A concepção acontece no mesmo dia da relação

A gravidez é um momento mágico e transformador para toda mulher. Na suspeita, a gravidez pode ser confirmada por um exame de sangue ou de urina. Mas no caso de um resultado positivo, o que muitas acabam se perguntando e poucas sabem a resposta é: “Como saber o dia que engravidei”?

Uma curiosidade entre muitas mulheres e um dos muitos mistérios a serem desvendados neste artigo. Para quem não sabe, diz-se que a concepção marca o início da gravidez, justamente no momento em que o espermatozóide encontra o óvulo e o fecunda, lá dentro do útero. 

Como em geral, o espermatozóide pode permanecer vivo dentro do útero da mulher por cerca de 48 a 72 horas após a ejaculação, torna-se bastante difícil calcular o dia exato em que ocorreu essa fecundação.

Dessa maneira, os médicos costumam calcular a data de concepção em um intervalo de 7 a  10 dias, ao invés de um dia específico, a fim de determinar quando pode ter ocorrido a fecundação do óvulo.

No entanto, existem vários outros fatores que devem ser levados em consideração, como o período fértil de cada mulher, atrasos, períodos irregulares, mas principalmente a DUM, ou seja, o primeiro “dia da última menstruação”

Com base nessas informações, o médico ajusta o cálculo, aumentando ou diminuindo as semanas, através da ecografia realizada entre as 11 e as 13 semanas de gestação.

Assim, ele consegue determinar uma data provável para o parto. Há também uma espécie de calculadora gestacional, que facilita muito as contas. Então, quer saber como calcular o dia da concepção e desvendar quando tudo começou?

Vamos lá, é mais fácil do que você pensa!

Como funciona o ciclo menstrual

A concepção acontece no mesmo dia da relação
Para descobrir como saber o dia exato que engravidei é preciso conhecer o ciclo menstrual.

Se você está grávida, mas curiosa para saber quando foi que aconteceu, se perguntando “como saber o dia que engravidei”, é preciso primeiro entender como funciona o seu ciclo menstrual.

A maioria das mulheres tem um ciclo de 28 dias, podendo variar para mais ou para menos, mas é no mais ou menos no meio desse ciclo que a ovulação acontece.

Ou seja, se considerarmos um ciclo normal, isso ocorreria no por volta do 14º dia. E é durante esse período da ovulação que a fecundação pode ocorrer, caso você tenha relações sexuais sem proteção.

O espermatozóide, por sua vez, pode permanecer vivo no útero da mulher por até 72 horas dias , porém o óvulo tem um período relativamente curto de 12 a 24 horas que ele fica receptivo a fecundação. No caso das mulheres que desejam engravidar, elas devem ficar atentas a este período. 

O ideal quando se está tentando engravidar de forma natural e ter uma maior quantidade de relações sexuais no chamado “período fértil”.

Como na maioria das mulheres não existe como ter certeza exata do momento da ovulação. O casal deve iniciar deveria intensificar as relações sexuais 3 dias antes do dia que serio o meio do ciclo e estender por 3 dias após esta data.  

O processo de implantação do óvulo fecundado na parede do útero (nidação) começa com cerca de 7 após processo de fecundação.

Lembrando que o embrião já começa a se dividir 24 horas após a fecundação sendo que quando a implantação ocorre geralmente ele está em um estágio chamado de blastocisto.

Por esse motivo, a gravidez começa a ser contada no primeiro dia da última menstruação (início do ciclo menstrual), mesmo que a pessoa tenha mantido relações sexuais antes, durante ou depois dessa data. 

Fases do ciclo menstrual

Para explicar melhor como isso tudo acontece, entenda as três fases do ciclo menstrual abaixo:

  • Fase folicular: período que ocorre a menstruação e dura aproximadamente 14 dias;
  • Fase ovulatória: ocorre no meio do ciclo marcando o início da ovulação ao expelir o óvulo para as trompas em direção ao útero para ser fertilizado ou não;
  • Fase Lútea: inicia-se após a ovulação, preparando o útero para a implantação do embrião, se fecundado. Do contrário, o óvulo desintegra em até 48 horas. A fase lútea de todas as mulheres geralmente dura 14 dias contando-se a partir do dia da ovulação. Caso não ocorra a gravidez após este período ocorre a menstruação e reinicia-se um novo ciclo.

