O que significa o nome mariana

Mariana é um nome que possui três possíveis origens, uma vinda do inglês, proveniente do hebraico, outra vinda do francês, e uma última do latim. Em cada uma dessas histórias, o nome Mariana possui significados diferentes e, por isso, é um nome rico em sentido e quer dizer muitas coisas diferentes que se complementam.

Com essa riqueza de origens, Mariana é um nome que possui significados grandiosos como “senhora soberana cheia de graça”, “mulher pura e graciosa” e “senhorinha pura e soberana”, até significados mais simples, como “a purinha”, o até mesmo “descendente de Mario”, ou “pertencente a Mario”. A seguir, iremos conhecer melhor a história de cada uma das possíveis origens para o nome Mariana.

O nome Mariana possui três histórias que contam a sua possível origem linguística. A primeira delas, remete ao inglês na junção dos nomes Mary e Ann, as versões em inglês dos nomes Maria e Ana. Essa corrente de estudo defende que o nome Mariana é uma variação de Marianne, que é uma junção dos dois nomes citados anteriormente.

A origem em inglês do nome está vinculada ao hebraico, onde o nome Maria significa “senhora soberana”, “vidente” e “pura”. Já o nome Ana vem do hebraico Hannah, que significa “cheia de graça” e, daí vem, então, os significados de “senhora soberana cheia de graça” do nome Mariana.

A origem francesa de Mariana também diz respeito ao nome Marianne, que na língua local é um diminutivo para Marie, a versão francesa de Maria. Como o Marianne francês e o Marianne inglês têm origem no mesmo lugar, e a versão francesa não passa de um diminutivo, ela também carrega o significado de “senhorinha soberana” o “a purinha”.

Para finalizar, a última origem possível para o nome Mariana na língua tem origem no latim. Nessa cultura, ele provém da palavra marianus, que deu origem ao nome Mariano, que por sua vez quer dizer “relativo a Mario”. Dessa forma, nessa origem do nome, Mariana significa “descendente de Mario”, ou até mesmo “pertencente a Mario”.

A numerologia e personalidade do nome Mariana

Na numerologia, o número para o nome Mariana é o número 3. Nomes que carregam esse número costumam ter uma personalidade extrovertida e sociável. Por isso, Mariana é uma pessoa que passa confiança e amor para todas as amizades que conquista ao longo da vida, mas essas características não se estendem somente à vida pessoal. Na vida profissional, Mariana consegue identificar as oportunidades que surgem no seu caminho, e usa seu pensamento rápido para aproveitá-las ao máximo.

Desde bebê, Mariana não é uma criança que dá muita atenção aos bens materiais. Ela reconhece o verdadeiro valor das coisas, e prefere muito mais uma boa companhia ou uma brincadeira mais criativa do que um brinquedo caro e super tecnológico. Devido a isso, desde cedo ela demonstrará gosto por atividades artísticas, como música e teatro, e pode desenvolver não somente uma atividade de lazer nessas formas de arte, como também querer procurar e experimentar trabalhar com elas.

Apesar de ter surgido como a junção de duas versões de nomes em inglês, Mariana é um nome que possui muita conotação bíblica, referindo-se a Ana e Maria, em formas mais modernas do nome.

Na origem hebraica Mariana é o resultado da junção de “Hannah”, que significa “cheia de graça” ou “toda graciosa” e Maria que significa “senhora soberana” ou “cheia de soberania”. Os nomes possuem um significado muito antigo, tendo presença em culturas sânscritas e hebraicas encontradas.

É um nome muito utilizado em diversas línguas de origem árabe, hebraica, latina, germânica e anglo-saxônica. Sendo assim é complicado saber com certeza de que linguagem veio a forma portuguesa de Mariana.

Seja do francês Marianne ou do inglês Marianne, as origens, no final, vêm das mesmas fontes históricas. Se for do francês, Mariana pode trazer ainda uma conotação de diminutivo de Maria como “senhorinha pura”, “senhorinha soberana” ou mesmo “senhora purinha”.

Já no lado do latim, Mariana leva ainda um significado de etimologia trazido do nome Mariano, cujo significado se traduz por “parente de Mario”, “descendente de Mario” ou “filho de Mario”, sendo assim “filha de Mario”.

