A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura

Por favor, confirme que você deseja bloquear este membro.

Você não será mais capaz de:

  • Ver postagens de membros bloqueados
  • Mencionar este membro em postagens
  • Convidar este membro para grupos
  • Enviar uma mensagem para este membro

Aguarde alguns minutos para que este processo seja concluído.


A densidade da atmosfera não é constante, mas diminui com a altitude.

A pressão atmosférica sobre uma dada superfície horizontal colocada a certa altura h acima da superfície da Terra depende da quantidade de ar na coluna que se estende desta superfície horizontal até o topo da atmodsfera. Então, a pressão atmosférica também diminui com a altitude.

A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura

Considerando a atmosfera como um gás ideal em equilíbrio, com a mesma temperatura em todos os pontos, e também que h é muito menor do que o raio da Terra, de modo que g, o módulo da aceleração gravitacional, pode ser considerado constante, temos:

P(h) = PA e−kgh

com:

k = ρ/PA

em que ρ e PA representam a densidade do ar e a pressão atmosférica ao nível do mar.

A pressão atmosférica, portanto, diminui exponencialmente com a altitude.

A 25 oC:

  • ρ ≈ 1,18 kg/m3
  • PA ≈ 1,01 x 105 N/m2

de modo que:

kg ≈ 1,15 x 10−4 m−1

No topo do monte Everest, por exemplo, a cerca de 8,84 x 103 m de altitude, a pressão atmosférica é:

P(8,84 x 103 m) ≈ PA e−(1,15 x 10−4 m−1)(8,84 x 103 m) ≈ 0,36 PA

Portanto, no topo do monte Everest, o valor da pressão atmosférica é aproximadamente 36% do seu valor ao nível do mar.

Leis dos Fluidos Ideais

Divulgue este conteúdo:

https://ufsm.br/r-450-485

A pressão atmosférica aumenta proporcionalmente ao aumento da temperatura

Como a temperatura do ar influencia a medida da pressão atmosférica?

Influência sobre a Temperatura A temperatura do ar também apresenta uma proporção inversamente proporcional aos valores da pressão atmosférica. Assim, quanto maior é a temperatura, menor é a pressão; e quanto maior é a pressão, menor é a temperatura.

Por que a pressão atmosférica é menor em altitudes mais elevadas?

Quanto maior a altitude, menor a quantidade de oxigênio, pois o ar fica menos denso, com mais espaços vazios entre as moléculas. A pressão atmosférica diminui, causando dor de cabeça, náuseas e prostração.

O que é pressão atmosférica e qual a relação dela com a altitude?

Pressão atmosférica é o peso que o ar exerce sobre a superfície terrestre. ... Quanto maior a altitude de um dado relevo, isto é, quanto mais elevado ele estiver em relação ao nível do mar, menor será a pressão atmosférica.

Como calcular temperatura de acordo com a altitude?

A altitude e a temperatura do local em que ela é medida normalmente são grandezas inversamente proporcionais, pois quando a altitude aumenta em 150 m a temperatura ambiente diminui aproximadamente 1 °C.

Quanto maior a pressão maior será a temperatura?

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio. ... Desse modo, é possível estabelecer a seguinte relação: quanto maior a altitude, menor a temperatura; quanto menor a altitude, maior a temperatura.

Quando a temperatura aumenta a pressão aumenta ou diminui?

Isso ocorre porque a pressão é resultado das colisões das partículas do gás com as paredes do recipiente, assim, quanto mais colisões, maior será a pressão. Se a temperatura aumentar, a energia cinética das partículas também aumentará, e elas se movimentarão com maior velocidade, aumentando a pressão.

Qual a pressão do ar no lugar de alta altitude?

O peso normal do ar ao nível do mar é de 1 kgf/cm². Porém, a pressão atmosférica diminui com o aumento da altitude. A 3 000 metros, é cerca de 0,7 kgf/cm². A 8 840 metros, a pressão é de 0,3 kgf/cm².

Por que quanto mais próximo da superfície terrestre maior é a pressão atmosférica é quanto maior a altitude menor a pressão atmosférica?

Essa força tem origem no centro da Terra e atrai tudo o que está no planeta, inclusive a atmosfera (camada de gases que circunda a crosta terrestre). Quanto mais próximo da superfície, maior é a força exercida e, portanto, maior a pressão que a atmosfera faz sobre um ponto.

Como a pressão atmosférica diminui com a altitude?

  • Então, a pressão atmosférica também diminui com a altitude. Considerando a atmosfera como um gás ideal em equilíbrio, com a mesma temperatura em todos os pontos, e também que h é muito menor do que o raio da Terra, de modo que g, o módulo da aceleração gravitacional, pode ser considerado constante, temos:

Como calcula a pressão atmosférica ao nível do mar?

  • Os cientistas calculam a pressão atmosférica ao nível do mar medindo a altura de uma coluna de mercúrio e calculando a pressão que a atmosfera tem que exercer para elevar a coluna até essa altura.

Qual a pressão atmosférica?

  • Pressão Atmosférica Pressão atmosférica é a força exercida pelo ar, perpendicularmente numa área da superfície. 4.

Como usar o filme sobre pressão atmosférica?

  • Outra sugestão é usar a recurso do portal , o filme sobre pressão atmosférica que pode ser acessado no link a seguir. A discussão coletiva deverá ser avaliada e como foi elaborado o parágrafo contendo as hipóteses sobre o observado. A segurança e a participação dos alunos serão avaliadas.

Quanto maior a temperatura maior a pressão atmosférica?

Sabe-se que a pressão do ar é responsável pelo aumento das temperaturas. Assim, quanto maior a pressão, mais quente fica; quanto menor a pressão, mais frio.

O que acontece com a pressão atmosférica quando a temperatura aumenta?

Quando as temperaturas se elevam, as partículas se afastam, o ar fica menos denso e a pressão diminui. As variações de pressão atmosférica existentes nos diversos pontos da Terra são responsáveis pela ocorrência dos ventos, que se deslocam das zonas de alta pressão para as zonas de baixa pressão.

Como a pressão atmosférica aumenta?

Como o ar é compressível, diminui também a densidade com a altura, o que contribui para diminuir ainda mais o peso da coluna de ar à medida que a altitude aumenta. Inversamente, quando a altitude diminui, aumenta a pressão e a densidade.

Que fatores influenciam a pressão atmosférica?

Os principais fatores que influenciam na concentração e pressão do ar são a altitude e a temperatura. A pressão atmosférica foi determinada pela primeira vez em 1643 pelo físico e matemático Evangelista Torricelli.