A injecao anticoncepcional e a mesma coisa que o comprimido

  • Homepage
  • Pergunte Ao Especialista
  • Tomava Anticoncepcional Em Pílula, É Troquei Pelo Injetável, No Mesmo Dia Da Troca , Tive Relação Se

2 respostas

Tomava anticoncepcional em pílula, é troquei pelo injetável, no mesmo dia da troca , tive relação sem camisinha. Devo tomar uma pílula do dia seguinte??

Olá. Nunca inicie ou troque uma medicação anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose. O uso errado pode aumentar o risco de uma gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção. Agende a sua consulta.
Faça os seus exames periódicos e de rotina.
O início e uso errado do anticoncepcional não irá lhe proteger contra uma gravidez indesejada.
Use preservativos e proteja-se das infecções sexualmente transmissíveis.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

A injecao anticoncepcional e a mesma coisa que o comprimido

Se você tomou a injeção entre o primeiro e terceiro dia do ciclo menstrual, ou do sexto ao oitavo dia ( depende da composição do injetável que você usou _ vide na bula do medicamento) , você não precisa tomar a pilula do dia seguinte, pois não ocorreu a ovulação e ela será inibida,
Se passou do oitavo dia da menstruação, aí sim, pode haver um risco de engravidar, e é melhor tomar a pílula do dia seguinte, mas só se for até 72 horas após a relação. Apos este prazo, ela não atuará.

Nossos especialistas responderam a 1599 perguntas sobre Perlutan

Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.

Diante de tantos métodos, a escolha do mais adequado para cada mulher deve levar em conta vários fatores, como a idade da mulher, se ela é fumante, seus antecedentes clínicos – se já teve trombose, pressão alta, doenças cardíacas, enxaqueca, doenças do fígado e outras medicações que esta mulher faça uso de maneira contínua.

Levando em consideração todos esses fatores, temos que aconselhar quais os métodos mais interessantes para a paciente e a mesma pode decidir o que acha melhor para ela naquele momento.

Tipos de Anticoncepcionais

Falaremos agora sobre os métodos mais usados.

Anticoncepcional oral (Pílula anticoncepcional)

As pílulas anticoncepcionais são compostas por um estrogênio e uma progesterona. O estrogênio, na maioria das vezes, é o mesmo, o etinilestradiol (EE). O que vai diferir uma pílula de outra é a concentração do estrogênio e qual a progesterona.

A pílula anticoncepcional é efetiva para evitar a gestação em 97 a 98% das vezes. Seu mecanismo de ação principal se dá pela inibição da ovulação. 

Como Tomar Pilula Anticoncepcional

A pílula anticoncepcional deve ser tomada a partir do primeiro dia de menstruação. A partir de então, deve ser tomada todos os dias no mesmo horário. Caso seja uma pílula que tenha pausa deve ser tomada os 21 dias, feito a pausa de 7 dias e iniciada nova cartela após a pausa. Não se deve esperar o término da menstruação para iniciar uma nova cartela. Geralmente a mulher sangra no período de pausa entre as cartelas, embora não seja regra.

Existem pílulas de 24 dias com pausa de 4 dias e pílulas para serem tomadas de forma contínua em que a mulher não menstrua e isso não traz prejuízos para ela. Nesses casos, não há formação de menstruação, nem menstruação retida, como algumas pacientes pensam.

As pílulas diferem entre si e cada uma tem alguma particularidade, sendo que algumas retém menos líquidos, outras são melhores para pele, e cada mulher vai se adequar a uma pílula diferente de outra mulher.

Os ACO não são indicados para fumantes, especialmente com mais de 35 anos, mulheres hipertensas, com antecedente de trombose, doença isquêmica do coração, AVC, SAAF, enxaqueca com aura, enxaqueca sem aura em mulheres com mais de 35 anos, mulheres que estejam amamentando e que tenham antecedentes de câncer de mama ou de fígado.

Mulheres que estejam amamentando podem fazer uso dos anticoncepcionais que contenham apenas progesterona. Assim como em algumas das contraindicações acima citadas, esse anticoncepcional pode ser utilizado.

Nenhuma medicação deve ser iniciada sem que a paciente tenha passado por uma consulta médica e tenha sido feita uma prescrição individualizada de acordo com a sua história clínica e exame físico.

Anticoncepcional injetável (Injeção anticoncepcional)

A injeção anticoncepcional age de maneira semelhante às pílulas anticoncepcionais, tendo como principal mecanismo de ação o bloqueio da ovulação.

Tem a facilidade de ter sua administração a cada 30 dias ou a cada 90 dias e o desconforto de ser uma injeção. Deve ser aplicada na região glútea e a área da injeção não deve ser massageada.

Hoje, no Brasil, dispomos das seguintes injeções anticoncepcionais:

Mensais: Mesigyna, Noregyna, Perlutan, Cyclofemina;
Trimestrais: Depoprovera.

A injeção anticoncepcional pode ser um combinado de estrogênio e progesterona (todas as mensais) ou ser só de progesterona (trimestral – depoprovera).

O estrogênio utilizado nos injetáveis mensais é natural e, portanto, mais fisiológico do que os utilizados nas pílulas anticoncepcionais combinadas contendo etinilestradiol. Assim, o tipo e intensidade dos efeitos colaterais nas injeções tendem a ser diferentes.

