populares ou mesmo doutrinas religiosas atribuem diferentes significados ao ato de acordar às 3h da manhã. Enquanto isso, na ficção, filmes de terror e programas televisivos que abordam fenômenos entendidos como paranormais já exploraram diversas vezes a chamada “hora do diabo”. Em comum, a motivação aparece sempre associada ao oculto. Para uns, o despertar nesse horário deve servir de alerta, pois seria quando forças malignas atuariam com mais força sobre os pensamentos das pessoas. Para outros, esse é um sinal de que espíritos – que podem ser de entes queridos – estão tentando se comunicar com o sujeito. Há ainda quem defenda que, por razões desconhecidas, esse seria o período com maior propensão para a ocorrência de manifestações paranormais. 

Ainda que, para os diferentes credos, não exista uma unanimidade sobre os significados de se acordar às 3h, é notável como o horário é visado, aparecendo em lendas e histórias e sendo citado em religiões diversas. E talvez tanta insistência no horário tenha uma explicação. Para começar,  o fenômeno não é incomum. Segundo Greg Murray, diretor do Centro de Saúde Mental da Swinburne University of Technology, na Austrália, o acontecimento é relatado por cerca de uma em cada três pessoas. Diante de uma incidência tão alta, o estudioso decidiu se debruçar sobre o tema, que ele destrincha em um artigo publicado no fim do ano passado no site The Conversation. 

“Quando acordo por volta das 3h da manhã, fico propenso a me irritar. E eu sei que não sou o único. Um amigo meu chama as reflexões das 3 da manhã de ‘pensamentos arame farpado’, porque você pode ser pego nele”, inicia Murray, detalhando que, nesse horário, as elocubrações são muitas vezes angustiantes e punitivas. Mas, surpreendentemente, “essas preocupações vaporizam à luz do dia, provando que o pensamento das 3h da manhã foi completamente irracional e improdutivo”, pontua. 

O pesquisador da psicologia, que já desenvolveu estudos sobre humor, sono e sistema circadiano (o relógio interno que regula o sono), estabelece que há razões neurofisiológicas que contribuem para o fenômeno do despertar noturno. “Em uma noite normal de sono, nossa neurobiologia atinge um ponto de virada por volta das 3h ou 4h da manhã”, informa. Nessa fase, a temperatura corporal central começa a subir, o impulso para dormir está diminuindo, a produção de melatonina – o hormônio do sono – já atingiu o pico, e os níveis de cortisol – um hormônio do estresse – estão aumentando à medida que o corpo se prepara para o dia que vai se iniciar. 

Murray estabelece que, por conta dessas reações, todos nós – até aqueles que “dormem como uma pedra” – vamos acordar diversas vezes todas as noites, sendo esse sono leve mais comum na segunda metade da noite. “Ocorre que, quando o sono está indo bem para nós, simplesmente desconhecemos esses despertares noturnos. Mas adicione um pouco de estresse ao fenômeno e há uma boa chance de que o ato de acordar se torne um estado totalmente autoconsciente”, sinaliza. 

A questão é que, como apontam as diversas crenças, os pensamentos que nos ocorrem durante esse período costumam mesmo ser perturbadores. “Como terapeuta cognitivo, às vezes brinco que a única coisa boa sobre acordar às 3h da manhã é que isso nos dá um exemplo vívido de catastrofismo”, avalia o pesquisador. 

No escuro com nossos pensamentos 

“Por volta dessa fase do ciclo do sono, estamos em nosso ponto mais baixo físico e cognitivamente falando. Do ponto de vista da natureza, este deve ser um momento de recuperação física e emocional, por isso é compreensível que nossos recursos internos sejam baixos”, sinaliza Greg Murray, acrescentando que, além disso, no meio da noite, não temos acesso a outros recursos que poderiam nos ajudar a lidar com as emoções – como conexões sociais e ativos culturais. Por isso, somos literalmente deixados no escuro com nossos pensamentos. 

Contudo, quando o sol nasce e retomamos nossa rotina, aqueles “problemas” que nos afligiram durante o despertar noturno são colocados em perspectiva e, então, deixam de fazer sentido. “A verdade é que nossa mente não está realmente procurando uma solução às 3h da manhã. Podemos até pensar que estamos trabalhando mentalmente para resolvê-los, mas o que acontece nesses momentos não é isso”, defende Murray.

Para ele, o que ocorre é que somos visitados não por espíritos malignos, mas pela “irmã gêmea da resolução de problemas” – a preocupação –, que ele classifica como o ato de identificar um problema, ruminar sobre o pior resultado possível e negligenciar os recursos que traríamos para suportar caso o resultado catastrófico realmente ocorresse. 

