A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Não tão raro, temos que lidar com eventuais vazamentos em nossas máquinas de lavar e nem sempre as causas são tão evidentes e fáceis de resolver, concorda? Em geral, isso se deve ao fato de que o vazamento muitas vezes se dá em um lugar diferente de onde percebemos a água.

Como entendemos essa dificuldade, buscamos elencar neste post as principais causas do vazamento que encontramos em máquinas de lavar.

8 possíveis causas de vazamento de sua máquina de lavar

Quando uma máquina de lavar começa a vazar, há uma série de fatores que podem se mostrar como as causas desse vazamento. Fatores estes, ligados à obstrução da receptividade das mangueiras externas e internas, a problemas com a bomba de água, a quebra do anel anti respingo, bem como problemas internos mais complexos e difíceis de remediar sem a ajuda de um profissional capacitado.

Pensando nisso, confira a seguir uma lista com os principais motivos capazes de fazer com que a sua máquina tenha aqueles temíveis vazamentos.

Para maior utilidade e eficácia dessas dicas, recomendamos que antes de mais nada você localize de onde vem o vazamento, o que tornará mais fácil de encontrar a peça responsável pelo problema.

Sem mais delongas, vamos às causas!

  • Mangueira de abastecimento solta

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Poças de água na parte frontal e traseira da máquina de lavar podem indicar que a mangueira de abastecimento está solta. Quando as mangueiras não estão conectadas corretamente na almofada do tanque, a máquina não retém água, tampouco realiza a lavagem efetivamente.

Geralmente, mangueiras pequenas são mais fáceis de se soltar. Além disso, é importante salientar que quando as mangueiras estão ressecadas a probabilidade de vazamento é alta, visto que, a água pode escapar pelas rachaduras.

  • Mangueira de saída de água frouxa

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Uma outra causa que pode estar atrelada aos vazamentos da sua máquina de lavar é a mangueira de saída de água, aquela mangueira sanfonada. Por ser plástica, a mangueira corrugada resseca, podendo rachar e, portanto, vazar. Então certifique-se de que a mangueira em questão está intacta.

  • Excesso de sabão

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Parece óbvio, mas o excesso de sabão que transborda durante a lavagem pode gerar vazamento. E este vazamento é extremamente perigoso, pois se o sabão entrar em contato com algum equipamento elétrico, pode-se gerar um curto circuito, dando pane no sistema interno.

Além disso, se o dispenser de sabão estiver mal encaixado ou obstruído, poderá acarretar vazamentos.

  • Mal fechamento da porta

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Uma causa bastante comum de vazamento na máquina de lavar pode ser a porta do equipamento. Se houver algo que impeça o fechamento da porta, como por exemplo, uma roupa presa, então certamente haverá vazamento de água e você o perceberá na parte da frente de sua máquina.

  • Problemas no pressostato

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

O pressostato é a peça responsável por mensurar o nível de água das máquinas de lavar e informar à placa eletrônica. Em caso de furos ou dobras na mangueira do pressostato, a pressão de ar não conseguirá identificar com precisão o nível de água, o que fará a água transbordar e, consequentemente, vazar.

  • Mangueiras internas

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Agora já adentramos em causas um pouco mais complexas. Em geral, máquinas de lavar possuem uma mangueira sanfonada ou rígida que interliga a bomba à câmara de lavagem, que pode estar rachada, furada ou solta, o que causaria os vazamentos.

Neste caso, é importante fazer a troca das mangueiras para garantir que a máquina volte a funcionar corretamente.

  • Problemas no retentor do tanque

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

Máquinas de lavar que funcionam à base de retentor podem vazar por baixo se esta peça se desgastar, o que faz com o vazamento seja central. Isto porque o retentor é uma peça responsável por reter a água, impossibilitando que ela escape do tanque.

Mas, se essa borracha estiver ressecada, a água pode escapar enferrujando o rolamento e o câmbio. Neste caso, pedir auxílio a um técnico é a escolha mais inteligente para fazer uma reforma mecânica.

  • Anel anti respingo quebrado

Anel anti respingo quebrado – peça responsável por evitar que a água caia diretamente na roupa – pode ser a causa do vazamento de sua máquina de lavar roupas. Em tese, em máquinas que possuem o anel anti respingo, em momento de admissão, a água bate no anel e vai para dentro da lavadora, mas, uma vez obstruído o anel, a água acaba escapando, ocasionando assim o vazamento.

E aí, gostou do post? Esperamos que por meio desta publicação que você tenha aprendido as principais causas que podem acarretar o vazamento de sua máquina de lavar. Para mais informações e conteúdos como esse, não perca de vista o nosso blog. Aqui, sempre postamos diversas dicas para te auxiliar na manutenção de seus eletrodomésticos.

Não se esqueça que na MGParts você encontra um catálogo rico em peças de alto desempenho para a manutenção de sua máquina de lavar, inclusive mangueiras, eletrobombas e amortecedores. Que tal dar uma passadinha em nosso site e conferir esses produtos incríveis, por preços imbatíveis?

A máquinade lavar fica gotejando mesmo desligada

O que pode ser quando a máquina está vazando água?

Buracos na bomba de água ou mangueiras internas furadas e rasgadas são as causas mais frequentes para justificar a máquina de lavar vazando água.

Pode desligar a máquina de lavar quando estiver Centrifugando?

R: Desligar a máquina antes do final da centrifugação em lavadoras que possuem um sistema de freio do tambor suave, como a linha Brastemp, Consul, GE, Dako, Continental, Bosch e as Lava e Seca em geral não prejudica o equipamento. Nesses casos seria um mito.

É normal ficar um pouco de água na máquina de lavar?

Se a sua máquina de lavar chegar com um pouco de água dentro do cesto ou mangueira, não se preocupe, pois isso é normal e pode acontecer.

Pode desligar a máquina no meio da lavagem?

Molho da máquina de lavar O que muitas pessoas fazem é desligar a máquina durante o molho, para estendê-lo por mais tempo. Fazendo isso, você pode danificar partes da lavadora que não foram fabricadas para ficarem submersas na água com detergente por mais tempo que o estipulado na programação automática.