A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

A palavra term�metro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, term�metro � definido como o instrumento que mede temperatura.

A constru��o de um term�metro est� baseada no uso de alguma grandeza f�sica que depende da temperatura, como o volume de um g�s mantido a press�o constante, o volume de um corpo e a resist�ncia el�trica de condutores met�licos entre outras grandezas.

Para a medida da temperatura de um corpo com um term�metro, � preciso esperar o equil�brio t�rmico, isto �, quando em contato com o corpo, precisamos esperar alguns minutos para que o term�metro e o corpo estejam a mesma temperatura, e assim, podernos medir seu valor.

Contudo, � preciso cuidar de escolher term�metros pr�prios para que se consiga atingir os objetivos, pois a massa do term�metro deve ser bem menor que a massa do objeto cuja temperatura queremos medir, caso contr�rio o term�metro poder� alterar a temperatura do corpo, como por exemplo, um term�metro comum e uma gota de �gua.

Vejamos alguns tipos:

Cl�nico | Cristal L�quido | � �lcool | M�xima e M�nima | A g�s | Radia��o | Pir�metro �ptico | L�mina Bimet�lica | Digital | Termopar| Calibra��o de um term�metro

A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

  • O tipo de term�metro mais comum � o term�metro cl�nico utilizado na medi��o da temperatura do corpo humano. Esse term�metro utiliza a dilata��o de l�quidos, principalmente o merc�rio. S�o constru�dos para medir temperaturas entre 34oC e 43oC que s�o consideradas temperaturas cr�ticas, pois a temperatura considerada normal de nosso corpo � 36,5oC.

    Apresenta um tubo capilar com um estrangulamento na base, junto ao bulbo, o que permite a passagem do merc�rio quando sofre a dilata��o, mas que impede o seu retorno quando se contrai, por isso este term�metro continua indicando a temperatura do corpo mesmo sem contato com o corpo e por um longo intervalo de tempo mesmo que o term�metro seja levado a um local com temperatura mais baixa. Para que o l�quido termom�trico volte � posi��o inicial no interior do bulbo, � necess�rio sacudi-lo rapidamente.

  • Mais moderno que o term�metro cl�nico comum s�o os term�metros de cristal l�quido tamb�m utilizados para a medida da temperatura do corpo humano. S�o pequenas faixas pl�sticas transparentes com pequenos ret�ngulos que cont�m um cristal l�quido que entram em contato com o corpo e, conforme o valor da temperatura, o cristal no seu interior, muda de cor. Por�m, os especialistas dizem que n�o s�o muito confi�veis.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

  • Da mesma forma que o cl�nico, h� o term�metro a �lcool, normalmente utilizado em laborat�rio de ci�ncias, pois possui escala entre -10oC e 150oC. � tamb�m usado em resid�ncias, para verificar a temperatura ambiente.

    Alguns term�metros desse tipo utilizam corantes vermelhos, possuindo um custo mais baixo que o de merc�rio, e al�m disso, s�o menos prejudiciais a nossa sa�de, pois o merc�rio � um metal t�xico e um de seus efeitos colaterais � a doen�a renal.

  • H� os term�metros de m�xima e m�nima que, como o pr�prio nome sugere, indicam a temperatura mais alta e a mais baixa atingida pelo term�metro em um certo intervalo de tempo. S�o term�metros utilizados em meteorologia, sendo que, com uma �nica leitura, pode-se determinar a temperatura m�xima e m�nima atingida desde a �ltima vez que o term�metro foi ajustado de modo que a temperatura m�xima e m�nima viessem a coincidir entre si e com a temperatura ambiente.

    A coluna de merc�rio apresenta o formato da letra "U" e em suas extremidades h� dois bulbos: um totalmete preenchido por �lcool e o outro s� parcialmente.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

    Nos extremos das colunas de merc�rio h� dois flutuadores de ferro esmaltado que s�o os �ndices das temperaturas, pois sobem quando o merc�rio se dilata, mas que ficam presos ao tubo capilar quando o merc�rio se contrai devido ao atrito com a parede do tubo e s� retornam a posi��o original com o aux�lio de um �m�.

    Quando a temperatura aumenta o �lcool se dilata e passa livremente pelo flutuador fazendo com que o merc�rio se expanda levando o flutuador a correspondente temperatura - a m�xima. Quando a temperatura diminui o �lcool se contrai e leva o merc�rio e, conseq�entemente, o outro flutuador que registra a menor temperatura - a m�nima.

  • Os term�metros a g�s medem a temperatura atrav�s da leitura da press�o do g�s mantido a volume constante. Pode ser graduado fazendo com que cada volume corresponda a um valor de temperatura na escala Celsius, por exemplo.

    S�o utilizados para a medida de baixas temperaturas, usando-se o g�s h�lio, cuja temperatura de condensa��o, sob press�o atmosf�ria, � de aproximadamente -269oC.

  • Atualmente s�o utilizados os term�metros de radia��o que atuam a grandes dist�ncias, isto �, sem contato com o objeto. S�o usados nos sat�lites meteorol�gicos para a obten��o da temperatura na atmosfera e na superf�cie da Terra e podem medir temperaturas entre -50oC e 3000oC.

