A alma e o espirito são a mesma coisa

A ALMA E O ESPÍRITO SÃO A MESMA COISA?

O ser humano é composto de corpo, alma e espírito. Não só de corpo, porque então seria como os animais irracionais; tampouco só de alma e espírito, porque seria como os anjos.

O Homem, na sua totalidade - CORPO, ALMA E ESPÍRITO -, foi feito à imagem de Deus, conforme a sua semelhança (Gn.1:26,27).

Ao enfatizar a totalidade quero dizer que nenhum destes elementos é superior ao outro. Subtrair um deles é menoscabar a obra máxima do Criador, visto que o Homem é o corolário da Criação.

Há quem pense que a alma e o espírito são a mesma coisa, e valoriza destarte mais o espírito que o corpo; e, nesse equívoco de inferioridade do material com relação ao imaterial, acredita que o mesmo necessita passar pelo processo de sucessivas reencarnações. Quem assim pensa não é cristão, pois o cristianismo ensina a fé nas Escrituras Sagradas, que por sua vez ensinam a totalidade do Homem, e o seu incomensurável valor para Deus.

Para que tenhamos uma noção do real significado do Homem para Deus, basta sabermos que Ele deu-nos o seu Filho Unigênito - JESUS CRISTO -, em Sacrifício de Amor: "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a Vida Eterna." (Jo.3:16).

A alma e o espírito não são a mesma coisa, assim como a ave e o avião também não são. São deveras distintos. O espírito é o sopro, o hálito, o fôlego de Deus; a alma é o conjunto das faculdades psíquicas, intelectuais e morais dum indivíduo; sede dos afetos, sentimentos, paixões. E a Palavra de Deus mostra-nos a perceptível distinção entre ambos: "Porque a Palavra de Deus é Viva e Eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a DIVISÃO DE ALMA E ESPÍRITO, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração." (Hb.4:12)

Como bem se vê, neste texto o autor sagrado mostra-nos com clareza a distinção da alma, do espírito e do corpo (aqui como juntas e medulas). A Palavra de Deus, por ser Viva e Eficaz, penetra, passa, chega até a DIVISÃO, até a linha divisória dos três elementos.

Escreve ainda o Apóstolo Paulo: "E o próprio Deus de paz vos santifique COMPLETAMENTE; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam PLENAMENTE conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo." (1Ts.5:23)

Ao usar os advérbios COMPLETAMENTE e PLENAMENTE, Paulo derruba por terra a crença estéril na igualdade de alma e espírito, bem como na superioridade destes sobre o corpo, porque quando o Senhor Jesus Cristo voltar, no Inefável Evento da Parousia, Ele nos achará COMPLETAMENTE SANTIFICADOS, e também PLENAMENTE CONSERVADOS, pelo seu Divino Poder, o nosso espírito, e alma e corpo.

E, pelo motivo de o corpo ser matéria, portanto sujeito às intempéries da vida, que culminam na sua morte, não significa que ele seja inferior à alma e ao espírito, pois, mesmo com toda sensibilidade e suscetibilidade, o nosso corpo é templo, santuário, habitação de Deus (Rm.8:9,11; 1Co.3:16,17; 6:19; 2Co.6:16; Gl.4:6; Ef.2:21,22; 2Tm.1:14; Hb.3:6; 1Pd.2:5).

E quando morremos, o que acontece conosco, isto é, com o nosso corpo, alma e espírito?

Eu creio que cada um de nós já presenciou ao menos um funeral e um sepultamento, de forma que não temos a menor dificuldade em saber para onde vai o nosso corpo: "Do suor do teu rosto comerás o teu pão, ATÉ QUE TORNES À TERRA, PORQUE DELA FOSTE TOMADO; PORQUANTO ÉS PÓ, E AO PÓ TORNARÁS." (Gn.3:19)

O corpo veio do pó, e para lá voltará; porém, antes de ele ser guardado nas entranhas da terra, a alma é pedida por Deus: "Mas Deus lhe disse: Insensato, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?" (Lc.12:20). E essa chamada à presença de Deus é inevitável, necessária e universal: "Porque é necessário que todos nós sejamos manifestos diante do tribunal de Cristo, para que cada um receba o que fez por meio do corpo, segundo o que praticou, o bem ou o mal." (2Co.5:10)

A alma é pedida, o corpo é sepultado...

E o espírito, para onde vai?

Bem, antes de respondermos sobre o destino do espírito, vamos informar primeiramente a sua localização, isto é, onde ele fica no Homem.

Religiões há que acreditam postar-se o espírito fora do corpo do Homem, mais precisamente às suas costas. E demonstram isto nos desenhos de suas revistas periódicas. Porém a Palavra do Senhor revela-nos com precisão o paradeiro do espírito. Ouçamos o Senhor falar: "A Palavra do Senhor acerca de Israel: Fala o Senhor, o que estendeu o céu, e que lançou os alicerces da terra, e que formou o espírito do homem DENTRO DELE." (Zc.12:1). E o Profeta Ezequiel corrobora esta afirmação (Ez.37:9,10).

