Abacaxi faz mal para quem é diabético

As frutas são alimentos ricos em frutose, um tipo de açúcar que pode estimular os níveis de glicose no sangue.

Em pessoas normais o consumo desse tipo de alimento não costuma causar danos à saúde, mas pode ser prejudicial para quem é portador da diabetes. Você sabe quais frutas o diabético não pode comer?

Abacaxi faz mal para quem é diabético

Embora algumas frutas sejam ricas em carboidratos, diabéticos podem escolher opções com uma carga glicêmica menor e conversar com a nutricionista que acompanha o caso sobre a possibilidade de adicionar algumas porções durante o dia.

Isso porque, além de saber escolher a fruta, também é fundamental manter as porções pequenas e adequadas para não aumentar os níveis de açúcar na corrente sanguínea.

Para que você entenda melhor quais as frutas ricas em carboidratos e quais podem ser consumidas, separamos uma lista completa. Veja a seguir!

Leia também O que é bom para baixar a glicose no sangue e quais alimentos escolher?

Quais são as frutas permitidas para diabéticos?

Maçã

A maçã é uma fonte de vitaminas e também de fibras como a pectina, importante para o controle da glicemia e redução do colesterol. Quando combinada com canela, além de ter sua ação potencializada, a maçã ainda prolonga a sensação de saciedade.

Abacaxi faz mal para quem é diabético
Por ser rica em pectina, a maçã é uma ótima opção de frutas para diabéticos



Abacate

Rico em gorduras que ajudam a baixar a glicemia e auxiliam na saúde do coração, o abacate ainda baixa a pressão arterial e deixa o processo de absorção dos alimentos mais lento.

Com isso, a sensação de saciedade é prolongada e o paciente tende a sentir mais fome e comer menos, o que também ajuda na perda de peso.

A ressalva é apenas para sua quantidade de calorias, fazendo com que a fruta deva ser consumida com cautela por quem está acima do peso.

Limão

Pode-se consumir o limão como tempero para saladas ou em limonadas. Além disso, a fruta é rica em ácido cítrico e ácido ascórbico, nome dado à vitamina C.

Por evitar hemorragias, é benéfico no tratamento contra diabetes melhorando a passagem do sangue pelas artérias e diminuindo complicações como dificuldade em cicatrização e infecções. Junto a isso, também é essencial para evitar complicações como AVC e infartos.

Coco

Rico em ácido láurico e ácidos graxos, a fruta é importante para combater fungos e bactérias e nutrir as células intestinais, aumentando a saciedade por mais tempo graças as suas gorduras.

Abacaxi faz mal para quem é diabético
O coco auxilia no controle da glicemia e ajuda no tratamento da diabetes

O coco ainda reduz as inflamações e carga glicêmica quando combinado com outros alimentos ricos em carboidratos.

Outras frutas permitidas para quem tem diabetes são:

  • Banana Prata;
  • Pêra;
  • Tangerina;
  • Laranja Baía;
  • Morango;
  • Kiwi;
  • Melão;
  • Uva;
  • Manga;
  • Goiaba.

Qual melhor horário para diabéticos comerem frutas?

Diabéticos devem optar consumir as frutas sempre após as refeições, como sobremesa.

Além disso, pode-se adicionar algumas frutas como laranja ou kiwi no café da manhã ou lanche da tarde. Contudo, a pessoa não deve comer apenas frutas ou antes de outro tipo de alimento, com o estômago vazio.



Diabéticos devem evitar as frutas que são ricas em frutose e que possuem alta carga glicêmica. Normalmente, esse tipo de fruta tem menos fibras e promove picos de glicose no sangue por serem absorvidas muito rapidamente. São elas:

  • Mamão Formosa;
  • Uva Passa;
  • Abacaxi;
  • Caqui;
  • Melancia.

É importante sempre conversar com a nutricionista antes de adicionar qualquer fruta na alimentação, evitando assim complicações que colocam a saúde em risco.

Vale lembrar, porém, que alguns nutricionistas liberam o consumo dessas frutas em menores quantidades e junto a alimentos ricos em fibras e que regulam a glicemia como o coco, por exemplo.

Frutas secas e oleaginosas são benéficas para diabetes?

Normalmente, nutricionistas não recomendam as frutas secas como uva passa e damasco, por exemplo, para diabéticos no dia a dia. Contudo, pode-se consumir em pouca quantidade em ocasiões especiais.

Isso porque nesse tipo de alimento, remove-se toda a fibra no processo de desidratação da fruta, deixando apenas uma alta concentração de frutose.

Abacaxi faz mal para quem é diabético
As frutas secas como o damasco tendem a ter mais frutose.

Ao consumir essas frutas em excesso, por serem ricas em frutose, aumentam o açúcar no sangue de forma muito rápida, o que pode trazer diversas complicações ao paciente.

O ideal é que, além de falar com o nutricionista, o paciente observe no rótulo dos alimentos se durante o procedimento de desidratação foi acrescentado açúcar e preferir aqueles de origem natural.

Enquanto isso, as oleaginosas como amêndoas, castanhas e nozes ajudam a melhorar a saciedade, diminuem o colesterol e previne uma série de doenças. Ou seja, podem consumi-las com moderação.

Apesar de terem menos carboidratos que as frutas, a castanha de caju, em especial, merece um pouco mais de atenção.

Isso porque dentre todas as castanhas é a que mais possui carboidratos e se consume facilmente em grandes quantidades.

Agora que você viu as frutas que o diabético não pode comer, converse com seu nutricionista e veja a possibilidade de acrescentar algumas frutas em seu plano alimentar.



Lembre-se de respeitar as quantidades e nunca consuma alguma fruta que tenha restrição profissional sem autorização.

Diabetes na Farmadelivery

A diabetes é uma doença que atinge milhares de pessoas do mundo todo, de adultos até crianças e adolescentes.

Ou seja, se você já se consultou com um médico e sabe quais medicamentos usar, a Farmadelivery pode lhe auxiliar com ótimos preços nos aparelhos medidores de glicemia e diabetes, agulhas e seringas de insulina e com todo leque de opções que da líder mundial Accu-Chek!

Resumo: O que o diabético pode comer sem culpa e sem prejuízo para saúde?

Abacaxi faz mal para quem é diabético

Resumo: Quais frutas o Diabético não pode comer? E Quais são Recomendadas?

Abacaxi faz mal para quem é diabético

Quantas fatias de abacaxi O diabético pode comer?

Frutas que os diabéticos devem evitar ao máximo.

Para quem é diabético pode comer abacaxi?

Rico em fibras e antioxidantes, o abacaxi ainda tem ação diurética e propriedades anti-inflamatórias e mucolíticas. Essas características fazem com que ele seja uma das frutas mais indicadas para os diabéticos.

Quais as melhores frutas para baixar a glicose?

Coma frutas com casca para baixar a glicose Maçã e pera são exemplos de frutas que muitas pessoas preferem comer sem a casca. Com isso, elas acabam perdendo grande parte das fibras, além dos nutrientes que também são encontrados especialmente nessa parte. Prefira sempre as frutas com a casca.

Quais são as frutas que o diabético pode comer?

7 frutas que diabéticos podem comer.
Pêssego. Essa fruta possui fibras e antioxidantes em abundância que permitem uma maior sensação de saciedade. ... .
Limão. ... .
Goiaba. ... .
Mamão papaia. ... .
Morango. ... .
Abacate. ... .
Abacaxi..