Ele conclui que, no escuro silencioso, é fácil, inconscientemente, cair em um estado de extremo egocentrismo, experimentando sentimentos dolorosos, como culpa ou arrependimento, ou experimentar pensamentos sufocantes sobre um futuro sempre incerto a partir de medos – muitas vezes, infundados. 

O que fazer. Greg Murray recomenda a meditação como um meio de amenizar o sofrimento causado pelos despertares noturnos. “Muitos de nós agora praticamos técnicas de mindfulness, ou atenção plena, ensinada pelos budistas para gerenciar o estresse durante o dia. Eu recorro a essa prática para lidar com o fenômeno do acordar das 3h da manhã”, admite. “Quando percebo pensamentos surgindo, gentilmente trago minha atenção de volta ao som da respiração”, diz. 

Mas o estudioso admite que, às vezes, a meditação não funciona. “Nesse caso, se eu ainda estiver preso em pensamento negativo após 15 ou 20 minutos, sigo os conselhos da terapia cognitivo-comportamental e me levanto, ligo a luz fraca e leio. Essa ação pode parecer mundana, mas, às 3h da manhã, é poderosamente compassiva e pode nos ajudar a dispensar esses pensamentos improdutivos”, comenta. 

Alerta. Por fim, Murray lembra que, quando frequente, esses despertares podem ser classificados como insônia, um problema que responde bem ao tratamento psicológico. “Há também uma forte ligação entre sono e depressão, por isso é importante falar com seu médico se você tiver alguma dúvida sobre o seu sono”, adverte, concluindo que acordar e se preocupar às 3h da manhã é algo compreensível e humano. “Mas, na minha opinião, não é um bom hábito para se desenvolver”, arremata. 

Quando despertares se tornam insônia 

A neurologista Janaína Pacheco, que integra o corpo clínico do Hospital Semper e é especialista em medicina do sono, reconhece que os relatos de despertares que acontecem na segunda metade da noite são comuns, mas não configuram, necessariamente, insônia.  

“Em momentos específicos da noite acordamos, mas, se tudo estiver bem, não vamos nos lembrar disso. O comportamento se torna problemático quando não conseguimos voltar a dormir. Nesse caso, a pessoa perde tempo de sono, e essa privação gera vários prejuízos”, informa, mencionando que o repouso comprometido aumenta o risco para problemas cardiovasculares, doenças neurodegenerativas e obesidade, além de prejudicar a capacidade de memorização, de manter a atenção e o foco e de deteriorar o humor. 

Ela pondera que, para se chegar a um diagnóstico de insônia, é preciso avaliar as particularidades de cada caso. De maneira geral, pode-se dizer que essa conclusão é válida se, ao longo dos últimos três meses, a pessoa vem acordando praticamente diariamente e sempre tem dificuldade para voltar a dormir, perdendo tempo de sono superior a 20 minutos. 

O problema em questão, quando ocorre na segunda metade da noite, recebe o nome de insônia terminal, insônia do despertar precoce ou insônia do fim da noite. Janaína detalha que o fenômeno é motivado, principalmente, pelos transtornos ansiosos, depressivos ou pós-traumáticos, situando que o oposto também é válido – ou seja, a falta de sono pode levar à manifestação de quadros ansiosos e depressivos. Aliás, não é incomum que um problema retroalimente o outro. 

“Vale frisar que existem outras causas de insônia, como a noctúria – a ida recorrente ao banheiro no meio da noite –, a abstinência de medicamentos, as dores crônicas e o trabalho de turnos noturnos por muitos anos”, cita, lembrando também que a apneia do sono pode levar à insônia. 

A neurologista recomenda que as causas por trás da insônia, necessariamente, sejam tratadas. Além disso, ela recomenda a adesão a uma rotina saudável, com boa dieta e prática de atividades físicas, e à higiene do sono para a melhora do repouso noturno.

O que significa no mundo espiritual acordar às 3 horas da manhã?

Assim, acordar às 3 da manhã é uma evidência de que os espíritos estão se comunicando de forma intensa com você, a ponto de esse processo quase tomar conta da sua mente consciente e te despertar. É, portanto, um acontecimento natural, que se manifesta em ocasiões de intensa atividade espiritual. Aproveite!

O que significa acordar de madrugada no mesmo horário?

Padrões do sono Isso quer dizer que todas as noites, mais ou menos no mesmo horário, você vai estar em uma determinada fase do sono. Durante as mais leves, nas quais é mais fácil acordar, é que pode estar acontecendo esse despertar, seja por causas externas (como barulho da rua) ou de saúde.

O que acontece entre 3 e 4 horas da manhã?

Os místicos afirmam que quando as três horas da manhã chegam, portais de outras dimensões se abrem e o mundo espiritual se torna de fácil acesso. Sendo assim, os espíritos se conectam mais facilmente com a Terra, influenciando principalmente as pessoas mais sensíveis.