O que significa o nome mariana

Significado bíblico de Mariana

Aquela que é pura e graciosa, Mariana, possui um significado de desígnio à graça de Deus e a relação de intimidade e caráter honesto, digno e escolhido. Algumas outras interpretações trazem uma conotação mais ligada à “mulher que se eleva” ou que pode ser a “cheia de graça e exaltada”.

A forma junta de Maria e Ana, dentro da Bíblia, nunca aparece, mas ambas nomenclaturas pertencem a personalidades de suma importância. Nem é preciso dizer que Maria é o nome da mãe Santa de Deus Cristo, que aparece durante o Novo Testamento e o Velho. Já Ana era, em passagens do Novo Testamento, uma sacerdotisa e profetiza anciã em um templo de Jerusalém, filha de Fanuel.

Popularidade do nome Mariana

O nome Mariana tornou-se bastante popular e presente dentre os novos batismos no Brasil, a partir dos anos 2010, se apresentando entre os 100 nomes mais utilizados. É um nome muito visado, com sonoridade e significados importantes.

São mais de 143 mil registros oficiais de nomes em maternidades brasileiras, tornando-se, no período de 2010 até os dias atuais, mais de 37% de representatividade entre as meninas brasileiras.

É um nome também presente no mundo dos famosos com celebridades como: Dandara Mariana, Mariana Ferrão e Mariana da Galinha Pintadinha. Mariana também é o nome do município no qual, por negligência da empresa Vale, responsáveis por barramentos de rios na região, uma barragem estourou e devastou moradias e vidas ao longo do curso do rio.

O que significa o nome mariana

Personalidade de quem se chama Mariana

Sempre pessoas muito impulsivas e criativas acima de tudo, pessoas com o nome de Mariana costumam ser tranquilamente independentes tanto social, quanto emocionalmente. O que pode tornar seu temperamento um tanto egoísta.

Apesar da personalidade forte, ainda são generosas e otimistas com os aspectos da vida, fazendo amizades duradouras de forma fácil e natural. Sua presença clara e iluminada na vida das pessoas garante que sua vida pessoal seja movimentada e cercada de pessoas importantes.

Marianas são super comunicadoras, entusiastas e criativas para com as tarefas do dia a dia, utilizando de soluções criativas e diferentes para problemas que desafiam a convivência.

Infelizmente podem surgir alguns problemas de personalidade que podem ser complicados para a educação e criação da criança chamada Mariana e devem ser observados desde pequenas como: superficialidade e materialismo exacerbado, além de exagero para com as relações emocionais.

Variações do Nome Mariana

  • Mariane
  • Marianna
  • Mariano
  • Maryana
  • Maryanna
  • Mari

Levar uma vida voltada às atividades cristãs é ter a certeza de receber frequentes iluminações do Pai.

Significado do nome Mariana

Tradicionalmente este nome está vinculado aos significados ‘aquela que é pura e graciosa‘ e ‘a que obteve a graça através da pureza‘, indicando assim a relação íntima entre um caráter honesto e digno com a graça abençoada que Deus envia para aqueles que Nele confiam sob qualquer circunstância. Existem ainda outras possibilidades de interpretação de Mariana que remetem aos sentidos de ‘a mulher que se eleva‘ ou ‘a que é exaltada com a graça‘, reforçando assim a devoção ao Senhor como a melhor forma de viver.

Não é este o carpinteiro, filho de Maria e irmão de Tiago, José, Judas e Simão? (…) Mc 6:3

Origem do nome Mariana

Mariana é proveniente de um processo de aglutinação que ocorre entre os títulos Maria e Ana, sendo que ambos são etimologicamente derivados do hebraico antigo, a partir das raízes Miriam e Hannah, respectivamente. Outras vertentes ainda apontam a raiz latina Mars como uma de suas prováveis origens, pertencendo assim à mesma linhagem de Marina.

As variações mais comuns deste nome para mulher utilizadas na língua portuguesa são Marianna, Mariane e Marianne, que também está presente em outros idiomas como o francês, o alemão e o holandês.

Mariana na Bíblia

O título Mariana faz referência a dois nomes bíblicos de grande relevância tanto no Antigo quanto no Novo Testamento, Maria e Ana, responsáveis por designar respectivamente, entre outras mulheres, aquela que deu a vida a Jesus Cristo (Mt 1:16) e uma profetisa anciã do templo de Jerusalém, que era filha de Fanuel (Lc 2:36).