Então, como saber o dia que engravidei? Saiba como calcular o dia da concepção!

A concepção acontece no mesmo dia da relação
É possível calcular o dia da concepção de algumas formas estimadas.

Agora que você já sabe como o ciclo menstrual funciona, vamos tentar responder a sua curiosidade inicial: “como saber o dia que engravidei”?

Existem duas maneiras de calcular o período da concepção e tentar adivinhar o dia da concepção: com a data da última menstruação (DUM) ou pela data provável do parto (DPP).
Veja abaixo:

1. Como saber o dia exato que engravidei pela data da última menstruação (DUM)

Essa técnica leva o nome de DUM, pois leva em consideração a “data da última menstruação”. Ao levar em conta o funcionamento do ciclo menstrual explicado acima, em geral, a concepção pode acontecer com cerca de 11 a 21 dias após o primeiro dia da menstruação. 

Assim, se você sabe quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, é possível estimar um período de 10 dias em que possa ter acontecido a concepção. Isto é, a fecundação do óvulo e, consequentemente a gravidez. 

Para isso, basta somar 11 e 21 dias à data do primeiro dia da última menstruação para ter uma data provável.

Por exemplo, se a última menstruação aconteceu no dia 2 de fevereiro, a concepção poderá ter acontecido entre os dias 13 a 23 de fevereiro. Assim, como pode-se perceber, não há uma data específica, mas uma probabilidade.

2. Como saber o dia exato que engravidei pela data do parto (DPP)

Esta outra opção é semelhante ao cálculo acima, porém a técnica é mais utilizada quando não se sabe a data do primeiro dia da última menstruação. 

Dessa forma, calcula-se a data provável de concepção através da “data provável do parto” estimada pelo médico. Com ela, é possível descobrir quando foi o primeiro dia da sua última menstruação, calculando o intervalo de tempo para a data mais provável da concepção.

Normalmente, o médico estima uma data se baseando em um parto de 40 semanas após o primeiro dia da última menstruação (DUM). Por isso, retira-se 40 semanas da data provável para o parto, para se chegar à data do primeiro dia da última menstruação antes da gravidez. 

A partir dessa data, calcula-se o período de 10 dias para encontrar a provável data da concepção, somando 11 a 21 dias a essa data.

Por exemplo, uma mulher com data prevista de parto para o dia 10 de novembro menos 40 semanas tem como resultado o dia 3 de fevereiro para o primeiro dia da última menstruação. Somando-se 11 e 21 dias, obtém-se o intervalo de 10 dias para a concepção, ou seja, 14 e 24 de fevereiro.

Como calcular semanas de gravidez?

A concepção acontece no mesmo dia da relação
É possível calcular a gravidez por semanas a partir da data da última menstruação.

Ok, até aqui entendido, certo? “Mas como se faz para calcular a gestação por semanas?”, você deve estar se perguntando. Afinal, além da curiosidade de “como saber o dia que engravidei”, os médicos sempre calculam as semanas de gravidez. 

Quer saber a razão disso? Vamos lá!

Em geral, as gestações costumam durar cerca de 280 dias a partir da do primeiro dia da última menstruação que equivalem a 40 semanas aproximadamente.

Ou seja, cerca de 9 meses, um pouco mais ou um pouco menos, dependendo de cada gestação e do estado de saúde da mãe e do bebê.

Na verdade o cálculo da idade gestação feita pelo médico não é exatamente o tempo contado a partir da fecundação e sim o tempo em semanas desde a última menstruação. 

Como tudo é cálculo de probabilidade, dando margem com folga, dentro de um intervalo de 11 a 21 dias, é mais seguro considerar o primeiro dia da sua última menstruação, para que não fiquem dúvidas. 

Isso porque cada mulher é de um jeito, podendo também acontecer oscilações hormonais que causam uma ovulação tardia ou precoce, principalmente em mulheres que não possuem um ciclo regular.

