A igreja católica é a mesma

Você já se perguntou por que a maioria das cidades brasileiras foi construída em volta de uma igreja? Ou por que grande parte dos feriados é dedicada a santos? Para tentar responder a estas questões, é necessário entender a influência religiosa católica no Brasil. Ainda no começo do século XXI, dentre as religiões professadas pela população brasileira, o Catolicismo continua a ter o maior número de seguidores entre os habitantes do país. Tal predominância é decorrente da presença da Igreja Católica em toda a formação histórica brasileira.

A chegada de membros do clero católico ao território brasileiro foi simultânea ao processo de conquista das terras do Brasil, já que o reino português tinha estreitas relações com a Igreja Católica Apostólica Romana. A missa celebrada na chegada de Pedro Álvares Cabral, em 1500, foi imortalizada por Victor Meirelles no quadro Primeira Missa no Brasil. A presença da Igreja Católica começou a se intensificar a partir de 1549 com a chegada dos jesuítas da Companhia de Jesus, que formaram vilas e cidades, cujo caso mais célebre é a cidade de São Paulo.

A igreja católica é a mesma
O quadro de Victor Meirelles retrata a influência da Igreja Católica desde o início da conquista dos territórios brasileiros

Vários outros grupos de clérigos católicos vieram também à colônia portuguesa com a missão principal de evangelizar os indígenas, como as ordens dos franciscanos e dos carmelitas, levando a eles a doutrina cristã. Esse processo se interligou às próprias necessidades dos interesses mercantis e políticos europeus no Brasil, como base ideológica da conquista e colonização das novas terras. As consequências foram o aculturamento das populações indígenas e os esforços no sentido de disciplinar, de acordo com os preceitos cristãos europeus, a população que aqui habitava, principalmente através de ações educacionais.

Nas artes, a mais notória contribuição da Igreja Católica na história do Brasil foram as produções artísticas barrocas, que tiveram como principal expoente o artista plástico Aleijadinho. Essas obras podem ser encontradas nas cidades de Salvador, Diamantina, Ouro Preto, Recife e Olinda. Por outro lado, o contato do catolicismo com as religiões africanas produziu sincretismos religiosos, uma mescla das religiões que originou o candomblé, por exemplo.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

As relações entre Igreja Católica e Estado foram estreitas no Brasil tanto na colônia quanto no Império, pois, além de garantir a disciplina social dentro de certos limites, a igreja também executava tarefas administrativas que hoje são atribuições do Estado, como o registro de nascimentos, mortes e casamentos. Contribuiu ainda a Igreja com a manutenção de hospitais, principalmente as Santas Casas. Em contrapartida, o Estado nomeava bispos e párocos, além de conceder licenças à construção de novas igrejas.

O cenário mudou com a nomeação do Marquês de Pombal, que afastou a influência da Igreja Católica da administração do Estado. Após sua morte, os laços voltaram a se estreitar, perpassando por todo o período imperial brasileiro no século XIX. Com a proclamação da República em 1889, houve a separação formal entre Estado e Igreja Católica, mas sua presença continuou ainda viva, como comprova a existência de várias festas e feriados nacionais, como as festas juninas e o feriado de 12 de outubro, dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do país.

Contrariamente às diretrizes da direção da igreja, vários grupos religiosos atuaram politicamente, lutando pelas melhorias das condições de vida da população explorada do país. Existiram vários exemplos ao longo da história brasileira, entre eles, podemos citar a Revolta de Canudos no fim do século XIX, ou mesmo no último quarto do século XX, quando os grupos ligados à Teologia da Libertação conseguiram formar alguns movimentos sociais, como o MST, através da ação nos Conselhos Eclesiais de Base (CEB’s).


Por Tales Pinto
Graduado em História

Cristão é o termo usado para designar as pessoas que professam a fé em Jesus Cristo, de acordo com a Bíblia Sagrada. Católico é o cristão que se identifica com a Igreja Católica Apostólica Romana e se distingue dos demais grupos cristãos.