De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

Vantagens da injeção anticoncepcional

  • Não exige ação diária
  • É discreto
  • Seu uso pode ser interrompido a qualquer momento
  • A fertilidade retorna em curto espaço de tempo
  • Não interfere no prazer sexual

Efeitos colaterais da injeção anticoncepcional

  • Alteração do padrão da menstruação
  • Menor intensidade ou menos dias de menstruação
  • Menstruação irregular
  • Ausência de menstruação
  • Ganho de peso

Pílula do dia seguinte

A pílula do dia seguinte deve ser usada em situação de excessão quando a mulher tem uma relação sexual desprotegida e não deseja correr o risco de engravidar.

Vale lembrar que a mulher não deve usar a pílula do dia seguinte habitualmente. A mulher deve tomar 1,5 mg de levonorgestrel em dose única e em até 72 horas após a relação sexual desprotegida.

Quanto antes for administrado o medicamento, menor o risco de gravidez. Por isso, assim que tiver a relação desprotegida, a mulher deve logo tomar a pílula do dia seguinte.

Vale lembrar que essa medicação não protege de doenças sexualmente transmissíveis que podem ser contraídas após a relação sexual desprotegida.

Dispositivo Intra Uterino (DIU)

O Dispositivo Intra Uterino (DIU) tem sido o método contraceptivo de escolha de um número crescente de mulheres. Sua alta eficácia semelhante a da laqueadura tubárea, sua longa duração de 5-10 anos a depender do tipo de DIU e rápido retorno à fertilidade após término do uso são algumas das vantagens desse método. Vamos detalhar cada um dos tipos de DIU disponíveis no nosso meio:

DIU Mirena

O DIU é um objeto em formato de “T” que mede 32mm especialmente desenhado para se alojar no interior do útero. Ele é revestido com levonorgestrel, um tipo de progesterona, que vai sendo liberada em doses constantes (inicialmente 20 microgramas, decaindo nos anos subsequentes) ao longo dos seus 5 anos de ação.

A ação contraceptiva do DIU Mirena se dá por vários mecanismos: pelo espessamento do muco do colo do útero, dificultando a entrada do espermatozóide no útero; ação da progesterona sobre o endométrio, camada interna do útero, que, dessa forma, não consegue se preparar para receber o bebê.

É importante frisar que o DIU Mirena leva à inibição da ovulação somente em torno de 25% das usuárias, não sendo um método anovulatório. Por levar a uma atrofia do endométrio, a maioria das mulheres que usa o método fica sem menstruar, sem que isso seja um problema para elas.  Por isso, esse método é indicado para mulheres que têm ciclos menstruais com sangramento aumentado.

A inserção do DIU pode ser feita no consultório e pode ser desconfortável para algumas mulheres. Porém, as cólicas costumam passar em menos de 24 horas. É um método extremamente seguro e com eficácia semelhante a da laqueadura tubárea. Caso a paciente deseje engravidar, basta retirar o DIU no consultório e em um mês ela já deve ter ciclo menstrual ovulatório com possibilidade de gravidez.

DIU de Cobre

O DIU de cobre é indicado para mulheres que desejam fazer uso do DIU e não desejam fazer uso de nenhum tipo de hormônio, ou que desejam um método, eficaz, duradouro, discreto e que não interfira na pratica sexual.

A eficácia do DIU de cobre é superior à da pílula anticoncepcional, uma vez que não requer o hábito do uso diário da medicação.

Após a inserção, pode ser mantido por até 10 anos. Seu mecanismo de ação se dá pelo efeito do cobre causando alterações no ambiente intrauterino e tornando-o hostil para a implantação de um embrião, além de alterar o muco do colo do útero dificultando a ascenção de esperma e tendo efeito espermicida.

Um dos possíveis efeitos indesejados é o aumento do fluxo menstrual e a cólica, que acontece apenas em algumas mulheres.

Assim como com o DIU Mirena existem os riscos relacionados à inserção do DIU de cobre, que são a infecção uterina e a expulsão do DIU pelo útero que tem maiores chances de ocorrer no primeiro ano de uso do método.

É melhor tomar injeção ou comprimido?

Assim, o tipo e intensidade dos efeitos colaterais nas injeções tendem a ser diferentes. De fato, estudos têm mostrado que as injeções anticoncepcionais têm um menor efeito sobre a pressão arterial, hemostasia e coagulação, metabolismo lipídico e função hepática em comparação com as pílulas orais.

O que faz efeito mais rápido injeção ou comprimido?

Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.

O que engorda mais injeção ou comprimido?

A maioria dos anticoncepcionais e métodos contraceptivos não engordam. O método contraceptivo mais associado ao ganho de peso é a injeção trimestral de medroxiprogesterona. Entretanto, nem todas as mulheres irão engordar com este método.

Pode tomar anticoncepcional Injetavel é comprimido?

Não deve tomar os 2 medicamentos no mesmo ciclo menstrual, pois é uma sobrecarga muito grande de hormônios, e corre o risco de ter uma trombose. Se tomou a injeção, espere os 30 dias e comece o ciclo 21.