Por que é errado tomar antibióticos para combater viroses

Saúde, 08.03.2018 07:02 rodrigovtrn

Respostas

Porque o vírus, em vez de morrer, se fortalece e fica imune aquele antibiótico!

Porque antibióticos são usados para combater infecções por bactérias, portanto eles não atuam sobre os vírus.

Em algumas situações, pode acontecer um processo bacteriano sobre o processo viral, como no caso da pneumonia sobre a gripe, então nesse caso seria indicado então um antibiótico pelo seu médico.

Resposta de: Busca

Apróxima deva ser a data certo que mestrou dia 16 sendo que possa vim 17 ou 15,

Resposta de: Busca

Bases biológicas e sociais de enfermagem

Outra pergunta: Saúde

Saúde, 16.08.2019 22:37

Qual a diferença de samu e siate ? ​

Respostas: 2

Saúde, 17.08.2019 01:14

Oar está ligado a disponibilidade de energia em nosso corpo por quêpor favor respostas nem tão ​

Respostas: 2

Saúde, 17.08.2019 03:51

Prescrição e de gentamicina 30 mg (im).temos de 80mg/2ml.quantos. quantos ml administrar? ​

Respostas: 2

Saúde, 17.08.2019 04:00

Analise o trecho a seguir e complete as lacunas: a política nacional de humanização atua a partir de orientações clínicas, éticas e políticas, que se traduzem em determinados arranjos de sendo eles: o a gestão participativa, a ambiência, a clínica ampliada e compartilhada, a valorização do trabalhador e a defesa dos dos usuários (brasil, 2015). assinale a alternativa correta: escolha uma: a. saúde; resguardo; prerrogativas. b. acolhimento; trabalho; privilégios. c. assistência; atendimento; deveres. d. trabalho; acolhimento; direitos. e. liderança; discernimento; pobres.

Respostas: 1

Perguntas

Português, 03.06.2020 19:35

Matemática, 03.06.2020 19:35

Matemática, 03.06.2020 19:35

ENEM, 15.08.2019 03:11, elen160

Fgv-sp) o código de acesso de um cartão de crédito é formado por seis dígitos decimais. cada dígito é um número natural que pode assumir qualquer valor entre 0 e 9. tendo extraviado seu cartão de crédito, alexandre receia que um estranho o encontre e tente descobrir o código. calcule a probabilidade aproximada de alguém acertar o código do cartão de alexandre num total de 1 tentativas aleatórias e distintas. *

Total de respostas: 3


Antibióticos são substâncias capazes de eliminar ou impedir a multiplicação de bactérias, por isso são usados no tratamento de infecções bacterianas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina, pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções. Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo.

O uso indiscriminado ocorre quando os antibióticos são usados para tratar infecções que não são causadas por bactérias, como resfriados, por exemplo; quando tomados em doses incorretas e quando o tempo de tratamento é inadequado.

Como o uso incorreto torna as bactérias resistentes?

Quando se inicia o uso de um antibiótico o doente geralmente apresenta sintomas como dor e febre. Com a tomada das primeiras doses as bactérias mais frágeis começam a ser eliminadas e os sintomas melhoram. Se o paciente suspende o uso neste momento, as bactérias mais fortes que continuam vivas começam a se multiplicar novamente e os sintomas vão reaparecer. Como as novas bactérias são descendentes daquelas mais resistentes, é bem provável que o mesmo medicamento não cure mais esta infecção.

Como evitar a resistência aos antibióticos?

– nunca use antibióticos sem a indicação do médico ou dentista; – use a dose que foi prescrita e nos horários corretos (usar doses maiores não acelera a cura); – nunca pare o tratamento antes do prazo indicado, mesmo que os sintomas tenham melhorado; – não use antibióticos fora do prazo de validade (podem não fazer efeito e causar resistência bacteriana);

– evite guardar sobras de antibióticos em casa, pois a quantidade geralmente não é suficiente para um novo tratamento.

Peça sempre orientação ao profissional de saúde!

– alguns antibióticos são mais bem tolerados quando tomados com as refeições; outros devem ser tomados com o estômago vazio. O profissional de saúde orientará sobre a melhor maneira de usá-los para que a cura ocorra com o mínimo de efeitos colaterais; – certas pessoas têm alergia a alguns tipos de antibióticos, por isso, lembre-se sempre de contar ao profissional de saúde sobre as alergias que já teve;

– a maioria dos casos de dor de garganta, gripe e diarréia não necessita de tratamento com antibióticos, pois geralmente são causados por vírus.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em dezembro de 2.009.

Fonte:

Centro Brasileiro de Informação sobre Medicamentos (CEBRIM). Uso correto de antibióticos. (Folder impresso)

Por Flavia Coltri

O boletim Pílula Farmacêutica desta semana explica a forma correta de se tratar as infecções virais do trato respiratório. Muitas pessoas fazem uso por conta própria e de forma errada de antibióticos em doenças originadas por vírus. Além de não se obter êxito, pois apenas as bactérias respondem a esses remédios, a ação é uma das principais causas do desenvolvimento de resistência bacteriana.

Os resfriados comuns são um dos principais responsáveis pela procura indevida pelos antibióticos, principalmente quando os sintomas envolvem o trato respiratório superior, que abrange a cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traqueia.

A dor de garganta também é bastante causadora da administração imprópria dos remédios, pois pode ser causada por vírus ou bactérias que apresentam os mesmos sintomas, portanto, somente depois de procurar um médico e comprovar que a infecção é bacteriana, o uso do antibiótico deve ser feito.

Ouça acima, na íntegra, o boletim Pílula Farmacêutica.

Política de uso 
A reprodução de matérias e fotografias é livre mediante a citação do Jornal da USP e do autor. No caso dos arquivos de áudio, deverão constar dos créditos a Rádio USP e, em sendo explicitados, os autores. Para uso de arquivos de vídeo, esses créditos deverão mencionar a TV USP e, caso estejam explicitados, os autores. Fotos devem ser creditadas como USP Imagens e o nome do fotógrafo.

Última postagem

Tag