A folha adesiva para esmagrecer funciona mesmo

Uma youtuber testou vários produtos "diferentes" que prometem emagrecer e postou a experiência em seu canal. Ela até encontrou um adesivo para umbigo que faria perder peso. A gente conferiu o que ela fez e explica o que teria de científico sobre esses produtos no vídeo acima.

A influencer Ana Carla experimentou um adesivo emagrecedor, brincos magnéticos e anel magnético para o dedão do pé, todos que teriam a propriedade de fazer o usuário perder peso.

Relacionadas

A gente também avalia cientificamente o teste feito pela youtuber. Será que daria para saber se ela emagreceu ou não da forma como a experiência foi conduzida?

E ainda tem um tempinho para falar de jejum intermitente e sua consequência para nosso corpo e bem-estar.

Não consegue ver o vídeo? Você também pode assistir aqui.

Cientistas desenvolveram um método inovador para emagrecer: adesivo. Especificamente para eliminar gorduras da barriga, os pesquisadores da  NTU, Nanyang Technological University de Singapura, estimam que é capaz de emagrecer cerca de 30% em quatro semanas.

A folha adesiva para esmagrecer funciona mesmo

Crédito: IstockO adesivo foi desenvolvido para eliminar as gorduras da barriga

O site Minha Vida, publicou como o dispositivo funciona. Entenda:

O adesivo combina um remendo de micro-agulhas com drogas que são conhecidas por transformar o armazenamento de energia de gordura branca em gordura marrom, a gordura “boa” que queima energia.

Além de perderem peso, os ratos tratados também apresentaram níveis significativamente mais baixos de colesterol no sangue e ácidos graxos, em comparação com os camundongos não tratados.

A pesquisa sobre o adesivo foi publicada na revista Small Methods pelo Professor Chen Peng da NTU e pelo Professor Adjunto Xu Chenjie.”Esses dados devem encorajar os estudos clínicos de Fase I em seres humanos para traduzirem esses achados científicos básicos, com esperança de que os adesivos possam ser desenvolvidos em uma modalidade econômica estabelecida para a prevenção ou tratamento da obesidade em um futuro próximo”, disse o Professor Chen.

Os cientistas ainda discutem a eficiência desse tratamento para ajudar a resolver o problema mundial da obesidade sem recorrer a operações cirúrgicas ou medicamentos orais, que exigem grandes doses e tem sérios efeitos colaterais.

“Com as micro-agulhas embutidas na pele dos camundongos, as gorduras circundantes começaram a queimar em cinco dias, o que ajudou a aumentar o gasto de energia dos camundongos, levando a uma redução no ganho de gordura corporal”, disse Xu.

Além disso, o tratamento seria de fácil acesso, pois a equipe estima que seu protótipo de adesivo teve um custo material de cerca de R$11.

Foto: Thinkstock/Reprodução

Apesar de não ser lá grandes novidades, a bola da vez da internet para emagrecer são os adesivos que podem ser colados pela barriga ou umbigo. Influenciadores começaram a mostrar o produto, que é vendido sem receita na web por, em média, R$ 200, e os itens passaram a ser os queridinhos do momento. 

LEIA TAMBÉM: Dieta dos famosos: injeção para emagrecer Ozempic vira febre. Mas pode?

Dos produtos disponíveis na internet, algumas marcas não divulgam suas fórmulas, só dizem que "os adesivos são feitos totalmente de produtos naturais". Em outras palavras, são feitas fórmulas em formato de patch, que é colado no corpo, e, aos poucos, libera as substâncias. Algumas instruções dizem que é possível ficar com cada adesivo por até 6h por dia uma vez a cada 24h. 

Mas, de fato, esses “remédios” funcionam?

LEIA TAMBÉM: Mais de 100 operações com robô! Médico do ES vira rei da cirurgia robótica

Para a endocrinologista e especialista em medicina esportiva Gisele Lorenzoni, os adesivos não têm comprovação científica ou estudos específicos que apontam sua eficácia. “E dependendo das substâncias que eles liberam e a forma de utilização, podem provocar danos à saúde”, fala.

A Coluna Pedro Permuy, que não dorme no ponto, ainda observou depoimentos de usuários do verdadeiro milagre na internet. Os relatos, na maioria, apontam efeitos diuréticos e laxantes após o início do uso dos adesivos.

LEIA TAMBÉM: Sexy! Ex de Mirella e ex-Fazenda, Dynho vende fotos sensuais na internet

“O efeito diurético pode causar a maior liberação de líquido e perda de diversos nutrientes em excesso, como potássio, sódio, magnésio, e causar complicações no organismo, como desidratação e problemas no coração”, observa a médica.

Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Que completa: “Para cada organismo e situação há um medicamento. Existem diversos remédios contra a obesidade que são aprovados pela Anvisa no Brasil. Assim, o indicado é sempre procurar um especialista, um endocrinologista, nutrologista ou nutricionista que irá fazer todos os exames para saber qual a melhor forma de criar um protocolo de emagrecimento do paciente”.

Para os que insistem em testar a cartada do adesivo, a doutora só orienta: “Avalie se é um produto com registro, que seja autorizado pela Anvisa e use conforme orientação. E não adianta procurar por milagre. O melhor remédio para emagrecer é alimentação saudável, exercício físico e muita água. O medicamento é, para algumas pessoas, um auxílio no tratamento”. 

Qual o efeito do adesivo emagrecedor?

O adesivo combina um remendo de microagulhas, com substâncias que são conhecidas por transformar o armazenamento de energia de gordura branca em gordura marrom, a gordura “boa” que queima energia.

É verdade que o adesivo emagrece?

Seltzer diz que não, estes adesivos não funcionam para a ajudar a emagrecer rapidamente, mesmo que esteja a fazer exercício e a comer bem ao mesmo tempo.

Quantos quilos perde com adesivo emagrecedor?

De acordo com o fabricante, o item é capaz de eliminar de quatro a oito quilos por mês.

Quanto tempo pode ficar com o adesivo para emagrecer?

Para utilizar, a pessoa precisa limpar bem a área escolhida — braços, umbigo, costas ou quadril. Então, basta colar o objeto e deixá-lo agir de oito a 12 horas, não ultrapassando um adesivo por dia.