    Pode ser utilizado para a medida de temperatura de qualquer sistema que emite radia��o eletromagn�tica na forma de luz vis�vel ou radia��o infravermelha, assim como a radia��o de corpo negro. Um exemplo de term�metro desse tipo � o pir�metro �ptico.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

    Atrav�s da radia��o infravermelha, pode-se fazer a imagem da distribui��o de temperatura do corpo humano localizando infec��es, ou detectar problemas com a rede el�trica encontrando os pontos onde os fios est�o mais quentes.

    Tamb�m s�o usados em equipamentos de vis�o noturna sendo poss�vel identificar pessoas, animais e at� vegetais mais quentes que outros em uma floresta. A essa t�cnica d�-se o nome de termografia.

  • Para altas temperaturas utiliza-se o term�metro conhecido por pir�metro �ptico que � utilizado para a medida de temperaturas de metais incandescentes, fornalhas ou estrelas, pois pode ser usado � dist�ncia e pode medir temperaturas acima do ponto de fus�o dos materiais que o constituem.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

    O pir�metro �ptico � formado por um telesc�pio que cont�m um filtro, uma ocular e uma l�mpada. Atrav�s do telesc�pio � poss�vel observar o filamento da l�mpada e comparar com a cor emitida pelo sistema que estamos medindo. Isto s� � poss�vel porque o filamento da l�mpada est� ligado a uma bateria, a um amper�metro e a um reostato que permite variar a corrente el�trica atrav�s do filamento e, portanto, sua luminosidade at� igual�-la a do sistema e assim teremos o valor da temperatura que est� associada a valores da corrente el�trica.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

  • H� ainda o term�metro de l�mina bimet�lica que � constitu�do por duas l�minas de metais diferentes soldadas uma com a outra e que, quando aquecidas, dilatam-se. Como os metais s�o diferentes, com a varia��o de temperatura, um se dilata mais que o outro o que provoca um encurvamento da l�mina. H� tamb�m os que tem forma de espiral com uma extremidade fixa e a outra livre, com um ponteiro que gira com o aquecimento indicando a temperatura em um mostrador.

    Term�metros desse tipo funcionam entre temperaturas de -5oC e 300oC e s�o utilizados no controle de temperatura de fornos, ferros el�tricos e saunas.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

  • Existem ainda os term�metros digitais baseados em propriedades el�tricas ou eletr�nicas. Podem ser encontrados em rel�gios de pulso e em equipamentos eletr�nicos como computadores.

    A medida da temperatura � feita atrav�s da varia��o de suas caracter�sticas el�tricas. Os mais comuns utilizam um resistor que faz parte de um circuito el�trico que aciona o indicador de temperatura de acordo com o valor da resist�ncia.

  • O controle da temperatura e sua medida tamb�m s�o realizadas atrav�s dos dispositivos denominados termopares que s�o usados em pain�is de autom�veis para a indica��o da temperatura do motor. Geralmente h� uma l�mpada que acende quando h� superaquecimento. Podem medir at� 1800oC, sendo tamb�m utilizados na ind�stria, na medida da temperatura de fornos de fundi��o de metais e vidros.

    O sensor de um termopar ou par termoel�trico � composto por dois fios de metais diferentes soldados nas extremidades e, quando aquecidos, produzem uma corrente el�trica que depende da temperatura assim como no pir�metro �ptico.

    A pressão de um gás a volume constante e considerada uma propriedade termométrica

    Por que deve ser feita a calibra��o de um term�metro?

    Todo term�metro � baseado em alguma propriedade f�sica de uma subst�ncia que depende da temperatura, seja ela s�lida, l�quida ou gasosa.

    Os term�metros baseados em subst�ncias diferentes ou propriedades diferentes podem registrar valores ligeiramente diferentes de temperaturas iguais, por isso, foi estabelecido que o term�metro a g�s a volume constante seria utilizado como padr�o e, portanto, os demais term�metros devem ser calibrados a partir dele.

  • O que é a propriedade Termometrica?

    Propriedades termométricas são aquelas que se alteram com mudanças de temperatura. Exemplos: volume de sólidos, líquidos e gases; resistência elétrica de condutores; cor de materiais incandescentes; etc.

    O que é termômetro de gás a volume constante?

    Num termômetro de gás a volume constante, uma amostra de gás enche um bulbo e um capilar ligado a um manômetro de tubo aberto com mercúrio. O bulbo é colocado em contato térmico com o sistema cuja temperatura queremos determinar.

    O que ocorre com a pressão o volume é a temperatura do gás durante a compressão?

    Explicação: Podemos dizer que se o volume aumentar e a temperatura do gás diminuir, necessariamente a pressão do gás também diminuirá. De forma geral, podemos dizer que o mesmo acontece com a compressão, pois se houver compressão, a energia interna do gás aumentará, portanto a pressão também aumentará.

    Onde é usado o termômetro a gás?

    As máquinas mais empregadas para o Termômetro expansão a gás de nitrogênio são máquinas industriais, instalações industriais, vasos de pressão, construção de equipamentos, estufas, fornos elétricos, fogão elétrico, fogão á lenha, esterilizadores, tubulação, tanques, aquecedores solar, máquina com óleo, parafina, entre ...