Porque o iPhone 6 descarrega rápido

É natural que com o passar do tempo a bateria do iPhone (e de qualquer outro celular) descarregue com mais rapidez. O componente, feito de íon de lítio, vai se desgastando e chega um momento em que o ideal é trocá-lo para recuperar a velocidade do celular e evitar desligamentos repentinos.

O iOS, sistema operacional da empresa, costuma indicar o momento indicado para essa substituição, além de informar a "saúde" em que a bateria se encontra.

Como consultar o estado da bateria do iPhone:

  1. Vá até os "Ajustes";
  2. Navegue até o menu "Bateria";
  3. Toque em "Saúde da Bateria";
  4. Consulte a porcentagem em "Capacidade Máxima".

Quando a "capacidade máxima" da bateria fica abaixo dos 80%, o ideal é fazer a substituição do componente.

A Apple inclui um aviso quando esse limite é atingido e sugere realizar uma manutenção.

2 de 2 Passo a passo para consultar a 'Saúde de Bateria' do iPhone — Foto: Reprodução

Passo a passo para consultar a 'Saúde de Bateria' do iPhone — Foto: Reprodução

É importante que reparos no celular sejam feitos por uma assistência técnica autorizada para evitar riscos de segurança. A bateria é um componente sensível do telefone e quando instalado de maneira incorreta pode ocasionar danos e até mesmo incêndios.

A própria Apple realiza a manutenção em suas lojas – são praticados dois valores diferentes, dependendo do modelo:

  • iPhone X, iPhone XS, iPhone XS Max,
  • iPhone XR, iPhone 11 Pro Max,
  • iPhone 11 Pro, iPhone 11, iPhone 12 Pro Max, iPhone 12 Pro, iPhone 12, iPhone 12 mini, iPhone 13 Pro Max, iPhone 13 Pro, iPhone 13, iPhone 13 mini

  • iPhone SE (2ª geração), iPhone SE,
  • iPhone 6s, iPhone 6s Plus,
  • iPhone 7, iPhone 7 Plus,
  • iPhone 8, iPhone 8 Plus, e todos os outros modelos qualificados

Esse valor é cobrado somente se o aparelho estiver fora da garantia.

A companhia alerta que os "valores oferecidos pelos Centros de Serviço Autorizado Apple (AASP) podem variar" e que se "o iPhone tiver danos que impeçam a substituição da bateria, como uma tela quebrada, esse problema deverá ser resolvido antes da substituição da bateria".

Como prolongar a vida útil

O uso no dia a dia desgasta a bateria de qualquer celular – é natural que com o tempo ela dure menos.

A fabricante do iPhone dá algumas dicas para tentar prolongar a vida útil do componente e evitar que seja necessário efetuar uma nova troca:

  • Atualizar o iOS;
  • Evitar temperaturas extremas (evitar expor o aparelho a mais de 35 ºC);
  • Remover a capa antes de carregar (alguns tipos de cases podem gerar ainda mais calor, o que não é recomendável);
  • Se for guardar o dispositivo por muito tempo, deixe a carga pela metade.

Quem é usuário do iPhone sabe que é quase impossível sair de casa sem levar o carregador junto. O alto consumo de bateria do aparelho, por vezes, se dá pelo uso de aplicativos, como redes sociais e música, que demandam mais do aparelho, mas até mesmo o processamentos de alguma funcionalidade do próprio sistema operacional pode impactar na carga.

Pensando nisso, preparamos algumas dicas para você conseguir estender a duração da bateria e não ficar sem acesso aos recursos do telefone.

publicidade

Leia mais!

  • O iPhone, assim como outros dispositivos, costuma deixar alguns apps funcionando em 2° plano no celular. Ou seja, mesmo que você não esteja entrando naquele app, ele está funcionando e atualizando – o que, consequentemente, significa que está consumindo bateria. Para evitar, abra em Ajustes > Geral > Atualização em 2° plano e desative a função;

  • Outra dica é reduzir o movimento da interface do aparelho. Além de economizar bateria, a opção serve para ajudar pessoas sensíveis aos efeitos da tela do iPhone. É possível reduzir ou parar os seguintes efeitos: paralaxe de imagens de fundo, aplicativos e alertas; transições de tela; animações da Siri; preenchimento automático de digitação e; efeitos animados do Mensagens.

Para desativar a função acesse Ajustes > Acessibilidade > Movimento. Ative a chave seletora de “Reduzir Movimento” e desative as de “Efeitos em mensagens” e “Pré-visualização Automática”.

  • Um dos recursos que mais gastam bateria em celulares é a função de localização. Por isso, desativar alguns recursos do serviço de localização do iPhone pode ser uma boa opção para a economia. Para isso, toque em Ajustes > Privacidade > Serviços de Localização > Serviços do Sistema e desative apenas as opções “Alertas por Localização” e “Sugestões de Localização”.

Não indicamos desativar todas as localizações, porque ela impacta diretamente em recursos como o Buscar iPhone, caso você perca seu aparelho, além dos apps de compartilhamento de carros, como Uber e Cabify, e delivery;

  • Por último, você pode desativar as sugestões da Siri, que também consomem muita bateria, já que se trata de uma inteligência artificial. Para isso, toque em Ajustes > Siri e Busca > e desative todas as chaves seletoras da aba “Sugestões da Siri”.

Prontinho! Aproveite as dicas e compartilhe as sugestões com os amigos.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

Última postagem

Tag