De modo geral, a palavra "cristão" possui um sentido mais abrangente, que engloba grupos diferentes que compõem os Ortodoxos, o Protestantismo, o Catolicismo Romano e outras confissões cristãs.

A igreja católica é a mesma

Leia aqui: O que é Igreja Ortodoxa

O que é ser Cristão?

Ser cristão significa seguir a Jesus Cristo, ser Seu discípulo, assemelhando-se a Ele. O discípulo aprende tudo sobre o seu mestre e busca seguir os seus passos. Não se trata de seguir dogmas religiosos, mas de seguir uma pessoa que é verdadeiramente Deus. Jesus é uma pessoa real que nos ama e convida-nos a um relacionamento sincero com Ele.

O termo "cristãos" foi pela primeira vez usado em Antioquia (Atos 11:26). Posteriormente foi adotado pelos fieis seguidores, que amam a Jesus Cristo e creem no Seu Evangelho. Os cristãos da igreja primitiva tinham tudo em comum e seguiam o exemplo de Jesus, vivendo uma vida de renúncia, longe da idolatria, do egoísmo e do pecado.

Durante o seu ministério, Jesus sempre alertou a quem quisesse segui-lo, que deveria abrir mão do padrão do mundo e renunciar a si mesmo (Lucas 9:23-25). Mas, infelizmente, há os que são simpáticos a Jesus mas não seguidores leais. São os chamados "cristãos nominais" ou "não praticantes" e estão nas diferentes confissões do cristianismo. Esses ainda não assumiram um real compromisso de se identificarem com Cristo.

Mas o cristão verdadeiro, mesmo com falhas, busca dedicar a sua vida totalmente a Jesus. Além disso:

  • compreende o plano de amor de Deus para salvar a humanidade (João 3:16)
  • arrepende-se dos seus pecados (Marcos 1:15) e confessa-os (1 João 1:9)
  • crê em Jesus como seu único Senhor e suficiente Salvador e é batizado (Marcos 16:15-16)
  • nasceu de novo (João 3:3)
  • observa os princípios bíblicos, tendo a Bíblia sagrada como sua base de fé e prática (João 5:39)
  • ama a Deus e ao seu próximo (Mateus 22:37-40)

Ser cristão é diferente de ser religioso ou um mero simpatizante. pois envolve ter um compromisso real com Cristo, por meio da Sua Palavra. Ser cristão é ser amigo e obedecer a Jesus:

O meu mandamento é este: Amem-se uns aos outros como eu os amei. Ninguém tem maior amor do que aquele que dá a sua vida pelos seus amigos. Vocês serão meus amigos, se fizerem o que eu ordeno.

João 15:12-14

Veja também: Qual a diferença entre cristão, protestante ou evangélico?

O que é ser católico?

Ser católico, atualmente, é ser um seguidor da religião católica ou um membro da Igreja Católica Apostólica Romana. "Católicos" é hoje usado para designar os fiéis unidos ao Pontífice romano (o Papa), os quais se distinguem dos ortodoxos e dos protestantes. Mas isso não foi sempre assim.

Então, antes "Católico" significava outra coisa?

Anteriormente, o termo era usado com caráter universal, englobando todos os cristãos. A palavra "católica" nomeava igrejas cristãs, de modo global, que concordavam com as doutrinas bíblicas fundamentais da fé cristã. Concordavam, inclusive, com as afirmações dos primeiros grandes concílios ecumênicos: Jerusalém (49 d.C), Nicéia (325 d.C) e Constantinopla (381 d.C). Pode-se dizer que "ser católica" era uma espécie de característica ou qualidade intrínseca da igreja primitiva.

Por isso, era denominada Igreja Católica Apostólica. Católica (do grego Katholikos, significa geral, universal, global) porque se regia por verdades universais, comuns a todos os cristãos em comunhão com Cristo e com os outros, em toda parte. E Apostólica porque se baseava nos ensinamentos dos apóstolos, transmitidas no Novo Testamento.

Quem mais se considerava católico?

