Onde ficam as regiões do brasil

Juliana Bezerra

Professora de História

O Mapa do Brasil mostra a representação geográfica do país reunindo as capitais, estados e cidades que o compõem.

O atual mapa político do Brasil contém 26 estados e o Distrito Federal. Está em vigência desde 1988, quando foi criado o Estado do Tocantins, a partir da divisão do território de Goiás.

Com a Constituição de 88, os territórios de Rondônia, Roraima e Amapá tornaram-se Estados e o arquipélago de Fernando de Noronha foi anexado a Pernambuco.

Mapa político do Brasil com suas regiões em destaque

Mapas das Regiões do Brasil

Região Norte

Com uma área de 3 853 676,948 km², equivalente a 42,27% do território nacional, a região norte é maior do país.

É formada por 7 estados: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Região Nordeste

Com uma área de 1 554 291,607 km², equivalente a 18,27% do território nacional, a região nordeste é formada por 9 estados: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Região Sudeste

Com uma área de 925 511 km², equivalente a 10,85% do território nacional, a região sudeste é a mais populosa do país.

É formada por 4 estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Região Sul

Com uma área de 576.774,310 km², o que corresponde a 6,76% do território brasileiro, a região sul é a menor do país.

É formada 3 estados: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Região Centro-Oeste

Com uma área de 1 606 399.509 km², equivalente a 18,86% do território nacional, a região centro-oeste é a segunda maior do país.

É formada por 3 estados: Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Veja também: Regiões brasileiras

Mapas Temáticos do Brasil

Um mapa do Brasil pode ser representado por diferentes aspectos geográficos, históricos, políticos e demográficos. Assim, os mapas que representam um assunto específico são chamados de mapas temáticos. Por exemplo:

  • O clima e seus fenômenos meteorológicos - mapa climático
  • A cobertura vegetal - mapa de vegetação
  • Os relevos e altitudes - mapa físico
  • Os transportes - (rodovias, ferrovias, rios navegáveis) - mapa dos transportes

Veja o exemplo do Mapa físico do Brasil mostrando seu relevo e as altitudes:

História do Mapa do Brasil

Os limites do futuro território brasileiro foram definidos antes mesmo do descobrimento, em 1494, com a assinatura do Tratado de Tordesilhas, entre Portugal e Espanha.

Tratado de Tordesilhas

Pelo Tratado de Tordesilhas, o domínio lusitano consistia em todas as terras existentes do lado oriental de uma linha imaginária traçada a oeste de Cabo Verde. Por outro lado, a parte ocidental pertencia à Espanha.

A representação do mapa do Brasil obedecendo às definições do acordo foi indicada pelo cartógrafo português Luís Teixeira em 1574.

Primeiros Mapas

A primeira representação gráfica da América portuguesa aparece no mapa de Juan de la Cosa (1460-1510), navegador, cartógrafo e diplomata espanhol.

Ele havia acompanhado Cristóvão Colombo na sua primeira e segunda expedição, em 1492 e 1493, respectivamente.

Voltaria à América na esquadra liderada por Alonso de Ojeda (1466-1516) e ao regressar confecciona um mapa, provavelmente, a pedido dos reis Isabel e Fernando.

O mapa é um dos mais atualizados de sua época e já inclui as terras avistadas por Vasco da Gama e Bartolomeu Dias. Igualmente, traz a América Central e do Sul.

As terras de portuguesas aparecem em azul com a indicação "ilha descoberta por Portugal", o que demonstra que Juan de la Cosa estava familiarizado com a chegada de Pedro Álvares Cabral àquele lugar.

Este mapa se encontra em exposição permanente no Museu Naval, em Madri:

Mapa de Juan de la Cosa: em verde, a América e à direita, Europa e Ásia. Abaixo, no centro, uma ilha pintada de azul que seria a Ilha de Santa Cruz.

As primeiras representações gráficas sobre o Brasil datam de 1502 e foram organizadas pelo comerciante italiano Alberto Cantino.

Cantino era um espião a serviço do duque de Ferrara e comprou o documento enquanto estava em Lisboa. O mapa data provavelmente de 1502 e sua descrição da costa da América Portuguesa já mostra detalhes do litoral.

Não se conhece o autor do mapa, mas ele sabia dos resultados da expedição integrada pelo navegador italiano Américo Vespúcio (1454-1512).

O original deste mapa se encontra na Biblioteca de Módena, na Itália.

Primeiro mapa a representar o território brasileiro por Alberto Cantino

Também foi um italiano, Jerônimo Marini, o primeiro cartógrafo a confeccionar um mapa com a denominação de Brasil, em 1511.

Atlas Português

O Atlas Português também conhecido como Atlas Muller foi confeccionado a pedido do rei Dom Manuel (1569-1521).

Além de representar a costa do futuro Brasil com precisão é ilustrado com as riquezas que o Novo Mundo possuía: madeira, rios, natureza exuberante, indígenas desnudos, animais imaginários e reais.

A América Portuguesa recebia o nome de Terra Brasilis. Atualmente, o documento original se encontra na Biblioteca de Paris.

Desde que os portugueses foram se fixando à terra e colonizando-a, os mapas foram se aprimorando.

No entanto, foram os holandeses que passaram a estudar mais a cartografia da região a partir de 1630. Isso ocorreu em consequência da instalação da Companhia das Índias Ocidentais na região Nordeste.

A cartografia foi usada como base para garantir o domínio português em várias ocasiões da história. Por conta do risco de perder o território, a Coroa portuguesa foi obrigada a investir em estudos cartográficos.

Atlas do Brasil

O primeiro Atlas do Brasil foi confeccionado pelo cartógrafo João Teixeira Albernaz, o Velho, em 1640. As cartas cartográficas demonstram que o domínio do Brasil começava no Rio da Prata, incluía o Uruguai, e terminava na foz do Rio Amazonas.

A publicação trazia em destaque o mapa de várias províncias da América Lusitana como o Rio Grande do Sul e o Uruguai (reivindicado pela Coroa portuguesa).

A busca pelo conhecimento do território e sua representação no papel permaneceu intensa após a assinatura do Tratado de Utrecht, em 1713.

Foi, contudo, em 1729, que o trabalho recebeu ordem prioritária. Nove anos antes, um estudo francês questionava a divisa com a Guiana Francesa e a Coroa portuguesa enviou uma missão jesuítica para detalhar os domínios nacionais.

Os estudos foram concluídos pelo diplomata português Alexandre Gusmão (1695-1753), que elaborou o Mapa das Cortes. Os resultados foram usados para embasar as negociações do Tratado de Madri, em 1750, que definia as áreas de posse portuguesa e espanhola.

Mais detalhes sobre as fronteiras e a divisão interna da colônia portuguesa ficaram a cargo de astrônomos, engenheiros militares, desenhistas e matemáticos.

Dos estudos resultou Carta Geographica de Projeção Espherica da Nova Lusitânia ou América Portuguesa e Estado do Brasil, publicada em 1797.

Leia mais:

Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.

Última postagem

Tag