Para calcular as semanas, fazemos da mesma forma que na contagem de meses, iniciando o cálculo das semanas de gravidez a partir da data da última menstruação.

Por exemplo, em um ciclo de 28 dias, anota-se a data de aniversário semanal da gestação e toda vez que completar 7 dias (1 semana), adiciona-se uma semana.

Por exemplo, se a data da última menstruação for 19 de março, somando 7 dias obtém-se 26 de março e, consequentemente uma semana de gestação, e assim por diante, a cada semana.

Como saber o dia que engravidei pela ultrassom

Além desses cálculos, existem também exames no pré-natal que podem auxiliar no acompanhamento da gestação, além de confirmar o tempo de gestação através do desenvolvimento do feto. 

A ecografia ou ultrassonografia, além de confirmar a gestação a partir da 6 semana, ela consegue identificar o desenvolvimento do feto através de suas características morfológicas e, consequentemente, de quantas semanas ele está. 

Dessa maneira, há como confirmar se os cálculos da data estão certos, em relação ao dia em que ocorreu a fecundação. 

Portanto, o acompanhamento médico é fundamental e imprescindível durante a gestação, principalmente nas primeiras semanas que é um período decisivo para o restante da gestação.

Calculadora online para saber o dia que engravidei

A concepção acontece no mesmo dia da relação
Existem calculadoras onine para como saber o dia exato que engravidei

Nossa! Nunca pensei que como saber o dia que engravidei fosse tão complicado!” Já sabemos que mesmo que a mulher não saiba o primeiro dia da menstruação, é possível descobrir esta data através da data provável do parto.

No entanto, há também ferramentas em vários portais de gravidez que podem fazer esse cálculo aproximado para você. Como por exemplo, uma calculadora gestacional que  também pode funcionar com datas aproximadas, afinal nem toda mulher é uma ciência exata e funciona como um relógio.

Esse tipo de ferramenta é capaz de mostrar aproximadamente quando a mulher engravidou e calcular as semanas de gravidez através do cálculo de uma média do ciclo menstrual.

No entanto, ciclos mais longos são mais difíceis de calcular, justamente por não se saber exatamente quando essa mulher pode ter engravidado.

Mesmo assim a calculadora de gravidez pode trazer uma data aproximada. E se você quiser ter mais certeza sobre a contagem exata de semanas, basta fazer o ultrassom nas primeiras semanas para calcular a gravidez corretamente.

A calculadora gestacional apenas colabora com essa conta, dando um prazo bem aproximado do dia do nascimento do bebê, muitas vezes podendo até acertar.

Como usar uma calculadora de gravidez

Como dissemos, a calculadora de gravidez vai levar em conta como início da gestação o primeiro dia da última menstruação, mesmo que a data não seja exata. A partir dessa data, contamos os meses a cada 30 dias ou de quatro em quatro semanas para fechar um mês de gestação. 

A partir disso, normalmente a gestação poderá ser de 39, 40 ou 41 semanas, considerando que o bebê nasça a termo, no tempo certo. Ou seja, não seja prematuro.

Ao fechar 12 semanas, encerra-se o terceiro mês (primeiro trimestre) e entra-se no quarto mês, iniciando o segundo trimestre, e assim por diante até chegar ao terceiro trimestre (9 meses). 

Na verdade, a calculadora gestacional é útil por conta da contagem ser por semanas e não por meses. Afinal, alguns meses possuem 31 dias, fazendo diferença para o dia do parto.

Por isso que o mais correto para se estimar um dia mais exato para o parto é contar por semanas, a cada aniversário da semana.

No entanto, em caso de ciclos desregulados ou ovulação tardia, a calculadora de gravidez é menos eficiente, por isso é sempre bom contar com a ajuda do ultrassom durante o pré natal.

Além disso, casos em que a gravidez foi descoberta mais tarde também podem ser mais difíceis de serem calculados. 

Há calculadoras gestacionais que também mostram o signo o bebê, quando ele já poderá ser sentido na barriga e quando os trimestres de gestação se fecham ou que já fecharam. Ela pode ser utilizada a qualquer momento durante a gestação ou até antes da gravidez para fins de planejamento.