Agora sim, vamos informar o destino do espírito: "E o pó volte para a terra como o era, E O ESPÍRITO VOLTE A DEUS QUE O DEU." (Ec.12:7). "Porque assim diz o Alto e o Excelso, que habita na eternidade, e cujo Nome é Santo: Num alto e santo lugar habito, e também com o contrito e humilde de espírito, para vivificar o espírito dos humildes, e para vivificar o coração dos contritos. Pois eu não contenderei para sempre, nem continuamente ficarei irado; PORQUE DE MIM PROCEDE O ESPÍRITO, BEM COMO O FÔLEGO DA VIDA QUE EU CRIEI." (Is.57:15,16)

Este fôlego da vida que o Senhor criou foi soprado no Homem no momento em que ele foi criado: "E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida; e o homem tornou-se alma vivente." (Gn.2:7). "Há, porém, um espírito no homem, e o sopro do Todo-Poderoso o faz entendido." (Jó 32:8)

Que privilégio indescritível o nosso!

Com suas poderosíssimas mãos o Senhor Deus nos formou, e da sua sacrossanta boca recebemos o fôlego da vida, o espírito que nos vivifica!

Ao formar o Homem o Senhor Deus soprou-lhe nas narinas o fôlego da vida, o espírito que o vivifica, tornando-o alma vivente, tornando-o pessoa plena; e o Senhor Jesus Cristo, igualmente, assoprou sobre seus discípulos, para que recebessem o Espírito Santo: "E havendo dito isto, assoprou sobre eles, e disse-lhes: Recebei o Espírito Santo." (Jo.20:22); Espírito que vivifica o crente (Rm.8:11), fortalecendo-o na Fé, na Esperança e no Amor; e o guarda, marca, sela com o Espírito Santo, como sua posse, sua propriedade privativa, peculiar; eterna (2Co.1:22; Ef.1:13; 4:30).

Esta Obra Única do Senhor Jesus Cristo, portanto irrepetível porque de valor infinito (estou dizendo isto porque vi um "missionário-homem-de-poder" assoprando sobre pessoas incautas, coisa que o Senhor Jesus não lhe autorizou fazer), confere a todos os que aceitam e recebem a Jesus Cristo como seu Único e Todo-Suficiente Salvador e Senhor, o privilégio ímpar de se tornar morada, habitação, tabernáculo do Espírito Santo, consoante já mencionei em parágrafo anterior.

Outra crença errada é a de que, enquanto dormimos, nosso espírito fica por aí vagueando, e esse vaguear é que se nos constituem os sonhos que sonhamos. Sonho bom significa que o nosso espírito passeia por lugares aprazíveis; pesadelo, é porque nosso espírito vadia por lugares tenebrosos, dizem os adeptos deste ensino.

Quer dizer então que se tirarmos um sono de oito horas de duração, neste decurso o espírito fica ausente do nosso corpo? Ora, se o espírito é o fôlego, como conseguimos viver tanto tempo sem ele?

Não há a menor base bíblica para tal crença; muito pelo contrário, a Bíblia Sagrada ensina-nos que se Deus retirar de nós o espírito, nós morremos: "Se Ele retirasse para si o seu espírito, e recolhesse para si o seu fôlego, toda a carne juntamente expiraria, e o homem voltaria para o pó." (Jó 34:14,15)

Sabendo então que sou composto de corpo, alma e espírito, o meu consolo maior é descansar na mais absoluta certeza de Vida Eterna com Deus, na imarcescível segurança de que o meu "ESPÍRITO, E ALMA E CORPO SEJAM PLENAMENTE CONSERVADOS IRREPREENSÍVEIS PARA A VINDA DE NOSSO SENHOR JESUS CRISTO." (1Ts.5:23). Aleluia!

Lázaro Justo Jacinto

Qual é a diferença entre alma e espírito?

Mas o conceito geral de espírito e alma, inclusive dos dicionários de outras línguas, espírito e alma são a mesma coisa. E o espiritismo, a religião que mais estuda espíritos, ensina o que recebeu e recebe dos próprios espíritos: a alma é o espírito encarnado, e o espírito é a alma desencarnada, ou seja, a mesma coisa.

O que a Bíblia diz sobre alma e espírito?

Este texto fala de separação de alma e espírito pela Palavra de Deus. Nós lemos em Hebreus 4.12: "...a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração".

Qual a função da alma e do espírito?

A tríade corpo, alma (mente) e espírito são os pilares que se não estiverem em equilíbrio, irão desmoronar com o tempo. Em toda construção, a base é o que sustenta todo o prédio. Se essa base não for bem construída e alicerçada, com o passar do tempo tudo ruirá. Conosco ocorre o mesmo.

Onde fica a nossa alma no corpo?

Durante o Renascimento, o cérebro assumiu o protagonismo, mas a sede da alma permaneceu diluída no líquor, o fluido contido nos ventrículos cerebrais. Mais tarde o tecido cerebral tomou conta, com a proposição de René Descartes (1596-1650), que chegou a apontar a glândula pineal como a “sede da alma”.