Pesquisa como e a estrutura cicloviaria

A bicicleta é uma uma opção eficiente, barata e sustentável para muitas das viagens realizadas cotidianamente nas cidades. Quando respaldada por políticas públicas que garantam a segurança nos deslocamentos, pode substituir o uso de outras formas de transporte, aumentando a eficiência da mobilidade em geral.

O estudo Implantação de infraestrutura cicloviária e seus efeitos: o caso da Av. Berrini em São Paulo, realizado pelo ITDP Brasil, analisou as alterações nos padrões de viagem da população a partir da implantação de um importante eixo cicloviário na capital paulista em novembro de 2015. Os resultados comprovam que a construção de infraestrutura cicloviária é capaz de estimular a demanda e promover a substituição de outras formas de transporte pela bicicleta.

Na Berrini, 28% das viagens de bicicleta eram realizadas em outros modos de transporte antes da ciclovia, sendo que 42,5% destas viagens eram feitas anteriormente de carro. A pesquisa também identificou uma forte presença de ciclistas novatos, colaborando com a premissa de que a infraestrutura gera demanda: cerca de 44% dos usuários de bicicleta na Berrini pedalava há menos de 1 ano (predominância oposta à da via escolhida para comparação, sem ciclovia, onde 30,3% dos usuários pedalava há mais de 10 anos). O percentual de mulheres pedalando nesta via (13,2%) também é quase o dobro da média da cidade (7%), e bastante superior ao encontrado na via sem ciclovia utilizada para comparação neste estudo (8,6%), o que indica que a adequação do espaço urbano aos modos ativos de deslocamento é uma ação importante para democratizar o acesso à cidade.

O estudo, realizado no final de 2016 e agora publicado pelo ITDP Brasil, apresenta outros resultados sobre os hábitos de locomoção e perfil dos usuários, além da percepção dos ciclistas sobre as ações necessárias para a melhoria da mobilidade por bicicletas na cidade.

Ao substituir o uso de automóveis, a bicicleta auxilia na diminuição do congestionamento e dos impactos ambientais. Além disso, pode reduzir a superlotação do transporte coletivo em linhas saturadas e ampliar o alcance dos deslocamentos a pé. Por fim, a bicicleta também é um forte instrumento para ampliar o acesso à cidade, estimulando a realização de novas viagens com baixíssimo impacto ambiental e mínima utilização de recursos e espaço urbano.

O site Bicycle Infrastructure Manuals (manuais de infraestrutura cicloviária, em tradução livre) é um importante repositório de cadernos técnicos com recomendações para o planejamento e projeto de infraestrutura cicloviária (ciclovias, ciclofaixas, ciclorrotas, etc.). No final deste post, trazemos também uma lista de 15 documentos e manuais em português para download.

A tela principal apresenta diferentes mecanismos de pesquisa:

Tela principal do Bicycle Infrastructure Manuals.

1- Tipo de Documento: aqui você pode fazer a consulta de arquivos pelo tipo do documento:

Manuals: cadernos técnicos de projetos, manuais e diretrizes de projeto e implantação de infraestruturas cicloviárias;

Design: publicações com informações gerais sobre o projeto de infraestruturas cicloviárias;

Strategy: Estratégias ou planos para melhorar a cultura da bicicleta.

2- Pesquisa por Continente: neste campo, você pode pesquisar os documentos pelo continente de origem;

3- Pesquisa por Idioma: aqui, é possível pesquisar os documentos de acordo com o idioma em que foram escritos;

4- Barra de Pesquisa: neste campo, você pode pesquisa por palavras chaves, relacionadas ao país de origem, idioma, tamanho do arquivo, cidade, data de publicação, dentre outros;

5- Filtro de ordem: aqui você pode ordenar os resultados de pesquisa pelo tipo de anexo Llink), nome do documento (Document), associação ou empresa responsável pelo manual (Association), tipo do documento (Type), país de origem (Country), idioma (Language) e ano de publicação (Publishing Year)

Após fazer a consulta e pesquisa pelos documentos, o site mostra a forma disponível de acesso ao documento: download direto da publicação (Download) ou disponibilizando o link de acesso online à publicação (Link). Uma das duas formas estará descrita no canto esquerdo de cada resultado, na primeira coluna).

Até a data de 14/01/2022, haviam 15 documentos de origem brasileira (para acessá-los, basta clicar nos nomes dos documentos listados abaixo):

  • A Bicicleta e as Cidades – Como Inserir a Bicicleta na Política de Mobilidade Urbana (Instituto de Energia e Meio Ambiente, 2010);
  • Caderno de Referência para elaboração de: Plano de Mobilidade por Bicicleta nas Cidades (Ministério das Cidades, 2007);
  • Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana – Transporte Ativo (Ministério das Cidades, 2016);
  • Caderno Técnico para Projetos de Transporte Ativo – Travessias Urbanas (Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade de Santa Catarina, 2021);
  • Ciclovias – Projeto Técnico (Soluções para Cidades, 2014);
  • Guia de Planejamento Cicloinclusivo (ITDP Brasil, 2017);
  • Manual de Bicicletários – Modelo ASCOBIKE Mauá (ASCOBIKE Mauá, ITDP Brasil, 2009) – também disponível em inglês;
  • Manual de Planejamento Cicloviário (GEIPOT, 2001);
  • Manual de Projetos e Programas para Incentivar o Uso de Bicicletas em Comunidades (EMBARQ Brasil, 2014);
  • Plano de Estrutura Cicloviária (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba, 2019);
  • Plano Diretor Cicloviário Integrado de Porto Alegre (Prefeitura Municipal de Porto Alegre, 2008);
  • Plano Diretor Cicloviário Integrado de Teresina (Prefeitura Municipal de Teresina, 2015);
  • Plano Diretor de Transportes Ativos (Fundação Instituto de Pesquisa e Planejamento para o Desenvolvimento Sustentável de Joinville, 2016);
  • Projeto Básico Cicloviário de Niterói – Manual de Infraestrutura Cicloviária (Prefeitura Municipal de Niterói, 2016);

Outros documentos importantes podem ser consultados e obtidos nos site do WRI Brasil e do ITDP Brasil.

BrasilExterior

Seu estado Acre Alagoas Amapá Amazonas Bahia Ceará Distrito Federal Espírito Santo Goiás Maranhão Mato Grosso Mato Grosso do Sul Minas Gerais Pará Paraíba Paraná Pernambuco Piauí Rio de Janeiro Rio Grande do Norte Rio Grande do Sul Rondônia Roraima Santa Catarina São Paulo Sergipe Tocantins

Sua mensagem:

caracteres restantes: 0

Desejo receber a newsletter

Última postagem

Tag