Dúvidas mais frequentes

Agora que você já sabe como saber o dia da sua concepção e todas as formas de fazer esse cálculo, para que não reste alguma dúvida, veja algumas questões frequentes abaixo:

Como calcular os meses de gravidez?

Realmente esse cálculo pode parecer complexo para quem engravida pela primeira vez. Mas como vimos, existem as calculadoras de gravidez para auxiliar nesse cálculo, além dos exames de ultrassom para a confirmação. 

Contudo, se considerarmos um ciclo menstrual de 28 dias, o cálculo começa a partir do primeiro dia da última menstruação, somando-se 4 semanas para cada mês.

Lembrando que isso é apenas uma contagem aproximada. E como foi dito anteriormente na verdade o cálculo do tempo de gestação é feito em semanas sem menstruação. 

O dia em que engravidei é o mesmo da ovulação?

Nem sempre, pois apesar da fase ovulatória durar apenas 24 horas, os espermatozóides podem sobreviver de 3  dentro do útero da mulher, para que eles tenham tempo suficiente para chegar até um óvulo maduro, pronto para ser fecundado.

E se eu tiver relação com mais de um homem, existe como saber quem é o pai?

Em casos de intervalos muito pequenos entre as relações sexuais, é praticamente impossível saber quem seria o pai da criança apenas pela contagem do dia da concepção.

Para isso, somente um exame de DNA é capaz de garantir a paternidade exata do bebê. 

Isso porque o tempo de sobrevivência dos espermatozóides dentro da mulher é muito variada, podendo acontecer, neste caso, espermatozóides dessas pessoas ao mesmo tempo, lutando pela fecundação do óvulo.

Por que a gravidez começa a ser contada antes mesmo da gravidez?

A gravidez começa a ser contada no primeiro dia da sua última menstruação, pois é quando o ciclo menstrual se inicia e o seu corpo começa a se preparar para gerar uma nova vida ou não. 

Como nenhuma mulher funciona como relógio, a ovulação, mesmo em ciclos menstruais regulares, pode oscilar, acontecendo alguns dias antes ou depois do previsto. 

Por isso, dá-se uma margem maior para o cálculo, já que é impossível prever com total segurança o dia em que houve a concepção.

Considerando um ciclo regular de 28 dias, a fecundação acontece cerca de 14 dias após o início da menstruação, e a nidação (processo de implantação do óvulo fecundado na parede do útero) começa com cerca de 5 a 7 dias após a fecundação.

Somente após o período de nidação bem sucedido é que notamos o atraso menstrual, embora alguns sintomas de gravidez possam surgir alguns dias antes desse atraso.

Bem, é isso! Esperamos que você tenha sanado todas as suas dúvidas quanto à “como saber o dia que engravidei” e, que você a partir de agora comece a planejar a sua gestação conforme o prescrito pelo médico. Boa gestação e uma boa hora!

Pode acontecer a concepção no mesmo dia da relação?

Quanto tempo depois de um coito ocorre a fecundação Se o coito ocorrer no mesmo dia da ovulação, a fecundação pode ocorrer dentro das próximas 24 horas. Ou seja, a fecundação pode ocorrer em qualquer um dos seis dias seguintes ao coito.

Quantos dias depois da relação acontece a concepção?

Todo esse processo pode levar até seis dias após a relação sexual para ocorrer, sendo assim, o ciclo completo da fecundação pode levar até 15 dias.

Como saber se engravidei um dia depois da relação?

Os sinais e sintomas de fecundação nem sempre estão presentes ou podem ser difíceis de identificar, porém os mais comuns são:.
Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;.
Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;.
Cansaço e sonolência;.
Dor de cabeça leve e persistente;.
Seios inchados e doloridos..

Como saber se houve concepcao?

Como saber se houve fecundação.
Leve cólica abdominal no 6º ou 7º dia após o período fértil;.
Corrimento rosado até 3 dias depois da relação;.
Cansaço e sonolência;.
Dor de cabeça leve e persistente;.
Seios inchados e doloridos..