A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que

A Geografia Econômica é o ramo do conhecimento responsável por compreender a lógica da produção e distribuição das atividades econômicas. Além disso, ela visa entender a influência dessas manifestações produtivas sobre o espaço geográfico e as interferências que o meio realiza sobre elas.

Podemos considerar que o espaço geográfico, tanto no meio urbano quanto no meio rural é essencialmente produzido, ou seja, é construído pelas práticas humanas. O estabelecimento dessas práticas está, quase sempre, relacionado à manifestação de condutas no meio financeiro e tecnológico que irão sustentar ações de impacto.

Um exemplo dos efeitos econômicos sobre o meio geográfico é a ocorrência III Revolução Industrial que, via “revolução verde”, conseguiu dinamizar e, ao mesmo tempo, mecanizar a produção no campo, o que teve como consequência a ampliação da fronteira agrícola no Brasil e a intensificação do êxodo rural nas sociedades subdesenvolvidas em geral.

Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)

Em termos práticos, os estudos de Geografia Econômica costumam ser segmentados em três partes principais: a) a distribuição das atividades econômicas e produtivas sobre o espaço; b) a história das estruturas econômicas e c) a análise das composições da economia em nível regional e suas relações com a dinâmica global.

Nesta seção, esperamos oportunizar o estabelecimento de um local de estudos para a temática em tela, focando temas como a produção e localização industrial, o processo de globalização, os efeitos das transformações tecnológicas e tantas outras questões essenciais para a compreensão do espaço geográfico social e suas transformações.

Boa leitura!


Por Rodolfo Alves Pena
Graduado em Geografia

A seguir, veja as orientações gerais:

Orientações gerais:

  • As questões são objetivas e possui apenas 1 alternativa correta;
  • As questões são de vestibulares de todo o Brasil e do Enem de anos anteriores;
  • O nível de dificuldade das questões é de 1 a 5 sendo o nível 1 a mais fácil e a 5 a mais difícil;
  • O tempo médio destas questões é de 10 – 20 minutos;
  • O gabarito encontra-se no final ;
  • Após a realização do simulado, verifique as questões que possivelmente errou e tente fazer novamente, caso de dúvidas REVEJA a matéria novamente.

1-(UEMG) A expansão, em escala planetária, das atividades das multinacionais fez crescer entre essas empresas a disputa por partes cada vez maiores de um mercado consumidor atualmente integrado pelo processo de globalização. Assinale, a seguir, a alternativa em que NÃO foram apresentados elementos característicos das empresas multinacionais.

a) Diminuição do tamanho das unidades de produção, com o uso de alta tecnologia.

b) Otimização dos processos de produção, diminuindo, por exemplo, os desperdícios com matérias-primas.

c) Aumento dos investimentos em marketing e propaganda, divulgando informações a respeito de serviços e produtos.

d) Concentração do processo produtivo e comercial em um único país.

2-

Assinale, entre as alternativas abaixo, aquela que não representa um elemento constitutivo ou participativo da produção do espaço econômico:

a) Urbanização

b) Industrialização

c) Mecanização do campo

d) Extrativismo mineral e vegetal

e) Delimitação de Unidades de Conservação

3-

A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que:

a) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.

b) os países centrais abandonam completamente a fabricação de produtos secundários, destinando os seus esforços apenas ao setor terciário.

c) a expressão do capitalismo comercial organiza as ações produtivas para os campos dominantes da economia global.

d) a industrialização manifesta-se apenas em zonas economicamente estáveis, sendo um indicativo do avanço tecnológico regional ou nacional. 

4- “No começo da história do homem, a configuração territorial é simplesmente o conjunto dos complexos naturais. À medida que a história vai fazendo-se, a configuração territorial é dada pelas obras dos homens: estradas, plantações, casas, depósitos, portos, fábricas, cidades etc; verdadeiras próteses. Cria-se uma configuração territorial que é cada vez mais o resultado de uma produção histórica e tende a uma negação da natureza natural, substituindo-a por uma natureza inteiramente humanizada”.

(SANTOS, Milton. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo; Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: EdUSP, 2006. p.39.)

Sobre a produção e transformação do espaço, assinale a alternativa correta:

a) O espaço das sociedades é construído a partir de elementos da natureza em sua forma pura.

b) Os diferentes lugares e regiões no mundo capitalista não se diferem muito uns dos outros, pois a produção do espaço é relativamente homogênea e igualitária.

c) Podemos dizer que “produção do espaço” significa a construção pelo homem de seu próprio ambiente.

d) As técnicas de produção pouco interferem na formação do espaço das sociedades.

e) O espaço geográfico social, atualmente, resume-se à construção das cidades e moradias.

5-(UFPA) As regiões brasileiras exercem diferentes papéis no que diz respeito à “divisão inter-regional do trabalho”, ressaltando-se que:

a) a Região Sudeste, coordenando o mercado nacional, caracteriza-se por ser exportadora unicamente de produtos provenientes do setor primário.

b) A Região Sul desempenha um papel eminentemente industrial como fornecedora de produtos do setor secundário

c) A Região Norte caracteriza-se pela exportação de matérias-primas de origem diversa, com destaque para os minérios.

d) A Região Nordeste, mesmo com seus problemas endêmicos, consegue ser fornecedora de alimentos para a força de trabalho de outras regiões.

e) A Região Centro-Oeste caracteriza-se principalmente pela exportação de produtos agrícolas com destaque para o cacau e o fumo.

Páginas: 1 2

Qual é a lógica da configuração da produção industrial global?

A espacialização da produção industrial global configura-se sobre uma lógica em que: a) os países subdesenvolvidos e emergentes fornecem matérias-primas e produtos industriais, enquanto as economias desenvolvidas especializam-se em mercadorias e produções altamente tecnológicas.

Qual o papel da geografia econômica e qual sua importância?

A Geografia Econômica permite a criação de relações entre as sociedades humanas e o meio natural, além das formas de adaptação da humanidade ao espaço geográfico, principalmente no que tange a extração dos recursos naturais utilizados pelo homem para o seu desenvolvimento.