A Igreja Ortodoxa e a Igreja Protestante buscaram conservar a essência do conceito católico nos seus fundamentos. Os Ortodoxos, até hoje mantêm a designação 'Católica' e, para muitas confissões protestantes o cerne da catolicidade continua válido.

Apesar da igreja romana ter requerido exclusividade na designação de 'Católica' para si, os demais cristãos sabem que pertencem ao povo de Deus espalhado por toda terra. E este povo não se restringe a uma igreja (denominação) específica. A grande Igreja de Cristo é global e é composta por fieis discípulos de Jesus. Esses, por meio da Palavra, permanecem em comunhão com Deus e também com os demais cristãos, por causa do amor e da fé no mesmo Senhor (Efésios 4:4-6).

Quando e por quê isso mudou?

No Concílio de Trento, a igreja de Católica Romana autodeclarou-se como a "Santa Igreja Apostólica Romana". O objetivo era defender o título de única igreja verdadeira. Por isso, distinguia-se como sendo "a Igreja católica". Isso também servia para fazer oposição a outros grupos cristãos que discordavam das diretrizes da igreja ligada ao Papa. 'Católico' passou, então, a corresponder à descrição da denominação particular, restringindo-se de outros cristãos.

Com a Reforma, a polêmica acerca da igreja verdadeira foi amplamente debatida. Inúmeras medidas de oposição aos reformados foram tomadas em Trento, dando início à Contrarreforma. Nesse período de efervescente afirmação, o termo "Catolicismo" nasce como oposição ao "Protestantismo". Daí passa a ser usado correntemente para designar a religião da igreja Romana.

Leia aqui: O que foi a Reforma Protestante? Como surgiu o Protestantismo?

O que torna o "católico" diferente dos demais cristãos?

Em linhas gerais, os católicos possuem estilos artísticos e rituais litúrgicos bastante característicos. Possuem alguns usos, costumes e práticas religiosas específicos da sua tradição. Além disso, afirmam dogmas e determinadas concepções doutrinais que não estão de acordo com a Bíblia. Por exemplo:

  • Reconhecem a primazia e infalibilidade do Papa
  • Dizem que igreja é fundada sobre Pedro - veja aqui: Pedro foi o primeiro Papa?
  • Consideram canônicos livros deuterocanônicos (ou apócrifos)
  • Têm Maria como mãe da Igreja e pregam a sua mediação e intercessão - veja: como surgiu adoração à Maria?
  • Defendem a doutrina do Purgatório - leia aqui: existe purgatório na Bíblia?
  • Consideram lícito a veneração de imagens e culto dos santos - leia mais aqui: é bíblico adorar Maria e os santos?
  • Creem na justificação pela fé e pelas obras
  • Consideram a Bíblia, o Papa e a Tradição como autoridades de mesmo peso

Apesar das diferenças há também alguns pontos comuns entre católicos e os demais cristãos. Comparando com evangélicos, por exemplo:

  • ambos concordam com a doutrina da trindade,
  • aguardam a segunda vinda de Jesus,
  • têm a Bíblia como regra de fé e prática (embora os católicos tenham também outras regras),
  • compreendem a dignidade e o valor da vida,
  • possuem valores cristãos, etc.

Veja aqui: o que é a Igreja Católica?

Quais os dois tipos de Igreja Católica?

Existem dois grupos oficiais dentro do catolicismo: os romanos e os ortodoxos.

Qual a diferença das igrejas católicas?

A Igreja Católica Romana acredita na primazia de um dos bispos, o Bispo de Roma, que é o papa e este é a autoridade máxima nessa igreja. Por sua vez, os ortodoxos não creem na supremacia de nenhum bispo, sendo todos eles iguais.

Qual é a diferença entre a Igreja Católica e evangélica?

O catolicismo crê que Deus salva através destes sacramentos. Na Igreja Protestante existem apenas dois sacramentos: o Batismo e a Eucaristia (Santa Ceia).

Por que a Igreja Católica foi dividida?

O Cisma foi o resultado de um constante distanciamento entre as práticas cristãs efetuadas pelas duas vertentes do catolicismo, além de representar uma disputa pelo poder político e econômico na região mediterrânica.